Cidade Democrática

Beta

Crie e apoie propostas para uma cidade melhor

Arvores, Vamos Plantar!

Proposta

World_municipal São Paulo - SP

Tags: árvores, despoluição ambiental

Vamos criar uma PL obrigando a que todas as casas tenham em frente uma arvore plantada, estudos indicam que 10 arvores limpam o ar de 1 veiculo durante o ano, a prefeitura disponibiliza a muda e o cidadão planta, com educação nas escolas para isto.

• Fotos

Comentários [+]

• Deixou um comentário em 10/09/2009 (há 6 meses) Comentario

Olá Mario, a idéia é ótima, mas vou comentar o que observo pelas ruas, mesmo aqui na Moóca ! Outro dia a Regional resolveu plantar algumas arvóres por aqui , ( R. Serra de Jaire ) foi uma piada ! Um caminhão cheio de homens com ferramentas escavocando a rua inteira , sem o menor critério , só para ter uma ideía abriram um buraco um frente a porta da vizinha e não foi perto da guia , foi em frente a porta dela e queriam plantar uma arvoré ali. A vizinha obrigou o homem a fechar o buraco e colocar perto da guia. Enfim plantaram algumas pobres arvores, que não veem mais nenhum cuidado desde então , apenas foram jogadas no buraco e elas que rezem para chover ! Agora veja o tipo de arvores que colocam embaixo da fiação, ou seja, iram crescer e terão de ser cortadas, pois vão interferir e vão fazer aquela poda ridícula , deixando a arvore aleijada ! Quando não decidem colocar coqueiros na nossa querida mata nativa, como aqueles que a Da. Marta colocou na marginal e agora estão todos comidos pelas largatas, pois são plantas nativas que precisam de cuidados e não aqui na cidade o inimigo natural que come as benditas largatas ! è só vc olhar pela 23 de maio......varios coqueiros já em fase final , pois as largatas comem as folhas e depois entram no miolo dele e acaba com eles......fala se nã´é bem coisa de político. Bem.......tem que se ter critério para tudo.......ver o local , o tipo de arvore, conversar com as pessoas.....!
    A idéia é otima , mas devemos conversar com a regional do local .

• Deixou uma resposta em 10/09/2009 (há 6 meses) Resposta

Cara Acácia

Muito obrigado pelo comentário, não estava sabendo disto e já coloquei no meu blog.

Falando nisso, tenho um blog que acompanha os trabalhos do Vereador A. Miguel, não sou politico ou filiado a algum partido, somente mais um cdadão comum que está com saco cheio do que os politicos fazem e isto se tornou uma ótima ferramenta para cobrar os Funcionários Publicos que pagamos "muito caro" pra fazer as coisas de qualquer jeito.

Seu comentário já mandei pra Administração Regional, pro Vereador A. Miguel e para o Milton Jung da CBN, vamos ver no que dá.

Abraços

Mario Cezar

LEGAL A INICIATIVA, PORÉM JÁ HÁ DISPOSITIVOS LEGAIS PRA ISSO!
    JÁ HÁ LEIS QUE DETERMINAM QUE NO LUGAR DOS POSTES, DEPOIS QUE AS REDES DE ENEGIA, TELEFONE, ETC., SEJAM PLANTADAS ÁRVORES.
    EXEMPLOS DE LEIS MUNICIPAIS SÃO DE NÚMEROS: 13.614/2003 E 14.023/2005.
    PORÉM HÁ A LEI 14.054/2005, ONDE A PREFEITURA COBRA ALUGUEL POR CADA POSTE DOS MUNICIPIO DE SÃO PAULO.
    POIS É, O MUNICIPIO VÊ QUE É MAIS FACIL COBRAR POR PSOTE, DO QUE PRESERVAR A VIDA DE QUEM PAGA IMPOSTO E PRECISA RESPIRAR.
    ASSIM, CREIO QUE SEJA MAIS FACIL FAZERMOS PRESSÃO SOBRE NOSSOS QUERIDOS "EDIS" PARA TOMAREM UMA POSIÇÃO SOBRE O QUE JÁ PODE SER FEITO, AO INVES DE CRIARMOS MAIS UMA LEI QUE COMO ESTAS QUE DEMONSTREI, VIRAM LETRA MORTA.
    ESPERO TER COLABORADO.
    ABRAÇOS.

Caro Fabio Aarujo

Pesquisei a lei 13.614 do municipio na integra e não há mençao sobre arvores na mesma.

LEI Nº 13.614, DE 2 DE JULHO DE 2003

ESTABELECE AS DIRETRIZES PARA A UTILIZAÇÃO DAS VIAS PÚBLICAS MUNICIPAIS, INCLUSIVE DOS RESPECTIVOS SUBSOLO E ESPAÇO AÉREO, E DAS OBRAS DE ARTE DE DOMÍNIO MUNICIPAL, PARA A IMPLANTAÇÃO E INSTALAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE INFRA-ESTRUTURA URBANA DESTINADOS À PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS; DELEGA COMPETÊNCIA AO DEPARTAMENTO DE CONTROLE DE USO DE VIAS PÚBLICAS DA SECRETARIA DE INFRA-ESTRUTURA URBANA PARA OUTORGAR A PERMISSÃO DE USO; DISCIPLINA A EXECUÇÃO DAS OBRAS DELA DECORRENTES, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Também a lei 14.023

LEI Nº 14.023, DE 8 DE JULHO DE 2005

DISPÕE SOBRE A OBRIGATORIEDADE DE TORNAR SUBTERRÂNEO TODO O CABEAMENTO ORA INSTALADO NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

O Que temos é o
    DECRETO Nº 49.978, DE 29 DE AGOSTO DE 2008

REGULAMENTA A LEI Nº 14.676, DE 30 DE JANEIRO DE 2008, QUE DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO CALENDÁRIO ANUAL PARA O PLANTIO DE ÁRVORES NAS VIAS E LOGRADOUROS PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO.

