Proposta
Movimento
Que todos votem da melhor forma possível, buscando o máximo de informações sobre os candidatos e sobre o que eles poderão fazer. Para isso:
> Que todos busquem saber se o candidato tem FICHA SUJA (já se envolveu com algum caso de corrupção ou se responde a algum processo na justiça)
> Busquemos saber e anotar quais as promessas deste candidato para depois cobrar.
> Saber se as promessas do candidato estão de acordo com seu programa partidário.
> Conversar com outros eleitores, assistir os debates e entrar em contato com o candidato, perguntando o que ele pretende fazer por sua cidade, região e país.
Há muitas outras sugestões importantes para que a gente vote bem em 2010. Vamos acrescentá-las e construir um "Guia do Eleitor Cidadão 2.0"?
Cidadão
Deixou um comentário
em 04/03/2010 (há 6 meses)
Roubalation, o hit eleitoral 2010: http://bit.ly/9acRvd
""
É bom sempre pensar que vídeos deste tipo facilitam qualquer trabalho de conscientização política.
O bom humor é um poderoso aliado para transformar informação em ação!
um abraço,
henrique
Cidadão
Deixou um comentário
em 09/03/2010 (há 5 meses)
Eu tenho um blog com esse objetivo www.candidatos2010.blo...
Cidadã
Deixou uma pergunta
em 17/03/2010 (há 5 meses)
Concordo plenamente e já questiono, como e quando vamos fazer isso?! Vamos dar idéias aqui e alguém irá compliar? Isso da uma cartilha! A AMARRIBO tem uma cartilha contra corrupção ( http://www.amarribo.or... ). Tenho muitas idéias, algumas oriundas de uma pós em adm pública... Parabéns
Movimento
Deixou uma resposta
em 18/03/2010 (há 5 meses)
Que legal, Eduardo!
Você deve ter grandes contribuições a dar nesse "Guia do Eleitor 2.0"
Ficaríamos muito felizes com suas sigestões aqui e mesmo fazendo link com textos e enquetes em seu blog.
Manoela, seu comentário é perfeito!
Conseguindo boas dicas e a discussão entre as pessoas, podemos não só elencar, mas avaliar quais são as dicas "prioritárias". Daí sim poderemos compilar isso e produzir material impresso.
De nossa parte vamos divulgar. A ideia é conseguir trazer as pessoas para cá, depois disso, cada um participa do seu jeito e dá sua mensagem para colaborarmos!
Cidadã
Deixou uma ideia
em 18/03/2010 (há 5 meses)
Bacana!
Então, minha idéia é que façamos um hall das idéias. Acho importante definirmos algumas datas para que a força não vá se perdendo...
Um tipo de campanha para chamar pessoas ao blog pode ser um tag nos blogs e e-mails aos amigos. Mas sabemos que nem todos terão "paciência" e envolvimento no momento de planejamento. Mas tenhamos nós.
Penso que podemos estruturar um esqueleto e começar a divulgá-lo, e ai sim talvez possamos contar com mais participação.
Eu tenho o meu trabalho que falo do saber público enquanto direito de todos. E saber votar faz parte disso. Posso disponibilizar e pode ser um ponto de partida. Basicamente falo que não temos instrumental para saber o que é votar conscientemente. A consciência pressupõe o saber, e é ai que vejo que a cartilha será uma ferramenta fundamental, inclusive de educação básica.
Posso contatar professores para que nos auxiliem na pedagogia e andragogia da coisa.
Por outro lado, forçaremos o poder público a disponibilizar ferramentas para verificação e educação.
Num sei se tem como mandar arquivos por aqui... mas quem quiser, envio por e-mail.
Conto com a ética de todos!
Abraços, contem comigo!
Movimento
Deixou uma ideia
em 23/03/2010 (há 5 meses)
Segue arquivo que todos nós podemos editar. Podemos adicionar mais dicas!
"10 CUIDADOS PARA UM VOTO CONSCIENTE: http://etherpad.com/a7..."
Cidadã
Deixou um comentário
em 24/03/2010 (há 5 meses)
Penso que nosso desafio é dar dicas objetivas.
Por exemplo: 1. Iniciar uma lista de todos os nomes que ouvir de candidatos futuros e de atuais deputados e senadores entre amigos, no trabalho, na TV e jornais e ir traçando um perfil (tema que se dedica), para depois escolher. 2. Este perfil deve ser guardado como garantia do seu voto, para depois ficar mais fácil cobrar!
Cidadão
Deixou um comentário
em 30/03/2010 (há 5 meses)
Dei meus pitacos lá no http://etherpad.com/a7...
Cidadã
Deixou um comentário
em 11/04/2010 (há 4 meses)
pena ter sido proibida a exebição do vídeo, é muito bom, temos que nos unirmos e fazermos um trabalho junto a população, no tocante a troca e vendde votos por pseudos favores, pois os que ali se encontram , não fazem favor ao cidadão, são pagos para trabalhar e atendende-los, dos nossos impostos saem seus fartosos salários, e quem troca seu voto por quinquinlharia, perde sua cidadania, nada mais tem a reclamar, pois já recebeu antes o que desejava, e com isso prejudica, sua comunidade e a sociedade como um todo.
quando vão procurar aquele que o premiou e não é ouvido e nem recebido, nada tem a reclamar pois seu pagamento já foi feito, o seu voto já foi pago e quem por ele pagou nada mais lhe deve,
Movimento
Deixou um comentário
em 03/05/2010 (há 4 meses)
O Movimento Voto Consciente Brasil (www.votoconsciente.org.br) acaba de apontar um problema:
"Pessoas se esquecem rápido em quem votaram nas Eleições"
http://www.cidadedemoc...
É uma forma de chamarmos atenção para esse hábito e mandarmos um recado de que voto é coisa séria! Vamos votar bem!
Contamos com o apoio de vocês que já estão envolvidos na temática de cidadania aqui no site.
