Cidade Democrática

Beta

Crie e apoie propostas para uma cidade melhor

Redes de governança democrática na cidade

Proposta

World_nacional Em todo o país

Tags: democracia, redes, interação, plataformas interativas, governança

Estou trabalhando na implantação de um projeto de governança democrática na cidade de Santa Maria, RS. Ele tem por objetivo articular e animar redes de cidadãos e servidores públicos que cooperem pelo desenvolvimento de suas comunidades.

O projeto tem três iniciativas complementares. A Santa Maria que Queremos, que está fazendo o planejamento participativo da cidade para os próximos dez anos. O planejamento estratégico do governo local, que está introduzindo a gestão compartilhada por programas e metas e as redes de governança do desenvolvimento local, quer estão territorializando a gestão da cidade com a criação de centros de convivência onde governo e comunidade trabalhem juntas pelo desenvolvimento de seu território.

Temos múltiplos desafios pela frente e sabemos que nosso projeto começará a dar resultados aos poucos, porque estamos tratando de uma mudança na cultura política da cidade. Entre esseas desafios, está o de desenvolver uma plataforma virtual interativa que coloque as novas tecnologias a serviço das pessoas que estão se engajando nesse processo e estimule mais e mais pessoas a se engajarem. Necessitamos uma tecnologia muito acessível para facilitar o envolvimento das pessoas.

Queremos enfim criar uma cidade-rede e gostariamos de receber sugrestões para melhor alcançar nosso objetivo.

• Fotos

Comentários [+]

• Deixou um comentário em 13/02/2010 (há mais de 2 anos) Comentario

Excelente, caro Busatto! Somos muito solidários a esse tipo de iniciativa e gostaríamos de contribuir como for possível.
    Com relação ao fortalecimento do tecido social, no Cidade Democrática, temos uma metodologia desenvolvida e que envolve parceiros do melhor nível. Prometo avisar quando tiver uma chance de ir ao RS e peço que nos avise quando e se tiver disponibilidade para uma conversa de 1h, aqui em São Paulo.
    Boa sorte nessa empreitada e conte conosco!

• Deixou uma resposta em 13/02/2010 (há mais de 2 anos) Resposta

Caro Rodrigo,
    Obrigado pelo estímulo de seu comentário. Gostaria muito de estreitar laços contigo. Acho que seria importante que nos encontrássemos para trocar experiências e aprendizados. Estás sabendo da Conferência Internacional sobre Cidades Inovadoras em Curitiba,de 10 a 13 de março? Recomendo que participes.Podes obter mais informações no site www.cici2010.org.br
    Estarei no Rio de Janeiro no final de março (22 a 26) para o Forum Urbano Mundial promovido pela Unesco e Un-Habitat. Quem sabe possa dar uma passada por SPaulo para nosso encontro. Abs, Cezar

• Deixou um comentário em 13/02/2010 (há mais de 2 anos) Comentario

Que bacana Busatto, adorei a Cidade Democrática, fiquei agradavelmente surpresa com a iniciativa. Acredito que surgirão muitas propostas interessantes.

• Deixou uma resposta em 13/02/2010 (há mais de 2 anos) Resposta

Caríssimo, estarei na CIRS, sim!
    Nós e outros grupos que trabalham com a webcidadania como o Voto Consciente, Adote um Vereador e muitos outros apresentaremos, em uma desconferência o movimento e quero muito te contar sobre isso, saber das novidades e estreitar! Abraços do Rodrigo e até a CIRS!

• Deixou um comentário em 14/02/2010 (há mais de 2 anos) Comentario

Será muito bom nos encontrarmos na CIRS, Rodrigo. Fiquei entusiasmado com o Cidade Democrática.Tenho me dedicado a promover iniciativas que estabeleçam relações mais horizontais e democráticas entre as pessoas na cidade, de modo a estimular a criatividade, o empreendedorismo, a inovação. Uma delas é o Pavilhão da Inovaçao, que está no blog pavilhaodeinovação.wordpress.com . Santa Maria realizou o primeiro Pavilhão de Inovação no início de novembro do ano passado e já se prepara para o segundo, em novembro desse ano. Queremos compartilhar tudo isso com o Cidade Democrática e trocar experiências com outras iniciativas democratizadoras.

