Cidade Democrática

Beta

Crie e apoie propostas para uma cidade melhor

Ciclovia nas Avenidas Principais

Proposta

World_municipal São Paulo - SP

Tags: ciclovias, transporte, qualidade de vida, poluição, mobilidade

É frequente a presença de ciclistas em avenidas super movimentadas. Pessoas que optam por um meio de locomoção menos poluente para o meio ambiente, e que estão correndo sérios riscos de acidentes graves, como atropelamento. Acho que seria fundamental para uma cidade como São Paulo, possuir ciclovias em suas avenidas principais.

• Fotos

Comentários [+]

• Deixou um comentário em 21/06/2009 (há translation missing: pt-BR, datetime, distance_in_words, almost_x_years) Comentario

Bom, estamos MUITO juntas nisso! Quero poder andar com a minha bicicleta com segurança! Isso só ajudaria a cidade e eu não cobro nada pelo CO2 que não estiver emitindo, juro!

• Deixou uma ideia em 16/07/2009 (há translation missing: pt-BR, datetime, distance_in_words, almost_x_years) Ideia

Ciclovias na verdade não são tão interessantes, já que simplesmente segragam as bicicletas do restante do trânsito. O grande problema no tratamento das bicicletas são nos cruzamentos o que a ciclovia por si só não resolve.

O Planejamento Cicloviário é o lema que devemos ter. saiba mais:
    http://blog.transporte...

• Deixou um comentário em 14/09/2009 (há mais de 2 anos) Comentario

Camila, não me conformo em ver como são subutilizados os canteiros centrais de algumas avenidas da Capital. Na Salim Farah Maluf e na Tancredo Neves, por exemplo, a Prefeitura poderia criar ciclovias a um custo muito baixo. Enquanto isso, os ciclistas são obrigados a se arriscar no meio dos automóveis e caminhões que trafegam por elas.

• Deixou um comentário em 27/09/2009 (há mais de 2 anos) Comentario

Pensar cicliovia é antes de tudo (e antes mesmo da própria criação física e espacial delas) na integração intermodal de transportes. Sinceramente, acho muito difícil alguém percorrer longas distâncias em São Paulo de bicicleta, principalmente pela forma como a pessoa termina a viagem (cansado, suado).
    Pode parecer besta, mas são aspectos que influenciam muito. Agora a bicicleta é muio útil em viagens de tiro-curto, ligando locais sem transporte público a metrôs e terminais.

• Deixou um comentário em 12/10/2009 (há mais de 2 anos) Comentario

Adoraria poder andar mais de bicicleta, tenho muito medo de fazer isto com o trâsito e o desrespeito pelo ciclista, precisamos de ciclovia com certeza! Apoiadíssimo!

• Deixou um comentário em 14/10/2009 (há mais de 2 anos) Comentario

tenho a mesma opinião que a minha mamãe Paula, acho que seria uma otima oportunidade andar de bicicleta em grandes rodovias, só acho que deve ser pirigoso demais, ja vi na Tv que muitos ciclistas morrem atropelado!

• Deixou um comentário em 19/11/2009 (há mais de 2 anos) Comentario

Camila,
    apoio totalmente a ideia das ciclovias e das ciclofaixas, tanto para transporte quanto para lazer. Aqui na Câmara Municipal apresentei uma emenda ao Orçamento para o recapeamento da pista de serviço do Autódromo de Interlagos para uso de ciclovia. A ideia é que as pessoas utilizem esta pista como ciclovia e aproveitem o autódromo como parque nos finais de semana.

As obras no local estão orçadas em R$ 600 mil, sendo R$ 450 mil liberada pela emenda ao orçamento e outros R$ 150 mil da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação.