Cidadã
Deixou um comentário
em 07/05/2010 (há 3 meses)
Votar conscientemente é dever de todo cidadão, mas isso infelizmente não acontece... com as eleições se aproximando precisamos conversar com os eleitores e conscientizá-los que os eleitos são representantes do povo. Precisamos também acabar com o pensamento "votar é uma obrigação". É preciso que os cidadãos gostem de votar e façam isso com consciência!!
Os eleitores devem anotar o nome do candidato que votaram e suas propostas, para que possa verificar o cumprimento delas. Essa é uma boa dica.
Cidadão
Deixou um comentário
em 12/05/2010 (há 3 meses)
ESTAMOS EM ANO DE ELEIÇÃO!NESSA ÉPOCA AUMENTA SENSIVELMENTE A PREOCUPAÇÃO DAS PESSOAS COM AS QUESTÕES POLÍTICAS;NO ENTANTO,PASSADAS AS ELEIÇÕES,AS PESSOAS ,SEQUER,SE LEMBRAM EM QUEM VOTARAM!É ISSO QUE PRECISA ACABAR EM NOSSO PAÍS!SOMOS CO-RESPONSÁVEIS COM AQUELES EM QUEM VOTAMOS;NÃO BASTA RECLAMAR DA NOSSA CLASSE DIRIGENTE,TEMOS QUE PARTICIPAR,DE FORMA PROATIVA EM TODAS AS QUESTÕES;MUITO PERTINENTE ESSE ASSUNTO!PARABÉNS!
Movimento
Deixou um comentário
em 27/05/2010 (há 3 meses)
VOTAMOS PRIMEIRO NOS PARTIDOS, DEPOIS NOS CANDIDATOS
Como funciona o quociente eleitoral:
http://www1.folha.uol....
Cidadão
Deixou uma ideia
em 28/05/2010 (há 3 meses)
Já deixei este idéia em outros locais aqui na cidade Democrática.
Tem tudo a ver com o contexto desta proposta.
É só um esboço, sujeito a elaboração e refinamentos progressivos.
Como desenolver o voto consciente?
Isto ó o esboço de uma idéia, a ser elaborada e refinada.
Para efetivamente desenvolver pensamento crítico, Educação tem que ser isenta de paixões/ideologias político/partidárias/religiosas.
Tem uma luta aí que pode durar mais de uma geração.
Enquanto Educação não chega para todos, creio ser possível desenvolver o voto consciente através da arte.
Por exemplo, recrutar Cantrores críticos, mas civilizados, cuja músicas façam pensar e desenvolver Pensamento Crítico. Gabriel o Pensador é um bom exemplo.
Organizar Shows Brasil a fora passando a mensagem, e ingresso alimentos não perecíveis ou agasalhos, ou cobertores.
Envolver Escoteiros do Brasil, controlar entrada receber alimentos e agasalhos e se responsabilizarem para fazer chegar onde precisa.
Cidadão
Deixou um comentário
em 11/06/2010 (há 2 meses)
Eu não quero parecer pessimista, seu eu fosse não estaria comentando esse assunto. Mas é muito difícil votar conscientemente porque todos os candidatos, principalmente, aqueles ao cargo mais alto, não falam exatamente o que pensam.
Isso, porque os candidatos são guiados por pesquisas de opinião, psicologia social, etc, etc, etc.
Mesmo assim, eu acredito que se possa votar conscientemente, para isso é necessário ver os programas dos candidatos, os seus históricos e, o mais difícil, analisar as entrelinhas (o que eles não dizem diretamente).
Cidadão
Deixou um comentário
em 16/06/2010 (há 2 meses)
Entendo e compartilho a ansiedade do Alexandre.
Proponho dois remédios:
1) O primeiro já registrei aqui >>>
http://www.cidadedemoc...
2) O 2o. me ocorreu depois de ler a indignação do Mano Alexandre Cardoso aqui.
Olha o Paradoxo! Como ser um país Democrático onde os partidos não são Democráticos?
Nossos partidos estão funcionando como ferramentas para promoção de personalidades e para perpetuar herança familiar dos caciques políticos.
Me ocorre a solução de o TSE só aceitar candidatos eleitos democráticamente pelo voto secreto em convenção do partido. O partido teria que apresentar o candidato e provar que foi escolhido democraticamente pelos filiados.
Estou amadurecento essa idéia, e qualquer ajuda é bem vinda.
Parece que depois da vitória do ficha limpa, essa é a próxima luta que se apresenta: destronar os caciques políticos. Destronar as oligarquias políticas do Brasil.
Que encara essa luta comigo?
Cidadã
Deixou um comentário
em 28/06/2010 (há 2 meses)
Ed,
Gostei muito da sua idéia com relação à mudança nas regras dos partidos políticos. Com certeza isso demanda muito estudo e discussão.
Que tal você criar uma proposta autônoma e depois mandar o link?
Quero colaborar com essa idéia e com certeza muitos outros também vão.
Cidadão
Deixou um comentário
em 29/06/2010 (há 2 meses)
Tudo bem Liane.
Não consegui passar um email para vc daqui.
Talvez alguma configuração de seu perfil.
Espero que veja esta mensagem então.
De qual idéia vc gostou exatamente vc gostou?
Tenho dado muitas idéias aqui, uma puxando a outra.
Meu e-mail é edgaarcia@gmail.com
Twitter = FaceBook = edgaarcia
Não tenho problemas nem preocupação em divulgar meus dados de contato aqui na Cidade Democrática.
Estou a disposição.
Seja lá qual idéia vc gostou, vamos trabalhar juntos sim.
Obrigado, LL&P
Ed.
Cidadã
Deixou uma ideia
em 13/07/2010 (há aproximadamente 1 mês)
eu estava pensando, será que não dá para organizar um evento (no parque da cidade(?)) em que fosse tipo uma palestra só que mais atrativa e interativa para ensinar um pouco mais as pessoas sobre política, pq por exemplo poucas pessoas tanto da classe média alta ou baixa sabem sobre o que são 3 poderes (execultivo, legislativo, judiciario) e para que eles servem, eu acho que esse é um dos maiores problemas de jundiaí, ninguém se interessa em ir atrás.