• Deixou um comentário em 14/02/2010 (há mais de 2 anos) Comentario

Jandira, li no teu blog a proposta que apresentei para o Cidade Democrática. É a rede funcionando. Espero que esse compartilhamento de experiências possa gerar aprendizado para todos nós. Creio que o Cidade Democrática é uma excelente iniciativa para quem luta por uma democracia forte, na base da sociedade e no cotidiano dos cidadãos, como diz o Augusto de Franco.

• Deixou um comentário em 16/02/2010 (há aproximadamente 2 anos) Comentario

Muito legal, Busatto! Conte sempre com a gente!
    Lá em Curitiba, seria legal se pudéssemos contar com a sua presença na nossa desconferência sore #webcidadania. Já temos confirmados Voto Consciente, Adote um Vereador, Vote na Web e Partido Pirata. Além desses temos conversado com outros 4 ou 5 que têm trabalhos muito bons de webcidadania, que complementam o que é feito por aqui.
    Abraços democráticos do Rodrigo

Caro Rodrigo, obrigado pelo convite. Estarei lá com certeza participando da desconferência #webcidadania. Creio que essa articulação que o Cidade Democratica está possibiitando pode fortalecer muito esse movimento político das pessaos e sociedade civil que sonham e lutam por uma democracia mais verdadeira, mais democrática e que possa aos poucos ajudar a mudar a forma como se faz política hoje em nosso país, que é um anacronismo insuportável e uma vergonha para um povo e um país que se preze. Abraços.

Caro Laurindo, achei teu comentário muito importante e agradeço o apoio e o estímulo de tuas palavras, que me ajudam a seguir nessa boa luta por uma real democracia em nossas cidades e no país. Foi um grande prazer termos ttrabalhado juntos na Prefeitura de Santa Maria e desejo sucesso em tua nova etapa de trabalho e luta. Conto também contigo para fazer acontecer essas iniciativas que tenho procurado desenvolver na cidade, que só terão bons resultados se forem abraçadas por pesssoas como tu, que tem compromisso com uma cidade democrática e sustentável. Vamos continuar compartilhando nossas idéias e experiências, porque assim é que se aprende a ser e fazer melhor. Abraços.

• Deixou um comentário em 08/12/2010 (há mais de 1 ano) Comentario

Parabéns Fernando!
    Tenho a impressão que você já conhece mas tem um trabalho interessante do Fernando Sotero - Gestão Participativa em rede (Revolucionando a Administração Pública).
    Percebo que há um nó aí: O pacto federativo.
    Como estão driblando isso?

Quem apoia

10

Comentários

6

Apoiam

2

Seguem

• mais de 2 anos

Criado

• mais de 1 ano

Última atividade

172 tópicos relacionados

Denuncie Denuncie

Você achou que essa proposta ou algum comentário é inapropriado?
Então comunique-se conosco e faça já sua denúncia para a equipe do cidade democrática! Denunciar

CIDADE DEMOCRÁTICA

É uma plataforma de participação política, onde cidadãos e entidades podem se expressar, se comunicar e gerar mobilização para a construção de uma sociedade cada vez melhor.

Sobre

Participe

ACCEPT_CHARSETISO-8859-1,utf-8;q=0.7,*;q=0.7
USER_AGENTCCBot/1.0 (+http://www.commoncrawl.org/bot.html)
CONNECTIONclose
X_CC_IDccc03-02
PRAGMAno-cache
ACCEPT_LANGUAGEen-us,en;q=0.5
HOSTwww.cidadedemocratica.org.br
CACHE_CONTROLno-cache
ACCEPT_ENCODINGgzip
COOKIE_cidade_democratica_session=058a9cc9be03858206fd6c2c9423f8fa
ACCEPTtext/html,application/xhtml+xml,text/xml;q=0.9,text/plain;q=0.8,image/png,*/*;q=0.5