Cidade Democrática

Beta

Crie e apoie propostas para uma cidade melhor

Jogar lixo no chão é falta de cultura!

Proposta

World_municipal São Paulo - SP

Tags: lixo, limpeza, consciência, saúde

Fazer uma campanha sobre os benefícios que o cuidado com a limpeza da cidade pode trazer comunicando questões como: higiene, limpeza de esgotos que evita enchentes, beleza visual, respeito ao cidadão, etc.

• Fotos

Comentários [+]

• Deixou uma ideia em 10/03/2009 (há aproximadamente 1 ano) Ideia

Porque não usar o próprio espaço das lixeiras para esta campanha?

• Deixou um comentário em 27/03/2009 (há 11 meses) Comentario

Eu já acho que é falta de lata de lixo mesmo...

• Deixou um comentário em 22/04/2009 (há 10 meses) Comentario

Ainda hoje vindo de Campinas de um ônibus na estrada foi atirado uma garrafa pet. Bem, a questão é realmente cultural pois é hábito do brasileiro não cuidar do bem público. Uma campanha é muito importante para estimular a atitude mas melhor ainda seria uma revisão do projeto pedagógico do ensino fundamental público articulado com outras áreas como por exemplo, saúde, segurança, cidadania e insisto também na espiritualidade. Penso que para buscar a eficácia desejada, a meu modo de ver, uma campanha dirigida para a educação básica seria um grande avanço. ( no meu tempo tinha Educação Moral e Cívica )

• Deixou um comentário em 26/04/2009 (há 10 meses) Comentario

As crinças já estão aprendendo onde jogar o lixo, que é no lixo claro. Mas os pais que precisam se educados. Os adultos também tem que se consientizar, um tem que aprender com o outro, começa se educando e depois apredendendo.

• Deixou um comentário em 30/04/2009 (há 10 meses) Comentario

Uma vez vi uma mãe com seu filho (mais ou menos uns 4/5 anos) andando pela rua, vi também que a criança carregava uma garrafinha de água mineiral, quando sem nem pensar a criança largou, soltou a garrafinha na rua. Eu queria ir atrás daquela mãe e perguntar se ela ensina a criança a fazer issu dentro de casa também.

Pais Vamos enscinar boas maneiras aos nossos filhos, assim eles serão uma geração q fazer a diferença!

• Deixou um comentário em 07/07/2009 (há 8 meses) Comentario

Ver pessoas jogarem objetos no chão é uma das coisas que me deixa mais perplexa. O que fico aliviada é ver minha filha jogar o lixo no lixo. E comentar comigo quando alguém faz algo errado. O jeito é recomeçar pela criançada!!

• Deixou um comentário em 24/08/2009 (há 6 meses) Comentario

Quando alguém na rua joga algo no chão, eu corro e chamo "Senhor"ou "senhora" "deixou cair seu papel/garrafa". As pessoas ficam envergonhadas, geralmente funciona. Uma amiga engenheira tratava com limpeza urbana e foi chamada pra ver um entupimento a pedido de um morador e vendedor de água de côco em determinada rua. Adivinhem o que havia no canal entupido? Isso mesmo: centenas de cascas de côco. ELE foi multado. O que vemos em muitas cidades é o medo de chamar a atenção de alguém que joga lixo na rua. Não devemos nos calar, caso contrário teremos sido vencidos. Que fiquem envergonahdos pelo mau exemplo. Pois são os primeiros a reclamar quando das enchentes nas ruas por bueiros entupidos.

• Deixou uma resposta em 11/09/2009 (há 6 meses) Resposta

Fazer campanha só não basta!

Claro que existe o lado educativo da ação e tudo mais, porém a questão da limpeza das ruas é sim uma questão cultural.

Vejamos um microcosmo cultural como exemplo: O Metro Paulistano, dentro das estações o mesmo camarada que jogou o papel de bala na rua ou a bituca de cigarro, não o faz nas estações de metro ou nos trens e porque?

Primeiro: As estações são muito bem asseadas
    Segundo: Existem varios pontos de coleta de lixo
    Terceiro: Ha sempre um funcionario a vista do usuário
    Quarto: Ha sempre alguém limpando

Isto faz parte da cultura imposta pela propria administração do metro, e as pessoas quando acabam jogando algum lixo nelas, se sente envergonhada pois será o unico ponto sujo e por consequencia recolhe o proprio lixo.

Portanto: colocar o lixo em local apropriado é questão cultural e isto pode e deve ser implantado.

Pela administração da cidade,
    que deveria manter as ruas limpas, mas reduz o numero de funcionários para tal.
    que deveria colocar varios pontos de coleta de lixo, porém não o faz
    que deveria fazer a manutenção diaria dos pontos de coleta e não o faz

Pela Secretaria da Educação
    que deveria fazer este tipo de cultura nas escolas e não o faz

Pela população
    que acostumada com não cobrar e também não fazer

• Deixou um comentário em 11/09/2009 (há 6 meses) Comentario

Concordo plenamente com o Mario.

Precisamos começar a nos mexer! Não é só falar, é agir. Agir como a Silvana sugeriu ou como qualquer um achar que deve!

• Deixou uma ideia em 14/09/2009 (há 5 meses) Ideia

Podemos lançar um concurso de fotografia para mostrar para o publico o que está acontecendo cada vez uma garrafa ou papel é jogada no chão - uma exposição nos metros seria bom.

• Cidadão

Deixou uma pergunta em 27/09/2009 (há 5 meses) Pergunta

falta de cultura? meu caro, isso não é. pode ser a não adaptação a uma cultura que se considera suprema e superior, uma cultura civilizadora dos selvagens dos trópicos. o condicionamento dos cidadãos deve ser pelo menos subversivo, ou pragmático, para mostrar os benefícios diretos e de fato úteis. bom, mas a pergunta: como você faria tal campanha?