Cidadão
Deixou um comentário
em 04/08/2010 (há 29 dias)
Minha cidade (Botucatu, SP) tinha uma fama de venda de votos e esse ano felizmente foi desmentido isso através de pesquisas. Já vejo uma pequena mudança.
Infelizmente a grande maioria da população continua com a idéia de que seu voto não faz a diferença; ainda mais em cargos menos expostos a mídia como deputados estaduais e federais.
Fiquei surpreso na minha sala da faculdade quando o professor de Direito perguntou os nomes dos senadores que representam o estado de São Paulo e ninguem soube responder.
A população só quer votar e depois voltar pra casa e viver a sua vida. Se tiver que ter movimentos, mobilizações; que sejam feito por OUTROS.
Esse será meu primeiro ano como eleitor e espero ser os OUTROS dessa situação.
Parlamentar
Deixou um comentário
em 12/08/2010 (há 21 dias)
Pessoal, esta discussão é muito importante.
Este ano trocaremos 2/3 de nosso Senado, além dos deputados, governadores e presidente.
E o parlamento é o reflexo da sociedade. A qualidade e a aplicação de nossas leis estão intimamente ligadas à qualidade de nossos representantes.
Nosso voto vale muito, vale o futuro do nosso país.
Hoje a internet possibilita que tenhamos acesso a informações de todos os candidatos.
Por isso, antes de escolher é necessário pesquisar, comparar e avaliar. E após as eleições, devemos acompanhar o trabalho de quem elegemos, dando sugestões, fazendo críticas e cobrando.
Cidadão
Deixou um comentário
em 17/08/2010 (há 16 dias)
A campanha política deste primeiro turno das eleições municipais começa pra valer nesta semana celebrando a democracia com o nosso voto. Ao longo dos próximos meses ouviremos muitas propostas e promessas dos candidatos a deputado estadual, governador, deputado federal, senador e presidente. O Brasil irá ter a oportunidade de vivenciar uma campanha política com muitos favoritos, aberta e democrática. Embora ainda tenhamos algumas tentativas de tutelar a consciência do eleitor, homens e mulheres de todas as idades e condições sociais poderão expressar livremente os seus desejos de mudanças através do voto. As propostas formuladas pelos candidatos talvez não venham a ser totalmente compreensíveis, mas é importante identificar o espírito de cada um para com os verdadeiros problemas que nos cercam ou preocupam. Educação, saúde, segurança, mobilidade urbana, cultura, economia, agricultura, meio ambiente, trabalho e renda e gestão pública estarão no centro das grandes discussões da campanha. Infelizmente, o debate de temas tão abrangentes e importantes só nos será possível perceber nos horários eleitorais obrigatórios, nas propagandas e debates levando-nos a sonhar e ter ambições para com o futuro do nosso país muitas vezes sem a necessária profundidade de análise. Se iremos ser os avalistas dos próximos eleitos, dentro das nossas expectativas, é preciso avaliar qual será o candidato que, de forma mais sincera e clara soube ter a visão dos problemas do país e, sobretudo, transmite-nos confiança quanto à capacidade de torná-las realidade. Precisamos entender que numa campanha política muitas são as promessas dentre as quais estão aquelas que serão possíveis, desejáveis e necessárias, mas também nos serão apresentadas propostas e promessas fáceis, ilusórias e mentirosas que tem um único objetivo de distrair o eleitor como se tudo fosse possível ser resolvido num passe de mágica.
Precisamos ser ambiciosos na busca das soluções para os nossos problemas, é verdade, mas esta ambição ou sonho não significa que devemos acreditar em tudo que nos dizem ou prometem. Coerência de idéias, transparências, diálogo, acessibilidade e um currículo de vida que demonstre boa conduta social e financeira é parte imprescindível da avaliação para a escolha. A idéia de democracia passa hoje muito além das eleições ou da alternância de poder, ela necessita ser um código moral que terá como aval o nosso voto. É preciso analisar cada candidato com muito critério, evitando arrependimentos futuros. Penso que há muitas razões para que tenhamos esperança em superar as dificuldades que nosso país enfrenta embora queiram nos fazer acreditar que elas não existam, que vivemos num país onde os problemas não existem e estão todos resolvidos. A verdade é que estas eleições podem mostrar que a nossa sociedade tem a necessária maturidade e consciência dos seus deveres e direitos. Por isto, precisamos nos certificar de que o candidato que iremos escolher venha a exercer o poder não para corromper e ser corrompido, criar seu feudo ou abrigar, a custa do dinheiro público, apadrinhados e facilitações esquecendo de seu mais importante papel. O Brasil está impregnado de políticos sem caráter e este é um dos problemas que podemos resolver através do voto consciente. O Presidente é o Servidor Público Número Um e deverá exercer seu mandato a serviço do cidadão. Neste sentido devemos saber escolher aquele candidato que tenha ou compreenda o valor do diálogo, que exerça o poder congregando as vontades da sociedade de forma permanente para construir um país verdadeiramente digno a todos seus cidadãos. Precisamos escolher aquele o candidato que ofereça transparência, pois hoje, mais do que nunca, este princípio é inerente ao exercício do poder. É preciso destacar também que o voto para os legisladores não tem segundo turno e será decidido no primeiro turno. A composição da Assembléia, da Câmara de Deputados e do Senado é fundamental para que nosso estado e nosso país venha a ser mais digno e verdadeiramente democrático. Precisamos de políticos comprometidos com valores éticos e morais, que tenham a honestidade como princípio de conduta, que apresentem propostas e independência. Através do nosso voto, iremos nos congratular com a democracia que nos traz a esperança, a confiança em nós próprios, pois esta é a primeira condição do nosso sucesso coletivo. A eleição é, em si, a expressão do pensamento e da atitude coletiva. Quando depositarmos nosso voto na urna, não podemos nos arrepender, pois o voto é a expressão da nossa vontade em relação ao nosso futuro e, um dever de cidadania. Não vamos perder esta oportunidade.
