Cidade Democrática

Beta

Crie e apoie propostas para uma cidade melhor

Votar conscientemente

Proposta

World_nacional Em todo o país

Tags: eleições, democracia, participação, cidadania, educação, política, atitude, voto, voto consciente, presidente, senadores, deputados, cidadania

Que todos votem da melhor forma possível, buscando o máximo de informações sobre os candidatos e sobre o que eles poderão fazer. Para isso:

> Que todos busquem saber se o candidato tem FICHA SUJA (já se envolveu com algum caso de corrupção ou se responde a algum processo na justiça)
> Busquemos saber e anotar quais as promessas deste candidato para depois cobrar.
> Saber se as promessas do candidato estão de acordo com seu programa partidário.
> Conversar com outros eleitores, assistir os debates e entrar em contato com o candidato, perguntando o que ele pretende fazer por sua cidade, região e país.

Há muitas outras sugestões importantes para que a gente vote bem em 2010. Vamos acrescentá-las e construir um "Guia do Eleitor Cidadão 2.0"?

Comentários [+]

• Deixou um comentário em 04/03/2010 (há 6 meses) Comentario

Roubalation, o hit eleitoral 2010: http://bit.ly/9acRvd

""
    É bom sempre pensar que vídeos deste tipo facilitam qualquer trabalho de conscientização política.

O bom humor é um poderoso aliado para transformar informação em ação!

um abraço,
    henrique

• Deixou um comentário em 08/03/2010 (há 5 meses) Comentario

Henrique, concordo com você!

Toda forma de divulgação que possa construir senso crítico e despertar a cidadania, será sempre muito bem-vindo!

• Deixou um comentário em 09/03/2010 (há 5 meses) Comentario

Eu tenho um blog com esse objetivo www.candidatos2010.blo...

• Deixou uma pergunta em 17/03/2010 (há 5 meses) Pergunta

Concordo plenamente e já questiono, como e quando vamos fazer isso?! Vamos dar idéias aqui e alguém irá compliar? Isso da uma cartilha! A AMARRIBO tem uma cartilha contra corrupção ( http://www.amarribo.or... ). Tenho muitas idéias, algumas oriundas de uma pós em adm pública... Parabéns

• Deixou uma resposta em 18/03/2010 (há 5 meses) Resposta

Que legal, Eduardo!
    Você deve ter grandes contribuições a dar nesse "Guia do Eleitor 2.0"
    Ficaríamos muito felizes com suas sigestões aqui e mesmo fazendo link com textos e enquetes em seu blog.

Manoela, seu comentário é perfeito!
    Conseguindo boas dicas e a discussão entre as pessoas, podemos não só elencar, mas avaliar quais são as dicas "prioritárias". Daí sim poderemos compilar isso e produzir material impresso.

De nossa parte vamos divulgar. A ideia é conseguir trazer as pessoas para cá, depois disso, cada um participa do seu jeito e dá sua mensagem para colaborarmos!

• Deixou uma ideia em 18/03/2010 (há 5 meses) Ideia

Bacana!
    Então, minha idéia é que façamos um hall das idéias. Acho importante definirmos algumas datas para que a força não vá se perdendo...
    Um tipo de campanha para chamar pessoas ao blog pode ser um tag nos blogs e e-mails aos amigos. Mas sabemos que nem todos terão "paciência" e envolvimento no momento de planejamento. Mas tenhamos nós.
    Penso que podemos estruturar um esqueleto e começar a divulgá-lo, e ai sim talvez possamos contar com mais participação.

Eu tenho o meu trabalho que falo do saber público enquanto direito de todos. E saber votar faz parte disso. Posso disponibilizar e pode ser um ponto de partida. Basicamente falo que não temos instrumental para saber o que é votar conscientemente. A consciência pressupõe o saber, e é ai que vejo que a cartilha será uma ferramenta fundamental, inclusive de educação básica.
    Posso contatar professores para que nos auxiliem na pedagogia e andragogia da coisa.
    Por outro lado, forçaremos o poder público a disponibilizar ferramentas para verificação e educação.
    Num sei se tem como mandar arquivos por aqui... mas quem quiser, envio por e-mail.
    Conto com a ética de todos!
    Abraços, contem comigo!