• Deixou um comentário em 12/10/2009 (há 5 meses) Comentario

Realmente Rô,

Mas eu acho que a campanha não vai melhorar tamto eu acho que é mais a atitute e o bom censso que vai nós modivicar

• Cidadão

Deixou um comentário em 26/10/2009 (há 4 meses) Comentario

se cada um tivese conciencia para saber onde é o lugar do lixo tudo estaria resolvido, e ajudarian de serta forma jundiai se tornar alto sustentavel

• Deixou um comentário em 05/11/2009 (há 4 meses) Comentario

É inacreditável imaginar que existem pessoas que ainda não se convenceram de que jogar lixo no chão é extremamente surreal.

• Cidadã

Deixou um comentário em 10/11/2009 (há 4 meses) Comentario

Poxa, imaginem se jogassemos lixos no chão de nossas próprias casas???? Creio que a situação é a mesma, só que o povo nao pensa nas consequencias de suas atitudes e sim no momento.
    É falta de incentivo do governo tambem, a preocupação com as enchentes, de possiveis problemas gerados pela poluição à cidade deveria ser realmente pelo menos tentado ser resolvido colocando mais latas de lixo pela cidade.
    Porém é uma questao de moral, de cultura e costume que deverá ser extinto com urgencia para o desenvolvimento de nosso pais.

• Cidadã

Deixou um comentário em 26/11/2009 (há 3 meses) Comentario

Jogar lixo no chão ou em qualquer lugar impróprio é de uma falta de educação imensurável! Já perdi as contas de quantas vezes peguei papeizinhos de bala ou outros no chão e coloquei na lixeira sem que tenha sido eu quem jogou. Por mais que não haja uma lata de lixo num raio de 200km, eu não consigo ter a "coragem" que muitos têm para jogar no chão. Mas isso é porque nunca vi meus pais jogarem absolutamente nada também. Para resolver, não basta apenas uma campanha ou mais lixeiras, a questão á baseada na educação do brasileiro(salvo as muitas exceções), que tem - de modo geral - dificuldade em manter o bem público bem cuidado. Nós não temos, infelizmente, a cultura de que diretamente pagamos pelas consequências que cada papelzinho no chão pode trazer...

• Deixou um comentário em 21/12/2009 (há 2 meses) Comentario

Caro Rodrigo, estreando minha participação no Cidade Democrática. Posso estar sendo redundante com meu problema (que acabo de criar aqui no site), mas já estou cansado de ver tantas pessoas jogando suas pontas de cigarros por aí e acredito que é preciso falar sobre o assunto, pois é o mesmo que jogar lixo no chão. Um abraço a todos.

• Deixou um comentário em 03/01/2010 (há 2 meses) Comentario

A quantidade de lata de lixo em jundiai é muito grande. Mas o problema não é esse... Os municipes precisam se conscientizar da importancia de jogar lixo no lixo e quando sair na balada levar dentro do carro uma sacolinha para jogar o lixo. Já presenciei cada coisa na madrugada, desde latinha de cerveja até fraldas descartaveis sendo jogados pela janela do carro. O Poder Publico pode fazer muitas coisas, mas existe coisas que esta alcance de qualquer muniicipe e deve ser feito. A melhor pedagogia é o exemplo, uma ação vale mais do que mil palavras.

• Deixou um comentário em 12/01/2010 (há aproximadamente 1 mês) Comentario

Situação cada vez mais comum: uma barata subindo em mim no ônibus. Adivinhem por quê? http://tartarugamiga.b...

• Deixou uma ideia em 12/01/2010 (há aproximadamente 1 mês) Ideia

Há alguém aqui que mexa legal com programas de computador (arte) e alguém - até posso tentar - pra criar um roteirinho ? Podemos criar uma tirinha, quadrinhos, charge, selo divertido que bote o dedo na moleira, algo que possamos adicionar aos nossos e-mails como assinatura, que possamos postar em blogs, começar a espalhar pela internet, twitter e o escambau?
    Água mole em pedra dura... Quem sabe não é um grão que pode encher o saco, digo, papo e que as pessoas comecemn a fixar a idéia, lembrar no seu dia-a-dia...?^^

• Deixou um comentário em 27/01/2010 (há aproximadamente 1 mês) Comentario

Sem dúvida!

Poucas coisas evidenciam tanto a falta de civilidade quanto jogar lixo no chão e/ou arremessá-lo pra fora do carro.

• Cidadã

Deixou um comentário em 29/01/2010 (há aproximadamente 1 mês) Comentario

Realmente é uma falta de educação e interesse das pessoas em melhorarem suas vidas na cidade, onde é a casa de toda a população.

• Deixou um comentário em 26/02/2010 (há 14 dias) Comentario

Uma vez estava na lotação e vi uma mãe e seu filho dividindo uma caixa bis e jogando todos os papéis pela janela. Indignação é pouco para descrever o que senti. Pena que eu não tive coragem para falar com eles :( Mas o problema, na maioria das vezes, está na falta de educação mesmo. Custava a mãe dar o exemplo e ensinar o correto ao filho?

• Cidadão

Deixou um comentário em 28/02/2010 (há 11 dias) Comentario

A quantas anda a coleta seletiva de lixo na cidade de São Paulo? Alguém tem visto algo nesse sentido?

Quem apoia

Apoie!

Siga!

24

Comentários

46

Apoiam

9

Seguem

• 1 ano

Criado

• 11 dias

Última atividade

21 tópicos relacionados

CIDADE DEMOCRÁTICA

É uma plataforma de participação política, onde cidadãos e entidades podem se expressar, se comunicar e gerar mobilização para a construção de uma sociedade cada vez melhor.

Sobre

Participe