33
Comentários
96
Apoiam
28
Seguem
6 meses
Criado
16 dias
Última atividade
Como encinar sobre meio ambiente em escolas
Proposta feita por Beatriz
Problema informado por Diego
Quer votar bem nas Eleições 2010?
Proposta feita por Eilor Marigo
Pessoas se esquecem rápido em quem votaram nas eleições
Problema informado por Movimento Voto Consciente
Mudança de Cultura desde à pré-adolescência.
Proposta feita por Voto Consciente Centralina-MG
Proposta feita por Voto Consciente Jundiaí
Eleições SEM corrupção! Vamos denunciar crimes eleitorais no Eleitor 2010
Proposta feita por Eleitor 2010
Proposta feita por Movimento Voto Consciente
Falta a Lei cidade limpa em Campinas
Problema informado por ESCOLA VIVEIRO
Falta a Lei cidade limpa em Campinas
Problema informado por ESCOLA VIVEIRO
O ser humano como prioridade absoluta para a construção do bem comum
Proposta feita por Leno F. Silva
Vamos restituir o valor da vassoura!
Problema informado por claudio andrade
As bibliotecas e a reforma ortográfica
Proposta feita por Elizabeth S. Mazini
As bibliotecas e a reforma ortográfica
Ensino do Direito nas escolas.
Proposta feita por Direito do Povo do Brasil
Problema informado por Direito do Povo do Brasil
LOM paulista garante que plano de governo do prefeito seja compatível com seu...
Mais de 400 buracos em vias urbanas de Fortaleza-CE causados pelas chuvas.
Problema informado por Augusto Cesar Costa
Voto de cabresto gera subdesenvolvimento econômico da cidade.
Problema informado por Willes de Toledo
ORÇAMENTO: todos devem saber o que é, e como funciona. Entidades precisam pro...
Proposta feita por Thir Adenhauser
Aprovar legislação sobre Plebiscito, Referendo e outras formas de facilitar a...
Proposta feita por DURVAL ORLATO
Contratação de mais 250 guardas municipais e equipamentos para dar mais segur...
Motoristas que não respeitam a sinalização.
Proposta feita por Délio Cerqueira de Carvalho
Aprovar uma emenda na Lei Orgânica do Município para implantação do Programa ...
Proposta feita por Henrique Parra Parra Filho
Todos sem preconceito! Escola pública de qualidade para todos!
Proposta feita por José Vitor Machado
Problema informado por Ivelize Silva
CIDADE DEMOCRÁTICA DEVE SER UM SOFTWARE LIVRE ?
Proposta feita por João Paulo
Problema informado por Profº Marcelo Pilon
Transformar os terminais do SITU em "Pontos de Cultura e cidadania"
Banco de projetos sociais digital
Proposta feita por Fernanda Cristina Moreira
Expansão da área de cobertura do Recicla Cidadão
Proposta feita por Ricardo Thaler Beck
Proposta feita por FLORIANO PESARO
Violação dos direitos das crianças
5% do orçamento para a área de assistência social
Proposta feita por Nikolas Schiozer
Proposta feita por Reinaldo Luz Santos
Casas de Cidadania podem ser um importante instrumento de educação em direito...
Proposta feita por simone de andrade pligher
Reciclagem de Resíduos Sólidos
Proposta feita por Mário Medina
Movimento Observatório do Recife- Cidadania com Atitude
Proposta feita por Mariana Lyra
Implantar o Orçamento Participativo em Jundiaí fazendo reuniões em várias reg...
Proposta feita por Humberto Dantas
Pessoas com deficiência desaparecidas - como encontrá-las?
Problema informado por CLINICA DO TEXTO
Cidade lotada de mendigos importados
Problema informado por Silvana Spina
Proposta feita por Edson
Proposta feita por Rodrigo Dias
Instalar Conselhos Gestores nas Casas de Cultura, como forma de promover a in...
Proposta feita por Luís Carlos Pini Nader
Problema informado por Reginaldo Donizete Alves
Combate ao preconceito contra o Diabético tipo 1
Proposta feita por Athayde Leite de Sá Filho
Aumentar a fiscalização da qualidade da água dos rios de São Sebastião
Proposta feita por Fernando Quintino
Pedestres em risco, falta de respeito as leis de trânsito - Avenida Jundiaí d...
Problema informado por Profº Marcelo Pilon
Proposta feita por Eduardo Escobar
Proposta feita por Eduardo Frosa
FALTA DE PLANEJAMENTO DA SECRETARIA DE TRANSPORTES DO DEPARTAMENTO ESTADUAL D...
Problema informado por Mário Medina
Sustentabilidade, incentivo à leitura e cidadania
Problema informado por BRUNO RESENDE RAMOS
Má qualidade e condições de ensino nas escolas estaduais!
Problema informado por Vanessa de Lima Fernandes Mota
Uso do espaço reservado ao idoso, nos estacionamentos pagos.
Proposta feita por wilson jacintho fernandes
Câmara de vereadores ou Conselho de gestores
Proposta feita por Rodrigo Guimarães Pena
Direito do Consumidor no Ensino Médio
Proposta feita por André Menestrino
Divulgar o Cidade Democrática em Campinas
Proposta feita por Marcus Vinícius da Silva
Ir a audiência pública dia 12/05/2010 as 19h! Assunto: A revisão do Plano Dir...
Proposta feita por Nikolas Schiozer
Proposta feita por Thais Lira
Proposta feita por marcio gentil
Somos socialmente educados para realizar eventos do porte de Olimpíadas ou Co...