• Deixou um comentário em 03/12/2009 (há mais de 2 anos) Comentario

Concordo Camila e parabens pela visão, estive recentemente em 5 paises da Europa em um mochilão e fiquei abismado com a quantidade de ciclovias por lá e de pessoas que as utilizam com segurança e qualidade.É imperioso que se de esta possibilidade as pessoas em SP em todas as principais avenidas que forem planas, principalmente interligando bairros comerciais entre si. Sou Operador de Trânsito e tenho um blog que trata de assuntos pertinentes ao caos que a meu ver esta prestes a ocorer em SP e se quiser dar uma olhada fico grato, vou tentar desenvolver mais os dados destas ciclovias e das politicas empregadas pelos governos destas cidades pra municiar a nossa população com mais conhecimentos sobre isto, o aumento do referencial é a melhor forma de conseguirmos uma homegenização de idéias e por conseguinte solicitações e cobranças tornando possível que isso saia do nosso pensamento se tornando realidade e muito mais. Link do meu blog :

http://porquesaopaulop...

Se gostar e quiser me ajudar a divulgar seu conteudo agradeço , rs

Parabens pela sua visão mais uma vez .

• Deixou um comentário em 07/01/2010 (há mais de 2 anos) Comentario

Gostaria de deixar meu relato para ilustrar um pouco a realidade do ciclismo urbano em SP e quem sabe contribuir com ideias.

Fui ao trabalho de bicicleta durante 20 dias em 2009. Fechadas diárias, desrespeito constante. Os carros nos enxergam como inimigos. Não dão a distância mínima lateral prevista em lei - Código de Trânsito. De quebra, ganhei 2 pontos no supercílio em um acidente - salvo graças ao capacete - sem gravidade. Uma calçada com areia me fez "beijar" o chão ao desviar de um caminhão.

Mas tem o lado muito bom. Não polui. Fazia um percurso de 11km, de bike: 35 minutos sempre, com chuva, sol, podendo estar o trânsito que fosse. De carro: 50 minutos no mínimo. De ônibus: 1h20 no mínimo. Está clara a vantagem da bicicleta.

Outras considerações: vejo com frequencia ciclistas pedalando na contramão, achando que estão fazendo a coisa certa. É um risco muito grande: se você pedala na contramão, os carros que entram na via vão olhar para o sentido do fluxo e não para a contramão, e não vão te ver! Atropelamento na certa. Depois não adianta reclamar. Os pedestres que forem atravessar a via, vão olhar para o lado de onde vem os carros, e se você está pedalando na contramão, pode acabar atropelando o pedestre! Pedalar na contramão é errado! Assim como pedalar na esquerda de vias movimentadas, igualmente muito arriscado.

Também vejo muitos bikers sem capacete...é muita ignorância não usar capacete para pedalar em um trânsito pesado como o de SP...além de ser fora da lei. Se quer ser respeitado, respeite e siga as regras.

Por último, o município sempre teve um Grupo de Trabalho (GT) de Bicicletas para discutir o assunto, mas tal grupo parece estar meio "sumido" ou sofrendo falta de apoio e divulgação. De qualquer maneira é uma luta inglória, já que o mercado só enxerga o crescimento das vendas de milhares de carros novos a mais por ano, congestionando nossas ruas, enquanto o transporte público te deixa 30 minutos igual um idiota no ponto esperando por ônibus que nunca passam.

Acredito que a educação dos motoristas para o respeito à bicicleta demora anos, portanto ciclovias segregadas ainda se mostram como a opção mais segura, já que os motoristas e motociclistas invadiriam ciclofaixas sem a menor cerimônia, ou alguém aí duvida disso?

• Deixou um comentário em 01/02/2010 (há mais de 2 anos) Comentario

Com certeza precisamos de ciclovias em avenidas movimentadas, e seria melhor ainda as ciclofaixas compartilhadas ou não em avenidas de menor movimento! Apoiadíssimo [2]

• Deixou um comentário em 15/05/2010 (há aproximadamente 2 anos) Comentario

Acho que e fundamental para uma cidade como São Paulo, possuir ciclovias em suas avenidas principais. A criação de vias unicas para ciclistas, ligando a cidade Universitaria aos principais meios de transporte, e prinicpais avenidas com pontos de cicloviarios para estacionar ou suporte ao ciclista etc... não representa custo alto a prefeitura. O que falta e vontade Politica.