• Deixou uma ideia em 23/03/2010 (há 5 meses) Ideia

Segue arquivo que todos nós podemos editar. Podemos adicionar mais dicas!
    "10 CUIDADOS PARA UM VOTO CONSCIENTE: http://etherpad.com/a7..."

• Deixou um comentário em 24/03/2010 (há 5 meses) Comentario

Penso que nosso desafio é dar dicas objetivas.
    Por exemplo: 1. Iniciar uma lista de todos os nomes que ouvir de candidatos futuros e de atuais deputados e senadores entre amigos, no trabalho, na TV e jornais e ir traçando um perfil (tema que se dedica), para depois escolher. 2. Este perfil deve ser guardado como garantia do seu voto, para depois ficar mais fácil cobrar!

• Deixou um comentário em 24/03/2010 (há 5 meses) Comentario

Ola Henrique nóis aqui da Associação >>A.B.V.R<<, estamos com você nesse apoio e nessa luta,pode contar conosco que estaremos juntos nessa....abraços

Paulinho
    Presidente da Associação >>A.B.V.R<<
    Cruzeiro-SP - Vale do Paraiba

• Deixou um comentário em 30/03/2010 (há 5 meses) Comentario

Dei meus pitacos lá no http://etherpad.com/a7...

• Deixou uma ideia em 11/04/2010 (há 4 meses) Ideia

Procurar apoiar o canditado que acredita- ex: participação ativa na campanha
    Escolher candidatos que pensem mais no bem comum que no bem-estar de pequenos redutos partidários

• Deixou um comentário em 11/04/2010 (há 4 meses) Comentario

pena ter sido proibida a exebição do vídeo, é muito bom, temos que nos unirmos e fazermos um trabalho junto a população, no tocante a troca e vendde votos por pseudos favores, pois os que ali se encontram , não fazem favor ao cidadão, são pagos para trabalhar e atendende-los, dos nossos impostos saem seus fartosos salários, e quem troca seu voto por quinquinlharia, perde sua cidadania, nada mais tem a reclamar, pois já recebeu antes o que desejava, e com isso prejudica, sua comunidade e a sociedade como um todo.
    quando vão procurar aquele que o premiou e não é ouvido e nem recebido, nada tem a reclamar pois seu pagamento já foi feito, o seu voto já foi pago e quem por ele pagou nada mais lhe deve,

• Deixou um comentário em 13/04/2010 (há 4 meses) Comentario

PARABÉNS AO MOVIMENTO... ACREDITO QUE ESTAREMOS MARCANDO O COMEÇO DE UMA NOVA ERA NA POLITICA BRASILEIRA COM ESTE GUIA...

NILO CANDIDO
    TRES LAGOAS - MS

• Deixou um comentário em 23/04/2010 (há 4 meses) Comentario

O projeto ficha limpa é muito interessante e todas as pessoas com o minimo de politização deveriam participar e divulgar. O Brasil precisa aprender a se mobilizar em prol de um pais melhor e contra as barbaries da política brasileira.

• Deixou um comentário em 03/05/2010 (há 4 meses) Comentario

O Movimento Voto Consciente Brasil (www.votoconsciente.org.br) acaba de apontar um problema:

"Pessoas se esquecem rápido em quem votaram nas Eleições"
    http://www.cidadedemoc...

É uma forma de chamarmos atenção para esse hábito e mandarmos um recado de que voto é coisa séria! Vamos votar bem!

Contamos com o apoio de vocês que já estão envolvidos na temática de cidadania aqui no site.

• Deixou um comentário em 07/05/2010 (há 3 meses) Comentario

Votar conscientemente é dever de todo cidadão, mas isso infelizmente não acontece... com as eleições se aproximando precisamos conversar com os eleitores e conscientizá-los que os eleitos são representantes do povo. Precisamos também acabar com o pensamento "votar é uma obrigação". É preciso que os cidadãos gostem de votar e façam isso com consciência!!
    Os eleitores devem anotar o nome do candidato que votaram e suas propostas, para que possa verificar o cumprimento delas. Essa é uma boa dica.