Proposta feita por J. THADEU P. COSTA
Problema informado por Dodie
Uso da isenção tarifária de transporte público na cidade de São Paulo
Problema informado por ildeu basilio pereira
Espaço no site da prefeitura para propostas
Proposta feita por Renato Tonini Campelo
Divulgar o "Cidade Democrática"
Jundiaí não tem dono. A cidade é do cidadão jundiaiense. Vamos quebrar com es...
Proposta feita por Profº Marcelo Pilon
Qualquer representante de partido político deveria ter livre acesso aos cader...
Proposta feita por Willes de Toledo
Jovens desinteressados por política
Problema informado por Felipe França Silva
Criar uma Conferência Popular da Juventude em Valinhos
Problema informado por José Santos
Transparência nas verbas de publicidade do município
Proposta feita por Movimento Voto Consciente
Câmara Municipal vazia! (horários impossibilitam participação)
Problema informado por Voto Consciente Jundiaí
Mudança do horário das AUDIÊNCIAS PÚBLICAS para o período noturno
Criação do Balanço Mensal da atuação da Câmara Municipal
Capacitação de conselheiros municipais
Acompanhamento da Câmara Municipal
Debater o Orçamento Municipal nas escolas (com Jogo da Cidadania)
Exigência de Audiência Pública precedendo qualquer suplemento orçamentário ao...
FALTA DE TRANSPORTE PUBLICO NA CIDADE
Problema informado por SUZARA ALVES
Problema informado por Fabiana Possamai De Carlucci
Problema informado por Carlos Alberto Martins de Andrade
Problema informado por Rose Ann
Problema informado por Ronaldo Fernandes Roberto
Matéria Curricular obrigatória do Ensino Brasileiro: Como funciona o Brasil?
Proposta feita por Felipe Rosenberg
Agenda Cidadã - Conselho Municipal da Juventude de Franca - Concurso de projetos
Proposta feita por Rafael Marques da Silveira
Divulgar a retomada das atividades do movimento NOSSA CAMPINAS
Cidadania Ativa no horário eleitoral gratuito
Cidadania Ativa no horário eleitoral gratuito -> CQC
Problema informado por Edson A S Pinheiro
Proposta feita por TINO PEREZ
CONVITE PARA PARTICIPAR DO MOVIMENTO NOSSA CAMPINAS
Proposta feita por Movimento Nossa Campinas
desintersse político dos cidadãos.
Problema informado por Erondina B. de Oliveira Joaneto
Os jovens não tem um espaço para fomentar a discussão sobre cultura local, e ...
Problema informado por Agnes Karoline de Farias
Curso de politicas publicas, GRATUITO.Pelo programa segurança humana.
Proposta feita por Agnes Karoline de Farias
Futebol : limite do público e do privado
Problema informado por Rodrigo Guimarães Pena
ENCONTRO ABERTO PARA FORMAÇÃO DE GRUPOS: MOVIMENTO NOSSA CAMPINAS
Proposta feita por Movimento Nossa Campinas
Problema informado por Leandro Pereira
Apontar UM problema? Tem vários...
Problema informado por maria olivia gozzo carvalho
Incentivo para manter as calçadas bem conservadas
Proposta feita por Alexandre Berbe
Proposta feita por ivone leal pereira
Proposta feita por Dra. Silvana C. R. Baptista
Empresas formadas por aglomerados econômicos instalam-se em cidades pequenas ...
Problema informado por Alexandre Cardoso Garcia Leite
Formação profissional aos 16 anos de idade.
Proposta feita por João Henrique
Recuperação de homens e mulheres acima de 40 anos de idade para o mercado de ...
Diploma de ensino superior em dois anos.
Conhecimento profissional como estratégia de emprego.
Conheça o Radar da Cidade, Cidadania de Verdade!
Proposta feita por Paulo José Canevazzi da Silva (www.radardacidade.com.br)
Criar grupo para DISCUTIR - Região de Capela do Socorro, Interlagos, Grajaú, ...
Proposta feita por Diogo Batista Soares
Proposta feita por Fabricio kc
Permitir que as emissoras educativas transmitam propagandas e que seus progra...
Leitura e cidadania para nossas crianças.
Problema informado por Alexandre Souza Castro
Conscientizar a população sobre o Controle Social do SUS
Proposta feita por sonia maria goes shafa
Regulamentação e adaptações ao PLS 77/2010 e condições ao cadastramento e cer...
Proposta feita por ¡Parla!
A galera de Santo André adora lavar uma calçada com mangueira!
Problema informado por Vinicius Maltarollo
Problema informado por Reinaldo P. Gonçalves
Células cidadãs - Participação horizontal
Proposta feita por Reinaldo Reis
Problema informado por Agnelson Angelis Alves Pereira Barbosa
Proposta feita por Fabiana Gonçalves
Problema informado por Eduardo Morini
Proposta feita por MARCELO CANALE
Lei Cidade Limpa no estado de São Paulo
Proposta feita por Agnelson Angelis Alves Pereira Barbosa
Por PELO MENOS UMA Audiência Pública
Fiscalização dos Planos Diretores Estratégicos
Cota de contratação de Pessoas com Deficiência por parte da Prefeitura de Jun...
Proposta feita por Gabinete Vereador Durval Orlato
Ausência de projetos para jovens
Problema informado por Yara Cavini
PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE JOVENS
Proposta feita por Luiz Antonio Pellegrini Bandini
Proibir a eutanásia de animais em Foz do Iguaçu
Proposta feita por Júlio César Garcia
Proposta feita por Miguel Gusmão Sanches
Proposta feita por Reginato Andre Rezende Moschen
Sugestões para o Cidade Democrática
Sites/ Portais webcidadãos a serem sugeridos ao #Webcidadania
O que é #webcidadania para você?