GILBERTO KASSAB, Prefeito do Município de São Paulo, no uso das atribuições que lhe são conferidas por lei, DECRETA:

Art. 1º O plantio de árvores nas vias e logradouros públicos do Município de São Paulo deverá adotar calendário de acordo com as estações do ano, na seguinte conformidade:

I - ser efetuado, preferencialmente, na primavera e verão;

II - se ocorrer no outono e inverno, a irrigação deverá ser obrigatória;

III - a irrigação deverá ser garantida nos plantios efetuados em períodos de veranico.

Parágrafo Único - Para os efeitos deste decreto, entende-se como veranico a estiagem que ocorre em um período mínimo de quatro dias durante a estação chuvosa, em dias de calor intenso e insolação.

Art. 2º O projeto e a implantação de arborização em vias públicas do Município de São Paulo deverão observar a orientação técnica estabelecida pela Portaria Intersecretarial nº 5/02-SMMA-SIS.

Art. 3º Este decreto entrará em vigor na data de sua publicação.

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, aos 29 de agosto de 2008, 455º da fundação de São Paulo.

GILBERTO KASSAB, PREFEITO

EDUARDO JORGE MARTINS ALVES SOBRINHO, Secretário Municipal do Verde e do Meio Ambiente

CLOVIS DE BARROS CARVALHO, Secretário do Governo Municipal

DATA DE PUBLICAÇÃO: 30/08/2008

VC ESTÁ CERTO, PORÉM A LEI 14.023/2005, EM SEU ART. 3º DEIXA CLARO, SENÃO VEJAMOS:

Art. 3º Nos locais onde forem removidos os postes atuais serão plantadas árvores, na forma e condições a serem regulamentadas pelo Poder Executivo.

COMO DISSE, AO MESMO TEMPO QUE HÁ A OBRIGATORIEDADE DE "ATERRAMENTO" DE TODA A FIAÇÃO (LEI 13.614/2003 E 14.023/2005) E SUBSTITUIÇÃO DE POSTES PELO PLANTIO DE ÁRVORES, O MUNICIPIO COBRA ALUGUEL PELOS POSTES, DEIXANDO CLARO QUE É MAIS INTERESSANTE TER POSTES QUE ÁRVORES.
    PIOR AINDA, RECEBENDO ALUGUEL PELOS POSTES, FICA CLARO QUE O QUE MAIS INTERESSA É O DINHEIRO "FACIL" QUE VEM DOS POSTES E NÃO OS PULMÕES DOS MORADORES DESSA CIDADE.
    SEM NOS PROBLEMAS QUE JÁ ASSOLAM A CIDADE PELA FALTA DE COBERTURA VEGETAL, TAIS COMO ENCHENTES, ILHAS DE CALOR, SUPERPOPULAÇÃO DE INSETOS E PRAGAS URBANAS, ETC...
    ESPERO TER COLABORADO.

Realmente Fabio Voce está certissimo, então ainda mais devemos pressionar nossos parlamentares e administradores da cidade para fazer cumprir a lei.

e Ainda se todos apoiarem a ideia que coloquei mais ainda.

Conto com seu apoio e não deixe de visitar meu blog http://adoteiaureliomi...

Estarei postando lá seu comentário

• Cidadã

Deixou um comentário em 24/12/2009 (há 2 meses) Comentario

Ola eu tenho uma duvida e quem sabe vcs possam me ajudar.
    Pra eu plantar arvores preciso de autorização de algum orgão publico?
    Por exemplo eu queria fazer um multirão para plantar arvores no meu bairro, tem uma rua onde de um lado são casas e do outro é calçada e a linha do trem, entre a calçada e a linha do tem poderia ser feito um canteiro com plantas e arvores, mas para eu plantar la teria que pedir autorização? Obrigada a quem puder me ajudar.

• Deixou uma resposta em 24/12/2009 (há 2 meses) Resposta

Cara Priscila:

Cada Cidadão é responsável pela sua calçada, isto está na constituição do municipio, ou seja que para que voce plante uma arvore na frente de uma casa que não seja a sua, você precisa de autorização do proprietário.

• Cidadã

Deixou um comentário em 25/12/2009 (há 2 meses) Comentario

Obrigada pela resposta, então se eu quiser plantar onde não tem casas como entre a linha do trem e a calçada, não preciso de autorização alguma. ^^

• Deixou um comentário em 12/02/2010 (há 27 dias) Comentario

A Escola Viveiro em parceria com a Carbondown realiza plantios comunitários de alto impacto. Tudo com critério técnico e social para que os benefícios sejam realmente verificados. Estamos a disposição para plantios na Grande São Paulo e RMC.

• Deixou um comentário em 12/02/2010 (há 27 dias) Comentario

A Escola Viveiro em parceria com a Carbondown realiza plantios com alto impacto na comunidade. Tudo licenciado e monitorado para que os benefícios sejam realmente verificados.
    Estamos a disposição para plantios na grande SP e RMC.

Quem apoia

Apoie!

Siga!

11

Comentários

12

Apoiam

6

Seguem

• 6 meses

Criado

• 27 dias

Última atividade

4 tópicos relacionados

CIDADE DEMOCRÁTICA

É uma plataforma de participação política, onde cidadãos e entidades podem se expressar, se comunicar e gerar mobilização para a construção de uma sociedade cada vez melhor.

Sobre

Participe