• Deixou um comentário em 12/05/2010 (há 3 meses) Comentario

ESTAMOS EM ANO DE ELEIÇÃO!NESSA ÉPOCA AUMENTA SENSIVELMENTE A PREOCUPAÇÃO DAS PESSOAS COM AS QUESTÕES POLÍTICAS;NO ENTANTO,PASSADAS AS ELEIÇÕES,AS PESSOAS ,SEQUER,SE LEMBRAM EM QUEM VOTARAM!É ISSO QUE PRECISA ACABAR EM NOSSO PAÍS!SOMOS CO-RESPONSÁVEIS COM AQUELES EM QUEM VOTAMOS;NÃO BASTA RECLAMAR DA NOSSA CLASSE DIRIGENTE,TEMOS QUE PARTICIPAR,DE FORMA PROATIVA EM TODAS AS QUESTÕES;MUITO PERTINENTE ESSE ASSUNTO!PARABÉNS!

• Deixou um comentário em 26/05/2010 (há 3 meses) Comentario

DEMOCRACIA é também LIBERDADE DE ESCOLHA BEM INFORMADA.

• Deixou um comentário em 27/05/2010 (há 3 meses) Comentario

VOTAMOS PRIMEIRO NOS PARTIDOS, DEPOIS NOS CANDIDATOS

Como funciona o quociente eleitoral:
    http://www1.folha.uol....

• Deixou um comentário em 28/05/2010 (há 3 meses) Comentario

O link
    "10 cuidados para um voto consciente" deixou de funcionar.

• Deixou uma ideia em 28/05/2010 (há 3 meses) Ideia

Já deixei este idéia em outros locais aqui na cidade Democrática.
    Tem tudo a ver com o contexto desta proposta.

É só um esboço, sujeito a elaboração e refinamentos progressivos.

Como desenolver o voto consciente?
    Isto ó o esboço de uma idéia, a ser elaborada e refinada.

Para efetivamente desenvolver pensamento crítico, Educação tem que ser isenta de paixões/ideologias político/partidárias/religiosas.
    Tem uma luta aí que pode durar mais de uma geração.

Enquanto Educação não chega para todos, creio ser possível desenvolver o voto consciente através da arte.

Por exemplo, recrutar Cantrores críticos, mas civilizados, cuja músicas façam pensar e desenvolver Pensamento Crítico. Gabriel o Pensador é um bom exemplo.

Organizar Shows Brasil a fora passando a mensagem, e ingresso alimentos não perecíveis ou agasalhos, ou cobertores.

Envolver Escoteiros do Brasil, controlar entrada receber alimentos e agasalhos e se responsabilizarem para fazer chegar onde precisa.

• Deixou um comentário em 31/05/2010 (há 3 meses) Comentario

AASPA

Sou pelo voto Consciente.
    Não Releger Ninguém

AASPA

Sou pelo Voto Consciente
    Não Reeleger Ninguem

ELEJA. Não Re-Eleja.
    Quem não fez em 4 anos, por que faria em 6, 6,7,8...

• Deixou um comentário em 02/06/2010 (há 3 meses) Comentario

O link 10 Cuidados para um voto consciente está normalizado!

http://piratepad.net/z...

• Deixou um comentário em 11/06/2010 (há 2 meses) Comentario

Eu não quero parecer pessimista, seu eu fosse não estaria comentando esse assunto. Mas é muito difícil votar conscientemente porque todos os candidatos, principalmente, aqueles ao cargo mais alto, não falam exatamente o que pensam.

Isso, porque os candidatos são guiados por pesquisas de opinião, psicologia social, etc, etc, etc.

Mesmo assim, eu acredito que se possa votar conscientemente, para isso é necessário ver os programas dos candidatos, os seus históricos e, o mais difícil, analisar as entrelinhas (o que eles não dizem diretamente).

• Deixou um comentário em 16/06/2010 (há 2 meses) Comentario

Entendo e compartilho a ansiedade do Alexandre.
    Proponho dois remédios:
    1) O primeiro já registrei aqui >>>
    http://www.cidadedemoc...