Distribuição cantada dos jornais FICHA PÚBLICA
Projetos de Legislações para um País Melhor
Jato de água não leva a nada, só a mais gasto de água
Falta de Politicas para a Juventude Negra
Problema informado por Jader Florencio
Falta de Politicas para Anemia Falciforme
Problema informado por Jader Florencio
Fortalecimento do Forum da Juventude Municipal de São Paulo
Proposta feita por Jader Florencio
Proposta feita por Raquel Porangaba
Proposta feita por Bárbara Ramos
Proposta feita por Paulo Marcelino
Divulgar a BOVAP - Bolsa de Valores Políticos
Como fazer o convite para o outro passar a participar de sites webcidadaõs. P...
Voto Consciente em Campinas - Acompanhamento das sessões ordinárias da Câmara...
http://portaldatransparencia.jundiai.sp.gov.br
Proposta feita por José Antonio Parimoschi
2 de Setembro, em Jundiaí, Encontro do Plebiscito do Limite de Propriedade de...
Proposta feita por Paulo R. F. Dutra
Estudante pagar meia entrada, em dinheiro, no transporte "público".
Proposta feita por Gustavo Brant
Audiência Pública sobre a PEC da Juventude
Proposta feita por Luciano Frontelle
Problema informado por Carlos Rodrigo Avilez
Cidade Democrática no blog Tudo em Cima
Proposta feita por André Lux
Proposta feita por Haleck Salamalem Hashid
Proibição de eventos na Praça da Estação
Problema informado por Diego Abner
Redes de governança democrática na cidade
Proposta feita por Cezar Busatto
Secretarias Municipais de Interação Comunitária
Proposta feita por LAURINDO LORENZI 25001
Democracia Direta para instituição de Conselho de Cidadãos - Mecanismo de Con...
Proposta feita por Fernando Di Lascio
Nova Reforma Administrativa no Brasil...
A quem interessa a atual revisão do Plano Diretor de Jundiaí?
Problema informado por André Lux
Proposta feita por Caroline Pinheiro
Acabar com o Instituto da Reeleição em nome do Instituto da RENOVAÇÃO.
Proposta feita por Ed Garcia
Transmissão de sessões da Câmara, Assembleia, Congresso e Senado serem feitas...
Ministros dos Tribunais Superiores e de Contas indicados pelo Poder Executivo...
Problema informado por Ed Garcia
Mulheres, Porque nós não assumimos mais cargos políticos ou privados?
Problema informado por Lili Ho
Maior participação no Conselho de Habitação e Política Urbana de Marília
Proposta feita por Luis Eduardo Diaz
Responder ao partido ou à sociedade?
Proposta feita por jose ronaldo alonso mathias
Problema informado por Eduardo Morini
Faça SUA pergunta para o próximo Presidente! Acesse: www.10perguntas.com.br
Proposta feita por 10 Perguntas
Problema informado por Ezequiel Amaral
Revisão do Plano Diretor de Piracaia
Problema informado por Monica Maria da Luz Frutuoso
Divulgação dos nomes dos Deputados que votaram a favor e contra o relatório f...
Ensino de línguas nas escolas públicas
Proposta feita por Osvaldo
Artes e música nos centros de referência
Proposta feita por Zelber
Aumento de salário para os professores da rede pública
Proposta feita por Rodrigo Bandeira
Educação ambiental nas escolas
Proposta feita por Solange
Transparência no uso das verbas de educação
Proposta feita por Osvaldo
Ter mais bibliotecas itinerantes
Proposta feita por Mário Neto
A questão do trânsito em BH. Os milhares de problemas que o trânsito hoje aca...
Problema informado por patricia faria
Implantação de parques urbanos em áreas degradadas
Proposta feita por ESCOLA VIVEIRO
Implantação de parques urbanos em áreas degradadas
Proposta feita por ESCOLA VIVEIRO
As pessoas ignoram seus direitos legais mais básicos e assim deixam de exerce...
Problema informado por Leo de Moraes
Proposta feita por Juliana Biller
Atenção do poder público às crianças que vivem na rua
Problema informado por Fernando Quintino
Bilhete Único p/ Professores e Alunos do ensino integral (pós-escola)
Acessibilidade em Instituições de Ensino
Problema informado por Mara Gabrilli
Educação como motor do desenvolvimento
Proposta feita por José Antonio Parimoschi
Crianças e adolescentes em situação de risco
Problema informado por Samuel Camêlo
Péssima conservação dos colégios públicos
Problema informado por Francisco Nonato
Proposta feita por Ana Maria A. Melo
Site dos Diretorias de Ensino são horriveis!
Problema informado por Daniel Wilson
Proposta feita por Luis Claudio Galhardi
Problema informado por celia regina da silva
Proposta feita por Alexsandro Jose de Santana
Consumo de alcool por menores.
Problema informado por Rafael Antunes Padilha
Problema informado por Luciano Santa Brígida
TICS como recursos básicos de acessibilidade sociodigital
Proposta feita por CLINICA DO TEXTO
Proposta feita por Leno F. Silva
Educação e família: por uma estrutura que favoreça o acompanhamento escolar p...
Proposta feita por Gislene
mediação escolar com forma de minimizar a violência escolar
Problema informado por Wladimir Duarte
Criação de Centros da Juventude
Proposta feita por Raphael Marquezi Pereira
Fazer campanhas de educação no trânsito em escolas de ensino fundamental e médio
Proposta feita por Wendy Cardoso
Taubaté: uma cidade sem lixeiras
Problema informado por Joca Barretto
incluir no programa escolar a educação em direitos
O MEC deveria adotar ou recomendar livros de interesse individualizado de cad...
Não há conscientização ao "Jovem Motorista".
Problema informado por Felipe Oliveira Pazetto
Educação ambiental, segurança pública e trânsito como temas transversais OBRI...
Proposta feita por Ézio Eustáquio Ferreira
Problema informado por Francisco Hudson de Araújo
TODOS NÓS POR UMA CIDADE MAIS DESENVOLVIDA
Problema informado por NATALINO DAVI DA SILVA
Proposta feita por Silvana Spina
Aulas de Inglês de 1ª a 4ª série
Problema informado por Jaqueline Defendi Rosa
Campanha Nacional de Educação Ambiental...
coleta seletiva nos bairros de bh
Problema informado por Ruze Robelli Vasconcelos Oliveira
Um Teatro Ecológico para São Paulo
Proposta feita por TeatroSilva
Desenvolvemos o Núcleo Nós Podemos PIauí
Problema informado por Conceição de Maria Lopes Freitas
Problema informado por Letícia Cristina
"EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO" disciplina escolar???