• Deixou um comentário em 20/06/2010 (há translation missing: pt-BR, datetime, distance_in_words, almost_x_years) Comentario

Prezado Floriano,

Fiz uma proposta concreta baseada em dados historicos, politicos e cientificos que se chama

Ciclofaixas + 367 quilômetros na cidade de SP (vide link abaixo)

http://www.cidadedemoc...

Como estamos tratando do mesmo tema, se puderem avalia-la, comenta-la e se forem de acordo, apoia-la e divulga-la, seria muito util.

Muito Obrigado, e vamos nessa!

• Deixou um comentário em 14/09/2010 (há mais de 1 ano) Comentario

Apóio totalmente. Sobre a questão do ciclismo em São Paulo, acho que é necessário políticas públicas consistentes para que isso se torne uma prática cada vez maior. Não há mais espaço para carros na nossa cidade. Investimento em transporte coletivo e formas alternativas de transporte (especialmente as não poluentes) se faz urgente. Por outro lado, uma das complicações para que tal proposta se viabilize, penso eu, é relativa aos obstáculos físicos, quais sejam, escassez de espaço para implementação de ciclofaixas e o relevo bastante irregular do nosso município. Porém, nada que não se possa superar com boas idéias e políticas de incentivo, tanto educacionais como fiscais.

• Deixou um comentário em 06/11/2010 (há mais de 1 ano) Comentario

Olá, Camila!

Estamos adorando as soluções e propostas sobre ciclovias e mobilidade sustentável! Ambos fazem muito sentido para o movimento que estamos construindo junto com grupos como o Green Mobility para melhorar a mobilidade urbana da Berrini (que hoje está preocupante!)

Tem gente que demora dez, quinze minutos só para sair do estacionamento. A avenida vive travada. Fica essa poluição atmosférica, sonora e visual, um tremendo stress. E se ninguém fizer nada, daqui a pouco trava tudo MESMO, definitivamente.

Entendemos que mobilidade urbana sustentável é a garantia de um ir e vir menos estressante, com maior fluidez, mais saúde e menor pegada ecológica. Esse é o propósito da "Ação Pegada Berrini": construir colaborativamente soluções para melhorar a mobilidade urbana na avenida Luiz Carlos Berrini, que hoje está longe do que seria o desejável.

A Ação Pegada Berrini é mais do que tudo um MOVIMENTO! Vamos reunir os interessados em botar a mão na massa e apontar soluções inovadoras que colaborem para reduzir a pegada ecológica de quem vive ou trabalha na região da Berrini!

Queremos constituir um espaço para troca de ideias em nosso proposta (http://migre.me/1Oq9Z) e o convidamos para deixar inspirações ali!

• Deixou um comentário em 15/02/2011 (há mais de 1 ano) Comentario

Apoiadíssimo.
    Estudo na Cidade Universitária e não vejo por que ainda não foram feitas ciclovias lá dentro e nas imediações, já que muitos estudantes utilizam a bicicleta para ir à faculdade. E não me lembro de ter visto bicicletários lá, também... Inclusive, muitos ciclistas profissionais treinam lá, faria muito sentido ter uma ciclovia.

• Deixou um comentário em 14/03/2011 (há aproximadamente 1 ano) Comentario

vejam também a nova proposta do Eduardo Swaelem sobre a ciclovia da Av. Pirajussara/ Eliseu de almeida: http://www.cidadedemoc...