2) O 2o. me ocorreu depois de ler a indignação do Mano Alexandre Cardoso aqui.
    Olha o Paradoxo! Como ser um país Democrático onde os partidos não são Democráticos?
    Nossos partidos estão funcionando como ferramentas para promoção de personalidades e para perpetuar herança familiar dos caciques políticos.
    Me ocorre a solução de o TSE só aceitar candidatos eleitos democráticamente pelo voto secreto em convenção do partido. O partido teria que apresentar o candidato e provar que foi escolhido democraticamente pelos filiados.
    Estou amadurecento essa idéia, e qualquer ajuda é bem vinda.
    Parece que depois da vitória do ficha limpa, essa é a próxima luta que se apresenta: destronar os caciques políticos. Destronar as oligarquias políticas do Brasil.
    Que encara essa luta comigo?

• Deixou um comentário em 28/06/2010 (há 2 meses) Comentario

Ed,

Gostei muito da sua idéia com relação à mudança nas regras dos partidos políticos. Com certeza isso demanda muito estudo e discussão.

Que tal você criar uma proposta autônoma e depois mandar o link?

Quero colaborar com essa idéia e com certeza muitos outros também vão.

• Deixou um comentário em 29/06/2010 (há 2 meses) Comentario

Tudo bem Liane.
    Não consegui passar um email para vc daqui.
    Talvez alguma configuração de seu perfil.
    Espero que veja esta mensagem então.
    De qual idéia vc gostou exatamente vc gostou?
    Tenho dado muitas idéias aqui, uma puxando a outra.
    Meu e-mail é edgaarcia@gmail.com
    Twitter = FaceBook = edgaarcia
    Não tenho problemas nem preocupação em divulgar meus dados de contato aqui na Cidade Democrática.
    Estou a disposição.
    Seja lá qual idéia vc gostou, vamos trabalhar juntos sim.

Obrigado, LL&P
    Ed.

• Deixou uma ideia em 13/07/2010 (há aproximadamente 1 mês) Ideia

eu estava pensando, será que não dá para organizar um evento (no parque da cidade(?)) em que fosse tipo uma palestra só que mais atrativa e interativa para ensinar um pouco mais as pessoas sobre política, pq por exemplo poucas pessoas tanto da classe média alta ou baixa sabem sobre o que são 3 poderes (execultivo, legislativo, judiciario) e para que eles servem, eu acho que esse é um dos maiores problemas de jundiaí, ninguém se interessa em ir atrás.

• Deixou um comentário em 04/08/2010 (há 29 dias) Comentario

Minha cidade (Botucatu, SP) tinha uma fama de venda de votos e esse ano felizmente foi desmentido isso através de pesquisas. Já vejo uma pequena mudança.
    Infelizmente a grande maioria da população continua com a idéia de que seu voto não faz a diferença; ainda mais em cargos menos expostos a mídia como deputados estaduais e federais.

Fiquei surpreso na minha sala da faculdade quando o professor de Direito perguntou os nomes dos senadores que representam o estado de São Paulo e ninguem soube responder.
    A população só quer votar e depois voltar pra casa e viver a sua vida. Se tiver que ter movimentos, mobilizações; que sejam feito por OUTROS.

Esse será meu primeiro ano como eleitor e espero ser os OUTROS dessa situação.

• Deixou um comentário em 12/08/2010 (há 21 dias) Comentario

Pessoal, esta discussão é muito importante.
    Este ano trocaremos 2/3 de nosso Senado, além dos deputados, governadores e presidente.
    E o parlamento é o reflexo da sociedade. A qualidade e a aplicação de nossas leis estão intimamente ligadas à qualidade de nossos representantes.
    Nosso voto vale muito, vale o futuro do nosso país.
    Hoje a internet possibilita que tenhamos acesso a informações de todos os candidatos.
    Por isso, antes de escolher é necessário pesquisar, comparar e avaliar. E após as eleições, devemos acompanhar o trabalho de quem elegemos, dando sugestões, fazendo críticas e cobrando.