Proposta feita por José Francisco Galvão Dias
A importância da consciência cidadã para constituição do Orçamento Participativo
Proposta feita por Priscyla Scuassante
educação fisica na educação basica
Proposta feita por everton da rocha andrade de paula
Proposta feita por Sassá Tamashiro
Problema informado por Suelen Trevizan
Começar a discutir a questão da educação com vídeos nas escolas, com pais e a...
Proposta feita por Vanessa de Lima Fernandes Mota
Proposta feita por Vagner Siqueira
Falta um modelo de escola pública.
Problema informado por Allan Candido
Royalties para Cultura e Educação.
Proposta feita por Daniel Domingues
Valorização das Línguas Indígenas brasileiras
Campos do Jordão:solução na educação,Ministério Público ativo, policiamento d...
Proposta feita por Eduardo Silva
Instituir o Prêmio Jovem Escritor no seu município
Problema informado por maicon nicolino
Mais táxis nas ruas. Uma alternativa para o transporte público em Campinas
MOBILIZAR é PRECISO, CRITICAR não é POSSÍVEL.
Proposta feita por Caroline Pinheiro
Problema informado por osmar guzatti filho
Aumento salarial para professores da rede pública
Proposta feita por Vinícius Müller Duran
Falta de quadra para a realização de EF na E.M. José Gomes Vieira, no Santa Ruth
Problema informado por Gláucia Castro Santos
Uniáo a frente da Administraçáo publica Municipal...
Proposta feita por Vilma Custódio
Uma cidade Separatista Politicamente!!!
Problema informado por Vilma Custódio
Problema informado por Timtim
Ter um projeto similar ao "Clube Escola" em todo país
Ter um "Clube Escola" em todo estado de São Paulo
Deve-se investir mais em educação, começando-se pela básica.
Problema informado por Felipe Rosenberg
O Governo Federal deve investir mais na educação e saúde, do que em outros se...
O Governo Federal deve investir mais na educação e depois na saúde, do que em...
Problema informado por Milton Kanashiro
Poluição Mental - Propagandas educativas
Proposta feita por Marlon Roberto de Brito
Filmes de cunho educativo terem isenção de imposto.
Problema informado por Maria Viviana Oliveira
Enormes problemas de trânsito!!
Problema informado por Camila Sena
Por um Brasil mais Democrático e Sustentável. #movmarina
Proposta feita por Marcelo Estraviz
Proposta feita por Luiz Papadiuk Recio
Obrigatoriedade às pessoas que ocupam cargos políticos de qualquer natureza d...
Proposta feita por Clarissa Magalhães
Como diminuir a quantidade de resíduos em casa?
Proposta feita por @criticarbh
COMO E QUAIS OS MEIOS DE QUALIFICAR A EDUCÃÇÃO PUBLICA?
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM TODAS AS ESCOLAS
Proposta feita por SUZARA ALVES
Proposta feita por Alessandro de Andrade Hendler
A despolitização da população, principalmente dos jovens, é um dos problemas ...
Proposta feita por Felipe França Silva
Sítio Paleontológico de São José
Proposta feita por Thiago Lopes de Freitas
Problema informado por Associação dos Moradores do Parque São Jorge
Maiores Opções de Cursos Universitários em Lins
Problema informado por Hygor Furquim
Espaços públicos de leitura em Jundiaí
Proposta feita por Cineclube Consciência
Escola Estadual Residencial Jundiaí parada por um dia em protesto!
Problema informado por Cynthia Costa
Divulgue o Plano de educação da Cidade de São Paulo e as propostas dele contr...
Uso do Royalties do Petróleo deve ir para educação e saúde
O Governos federal, municipais e estaduais, devem investir mais na educação e...
Uso do Royalties do Pré-Sal deve ir para educação e saúde
Vandaismo nos prédios públicos escolas estaduais da grande São Pauo
Problema informado por Robson Aparecido Espirito Santo
Proposta feita por juliano chagas
NINHO CULTURAL: ESPAÇO DE SOCIALIZAÇÃO ENTRE A COMUNIDADE.
Problema informado por Maria Aparecida Lemos de Souza
Como faço para conseguir um patrocínio para alavancar meu Portal? O que devo ...
Problema informado por Marçal Lourenzoni
Nova lei para proibir tapinhas em filhos. O Estado deveria interfirir o mínim...
Incorporação da formação de condutores de veículos ao ensino médio público.
Proposta feita por Bruno MAssena
A Educação, e sua precariedade.
Proposta feita por Tiago Dias dos Santos
Políticos concientes! População também!
A favor de UPPs na Região Metropolitana do Rio, com desenvolvimento de ações ...
Proposta feita por Felipe Peixoto
Respondendo Pergunta do eleitor Vitor José Teles ( prof.vitor.phs31@bol.co...
Proposta feita por Dr Claudio Miranda
Discussão sobre as eleições nas Escolas.
Proposta feita por Beatriz Barros
VISITAR A Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente - FENASAN
Proposta feita por JOSÉ ANTONIO DE ANGELIS
Ilha do Rodeadouro e Massangano, conhecidos pontos turísticos de Juazeiro e P...
Problema informado por Ricardo Ramos Leite
Programa Solidário dentro de Escolas Públicas
Proposta feita por Thais Lira
Político mau-educado como o meu uncle-in-law (tio em lei) Pedro Alcântara dev...