• Deixou uma ideia em 03/06/2011 (há 12 meses) Ideia

Do meu ponto de vista, não só a respeito desse assunto, eu acho que as mudanças só ocorrem quando a população se movimente. Dessa forma minha ideia é:

Como todos temos que trabalhar com trajes condizentes as nossas posições e a maioria de nós não temos o privilégio de trabalhar com roupa de ciclismo, porque não juntamos grupos que trabalham na mesma redondeza e moram próximo e com isso fretamos uma van que pega-nos, juntamente com as nossas bicicletas, e nos levam para o trabalho. Na volta, pegamos a magrela e voltamos todos juntos, o que minimiza consideravelmente a possibilidade de sermos assaltados, atropelados ou intimidados?

Uma van com uma caçambinha da para levar quase 12 pessoas. Temos 12 carros a menos nas ruas e na volta 13.

Não sei como implantar mas acho que é uma forma de pressionar o governo inclusive. Se nos tornarmos muitos eles, inevitavelmente, terão que fazer alguma coisa.

Se tomarmos conta das ruas, em grupos, não poderão mais nos ignorar.

Proponho este tipo de mobilização porque a anos se sabe o que precisa ser feito, temos mobilizações aos fins de semana mas nada sai do papel.

Pessoal ta na hora de agirmos de maneira mais energética.

Essa é minha idéia

• Deixou um comentário em 08/11/2011 (há 6 meses) Comentario

Numa cidade com tanta gente, e tantas dificuldades no transporte público, as autoridades deveriam valorizar mais qem decide resolver parte de suas necessidades de transporte usando a bicicleta .Criar ciclovias é preciso.

• Deixou um comentário em 08/11/2011 (há 6 meses) Comentario

Numa cidade com tanta gente, e tantos problemas no transporte público, as autoridades deveriam valorizar mais, quem decide resolver parte de suas necessidades de transporte, usando a bicicleta. Criar ciclovias é preciso.

• Deixou um comentário em 08/01/2012 (há 4 meses) Comentario

Camila, creio que na sua proposta, muito boa por sinal, você refere-se a ciclovia como termo geral do modal, que foi multiplicado em CicloFaixa de Lazer, Ciclofaixa Permanente, Ciclorotas... Hoje tambem utilizadas por corredores, patinadores, sk, etc... Que nos Debates do Plano Diretor Estratégico, não encontrando um termo específico, chamava de Pista de Desenvolvimento Sustentável... E precisamos compartilhar para sermos incluídos, sem idéias mirabolantes de fobia aos semáforos para inviabilizar o termo ciclovia, ou enfrentar as ruas com a proteção de caixas de lata, que no caso das avenidas principais, deveriam devolver a 4ª ou 5ª faixa as calçadas, e veículos de propulsão humana e sustentável com a implantação " decente/Moema/CET " CicloFaixa Permanente e Ciclorotas, em uma São Paulo anunciada todos os dias parada no trânsito.

Quem apoia

20

Comentários

67

Apoiam

20

Seguem

• translation missing: pt-BR, datetime, distance_in_words, almost_x_years

Criado

• 4 meses

Última atividade

111 tópicos relacionados

Denuncie Denuncie

Você achou que essa proposta ou algum comentário é inapropriado?
Então comunique-se conosco e faça já sua denúncia para a equipe do cidade democrática! Denunciar

CIDADE DEMOCRÁTICA

É uma plataforma de participação política, onde cidadãos e entidades podem se expressar, se comunicar e gerar mobilização para a construção de uma sociedade cada vez melhor.

Sobre

Participe

ACCEPT_CHARSETISO-8859-1,utf-8;q=0.7,*;q=0.7
USER_AGENTCCBot/1.0 (+http://www.commoncrawl.org/bot.html)
CONNECTIONclose
X_CC_IDccc03-02
PRAGMAno-cache
ACCEPT_LANGUAGEen-us,en;q=0.5
HOSTwww.cidadedemocratica.org.br
CACHE_CONTROLno-cache
ACCEPT_ENCODINGgzip
COOKIE_cidade_democratica_session=058a9cc9be03858206fd6c2c9423f8fa
ACCEPTtext/html,application/xhtml+xml,text/xml;q=0.9,text/plain;q=0.8,image/png,*/*;q=0.5