• Deixou um comentário em 17/08/2010 (há 16 dias) Comentario

A campanha política deste primeiro turno das eleições municipais começa pra valer nesta semana celebrando a democracia com o nosso voto. Ao longo dos próximos meses ouviremos muitas propostas e promessas dos candidatos a deputado estadual, governador, deputado federal, senador e presidente. O Brasil irá ter a oportunidade de vivenciar uma campanha política com muitos favoritos, aberta e democrática. Embora ainda tenhamos algumas tentativas de tutelar a consciência do eleitor, homens e mulheres de todas as idades e condições sociais poderão expressar livremente os seus desejos de mudanças através do voto. As propostas formuladas pelos candidatos talvez não venham a ser totalmente compreensíveis, mas é importante identificar o espírito de cada um para com os verdadeiros problemas que nos cercam ou preocupam. Educação, saúde, segurança, mobilidade urbana, cultura, economia, agricultura, meio ambiente, trabalho e renda e gestão pública estarão no centro das grandes discussões da campanha. Infelizmente, o debate de temas tão abrangentes e importantes só nos será possível perceber nos horários eleitorais obrigatórios, nas propagandas e debates levando-nos a sonhar e ter ambições para com o futuro do nosso país muitas vezes sem a necessária profundidade de análise. Se iremos ser os avalistas dos próximos eleitos, dentro das nossas expectativas, é preciso avaliar qual será o candidato que, de forma mais sincera e clara soube ter a visão dos problemas do país e, sobretudo, transmite-nos confiança quanto à capacidade de torná-las realidade. Precisamos entender que numa campanha política muitas são as promessas dentre as quais estão aquelas que serão possíveis, desejáveis e necessárias, mas também nos serão apresentadas propostas e promessas fáceis, ilusórias e mentirosas que tem um único objetivo de distrair o eleitor como se tudo fosse possível ser resolvido num passe de mágica.
    Precisamos ser ambiciosos na busca das soluções para os nossos problemas, é verdade, mas esta ambição ou sonho não significa que devemos acreditar em tudo que nos dizem ou prometem. Coerência de idéias, transparências, diálogo, acessibilidade e um currículo de vida que demonstre boa conduta social e financeira é parte imprescindível da avaliação para a escolha. A idéia de democracia passa hoje muito além das eleições ou da alternância de poder, ela necessita ser um código moral que terá como aval o nosso voto. É preciso analisar cada candidato com muito critério, evitando arrependimentos futuros. Penso que há muitas razões para que tenhamos esperança em superar as dificuldades que nosso país enfrenta embora queiram nos fazer acreditar que elas não existam, que vivemos num país onde os problemas não existem e estão todos resolvidos. A verdade é que estas eleições podem mostrar que a nossa sociedade tem a necessária maturidade e consciência dos seus deveres e direitos. Por isto, precisamos nos certificar de que o candidato que iremos escolher venha a exercer o poder não para corromper e ser corrompido, criar seu feudo ou abrigar, a custa do dinheiro público, apadrinhados e facilitações esquecendo de seu mais importante papel. O Brasil está impregnado de políticos sem caráter e este é um dos problemas que podemos resolver através do voto consciente. O Presidente é o Servidor Público Número Um e deverá exercer seu mandato a serviço do cidadão. Neste sentido devemos saber escolher aquele candidato que tenha ou compreenda o valor do diálogo, que exerça o poder congregando as vontades da sociedade de forma permanente para construir um país verdadeiramente digno a todos seus cidadãos. Precisamos escolher aquele o candidato que ofereça transparência, pois hoje, mais do que nunca, este princípio é inerente ao exercício do poder. É preciso destacar também que o voto para os legisladores não tem segundo turno e será decidido no primeiro turno. A composição da Assembléia, da Câmara de Deputados e do Senado é fundamental para que nosso estado e nosso país venha a ser mais digno e verdadeiramente democrático. Precisamos de políticos comprometidos com valores éticos e morais, que tenham a honestidade como princípio de conduta, que apresentem propostas e independência. Através do nosso voto, iremos nos congratular com a democracia que nos traz a esperança, a confiança em nós próprios, pois esta é a primeira condição do nosso sucesso coletivo. A eleição é, em si, a expressão do pensamento e da atitude coletiva. Quando depositarmos nosso voto na urna, não podemos nos arrepender, pois o voto é a expressão da nossa vontade em relação ao nosso futuro e, um dever de cidadania. Não vamos perder esta oportunidade.

Quem apoia

33

Comentários

96

Apoiam

28

Seguem

• 6 meses

Criado

• 16 dias

Última atividade

365 tópicos relacionados

CIDADE DEMOCRÁTICA

É uma plataforma de participação política, onde cidadãos e entidades podem se expressar, se comunicar e gerar mobilização para a construção de uma sociedade cada vez melhor.

Sobre

Participe