Problema informado por Ezequiel Redin
Evasão dos jovens por inexistência de Ensino Superior
Problema informado por Ezequiel Redin
Educomunicação: um novo jeito de olhar o outro
Proposta feita por Mariana Lima Pereira
Proposta feita por DARIANE ANGELA DONIN
Universidade Federal em Jundiaí
Problema informado por Pedro Santiago
Problema informado por Bárbara Ramos
Oficinas de Educação de Trânsito
Proposta feita por Bárbara Ramos
EDUCAÇÃO: A porta para um futuro melhor! Apagão de mão de obra qualificada: m...
Proposta feita por Eduardo Reiner
Educação no estado de Minas Gerais
Proposta feita por Celio Moreira da Silva
Problema informado por Douglas Silva
Mais programas culturais, educativos e qualidade de vida para todos.
Problema informado por Ana Paula Pinheiro
Falta acessibilidade às URNAS de Sâo Paulo
Problema informado por Humberto Dantas
Eleições para Reitoria - UNITAU / 2010
Proposta feita por Carlos de Santis
Proposta feita por Cynthia Costa
Proposta feita por Claudio Vieira
Processos contra Candidatos Ficha Suja junto ao Ministério Público
Proposta feita por Manoel Santos
A POLUIÇÃO VISUAL DAS ELEIÇÕES JÁ COMEÇOU. GERSON SARTORI É O PRIMEIRO A "SUJ...
Problema informado por José Eduardo Wood
Problema informado por Mosi
Problema informado por Jab
ELEIÇÕES E DEMOCRACIA REPRESENTATIVA
Problema informado por Jose Ferreira da Silva
Como podemos melhorar a qualidade do serviço de recolhimento de lixo prestado...
Problema informado por Elizabeth S. Mazini
Criar o "Congresso Municipal Popular da Juventude" para discutir os desafios ...
Transformando crianças em cidadãos nas escolas!
Problema informado por Ariel Gricio
Adesão de 1% dos eleitores de Jundiaí ao "Cidade Democrática" = Campanha para...
Criar grupos nos bairros para segurança dos mesmos! Neighborhood Watch = Vi...
Proposta feita por Daniel Wilson
Site informa sobre de serviço de limpeza de bueiros
Acompanhamento das ações dos vereadores
Proposta feita por WILSON DE LUCES FORTES MACHADO
Criar uma Associação dos moradores do Bairro Dona Judith Abreu e Silva e busc...
Proposta feita por Licínio de Sousa e Silva Filho
Participação popular e ações dos órgãos de segurança...
Proposta feita por Dênis Fernando Berni
PROJETOS DE LEI DE INICIATIVA POPULAR - COMO ESCREVER UM?
Problema informado por Fórum da Cidadania de Castilho
Audiência Publica sobre Cultura Quarta-feira dia 14/04/2010 às 19h, na Câmar...
Proposta feita por Marilena Negro
Apoio à Ação Cultural em Araras/SP
Proposta feita por Miguel Tadeu Vicentim
Problema informado por Tamires Corrêa
Lixo na cidade/falta de limpeza urbana.
Problema informado por Conceição Oliveira
impostos embutidos nos preços dos produtos
Proposta feita por Mariângela C. Sutti
Participação insuficiente no Cidade Democrática
Problema informado por Antônio Rosalvo Batista Neto
Criar a Secretaria Municipal da Juventude de Jundiaí
Proposta feita por Cynthia Costa
Proposta radical de transparência municipal
Proposta feita por Laboratório Brasileiro de Cultura Digital
Abono para os deficientes e idosos da LOAS
Proposta feita por ALIANÇA PROMOTORA SOCIAL - APS
Conselho para integração dos conselhos municipais
Proposta feita por Paula Padilha Brandão Vilela
União dos Sites de Participação Popular
Mobilização e Divulgação a Nível Nacional e Estadual
Criar o PROGRAMA CAMINHOS DA CIDADE - Readequação das Calçadas de Jundiaí e o...
Proposta feita por Diretório Central dos Estudantes(DCE - UniAnchieta)
Necessidade de perspectiva crítica adequada para os mecanismos de participaçã...
Proposta feita por Renato de Almeida Prado
Tecnologia da informação como elemento fomentador da comunicação entre cidadã...
Proposta feita por Henrique Palazzo
Proposta feita por Leandro Hoehne
NÃO VOTE EM POLÍTICOS CONIVENTES COM CRUELDADES AOS ANIMAIS!!!
Proposta feita por Luciano Buzatto
Proposta feita por Flávio Donatz
Políticas Públicas de Juventude
Problema informado por Juliano Borges
Uso dos Royalties do petróleo para moradias populares
Proposta feita por Luis Roberto Zanarella Cruz
Proposta feita por Vinicius Sertã
vários garis foram contratados no RJ
Problema informado por Maria Viviana Oliveira
Criação de um grupo politicamente ativo !!!
Proposta feita por DIEGO RAMALHO FREITAS
Acessibilidade em shows, cinema!
Problema informado por Géo
"A despolitização dos jovens é um dos problemas mais óbvios e complexos de no...
Proposta feita por Alexandre Cardoso Garcia Leite
A volta das matérias de O.S.B.P e Educação Moral e Cívica nas Escolas Públicas
Zona Azul em Mongaguá, Apenas 14% fica para a prefeitura.
Problema informado por MarcoMountain
Crianças em area rural com impossibilidade de frequentar aula por falta de tr...
Problema informado por Veronica Rodrigues
ODMs enquanto política pública.
Proposta feita por Fabiane Suel de Borba
Proposta feita por Paulo Sergio Martins
Proposta feita por marizi palacio zola
Proposta feita por Associação dos Moradores do Parque São Jorge
O cristão como agente transformador
Proposta feita por Rui Moura
Voto Consciente em Campo Largo
Proposta feita por Tiago Adame Fonseca
Inserir Mesquita-RJ no Cidade Democrática
Proposta feita por Marisa Moreira
É uma plataforma de participação política, onde cidadãos e entidades podem se expressar, se comunicar e gerar mobilização para a construção de uma sociedade cada vez melhor.
Sobre |
Participe |