Cidade Democrática

Beta

Crie e apoie propostas para uma cidade melhor

Falta de ciclovias

Problema

World_municipal Jundiaí - SP

Tags: bicicleta, bicicletada, ciclovias, meio ambiente, mobilidade, @votojundiai, #AgendaCidadã

Cidadão

É necessária a construção de ciclovias em nossa cidade para incentivar o uso da bicicleta não só como meio de lazer quanto de transporte, afim de melhorar a qualidade de vida de nossos cidadãos e de não poluir o ar que todos nós respiramos.
Também é um meio de diminuir o trânsito em nossas ruas!

Comentários [+]

• Deixou um comentário em 04/08/2009 (há translation missing: pt-BR, datetime, distance_in_words, almost_x_years) Comentario

É um grande problema de nossa cidade!

Temos grandes avenidas planas (Ferroviários, 14 de Dezembro, Frederico Ozanan) além de outras que possibilitam ciclovias.

Pelo mérito deve ser resolvido pelos 'Gestores Públicos'

• Deixou uma ideia em 09/08/2009 (há translation missing: pt-BR, datetime, distance_in_words, almost_x_years) Ideia

Vocês conhecem o site www.bicyclebenefits.org? Vale a pena.

• Deixou um comentário em 13/08/2009 (há translation missing: pt-BR, datetime, distance_in_words, almost_x_years) Comentario

A Secretaria de Transportes de Jundiaí já tem estudos e projetos para ciclovias em toda a cidade. Por que não coloca em prática?

• Deixou um comentário em 23/08/2009 (há mais de 2 anos) Comentario

TODA ÚLTIMA SEXTA-FEIRA DO MÊS:

Bicicletada na 9 de Julho!

http://bicicletadajund...

Atraves de uma solicitação do Executivo criou-se o Projeto Nova 9 de Julho. Onde será restruturada e contemplada com duas pistas de ciclovia em sentidos contrarios. Após a conclusão da obra vai ser defenida outros pontos de Jundiai que vai ser construida pista de ciclovia. Uma ciclovia muito boa é que liga Eloy Chaves com Parque dos Ipes, foi um projeto piloto que deu certo e vai servir de modelo para resto da cidade.

Estou ciente do novo projeto da Av. 9 de Julho, porém falta um projeto de interligação desta ciclovia com outras para não virar somente uma ciclovia de passeio e lazer, já que precisamos delas para utilizar a bicicleta como meio de TRANSPORTE.

A Bicicletada Jundiaí se manifesta com o intuito de reivindicar os direitos do ciclista! Ocorre todo último domingo do mês!
    Mais informações: www.bicicletadajundiaí...

Participem

Concordo com o Luiz que a questão principal não é construir algumas ciclovias isoladas apenas para lazer. Se queremos viabilizar o uso da bicicleta como meio de transporte urbano, precisamos de um plano para a cidade toda. Não basta uma promessa vaga de que o sistema crescerá aos poucos. A obrigação do executivo é apresentar um plano para um sistema cicloviário completo, incluindo uma estratégia de implantação! Sem um plano global, qualquer obra é esmola.
    E que esse plano não seja elaborado como o projeto da 9 de Julho, que foi apresentado pronto sem nenhum debate com a população.

• Deixou um comentário em 31/08/2009 (há mais de 2 anos) Comentario

Ciclofaixa é teste para bicicleta ganhar espaço no trânsito de SP:

http://g1.globo.com/No...

• Deixou uma pergunta em 31/08/2009 (há mais de 2 anos) Pergunta

Que legal, Cleber!
    É uma ótima idéia e de aplicação baratíssima, né?

Luiz, o pessoal da Bicicletada já está sabendo dessa discussão?
    Use o "Divulgue por email"

• Deixou um comentário em 02/09/2009 (há mais de 2 anos) Comentario

Vocês viram essa notícia no Bom Dia de 30/08/09?
    http://www.redebomdia....
    Me parece uma boa promessa, não? Seria bom saber a previsão para conclusão disso tudo!
    De qualquer forma, acho que o mais importante seria a discussão de um Plano Cicloviário completo para toda a cidade. Senão, continuaremos com retalhos de ciclovias que só servem para o lazer, mas não para transporte...

• Deixou uma resposta em 03/09/2009 (há mais de 2 anos) Resposta

Vi graças a você!
    Já está no nosso blog, com o seguinte marcador:

FÓRUM DE PROMESSAS

http://votoconsciente-...

• Deixou um comentário em 05/09/2009 (há mais de 2 anos) Comentario

Legal Luiz Ballas. Vou cobra isso do prefeito também, pois é uma reivindicação antiga de parte da sociedade jundiaiense. Também é necessário que outras entidades ligadas ao meio ambiente e esportes façam o mesmo. No cooperativismo existe um slogam: "Sozinho pouco posso, juntos poderemos muito". Vamos nessa.

• Deixou um comentário em 07/09/2009 (há mais de 2 anos) Comentario

Concordo plenamente. A criação de ciclovias ajudaria a combater muitos problemas: trânsito, caos urbano e sedentarismo.
    Hoje vivemos em um sistema que temos pouco tempo para praticar atividades físicas essenciais para uma melhor qualidade de vida. Estudos comprovam que o sedentarismo é um dos principais fatores que geram estresse, obesidade e doenças psíquicas como depressão e ansiedade.
    A criação de ciclovias é uma alternativa ideal, inclusive para incentivar as futuras gerações a ter uma melhor qualidade de vida.

• Deixou um comentário em 07/09/2009 (há mais de 2 anos) Comentario

Apoio completamente a iniciativa, utilizo diariamente a bicicleta como meio de transporte, e no lazer, e acredito que Jundiai possui muitras pessoas com o mesmo pensamento que eu, uma vez que o relevo da cidade é acidentado, e mesmo assim continuamos a ter um grupo bastante representativo de ciclistas

• Deixou uma ideia em 08/09/2009 (há mais de 2 anos) Ideia

Acompanhei a sessão ordinária de hoje (08/09/09), na qual o Vereador Zé Dias se mostrou preocupado com a questão das ciclovias e do uso de bicicletas em Jundiaí. Disse que apoia a construção delas na cidade, pois, assim, ajudaria a diminuir o fluxo dos carros.
    Nesse sentido, acho muito importante a participação do vereador aqui neste site, para planejarmos juntos quais as melhores maneiras e possibilidades para efetivarmos a resolução deste problema.

Portanto, mandei um e-mail ao vereador com praticamente as mesmas palavras que coloquei aqui, reforçando a importância de sua participação.

• Deixou um comentário em 08/09/2009 (há mais de 2 anos) Comentario

Também há muito o que ser feito em "conjunto" das ciclovias, como um trabalho de concientização dos motoristas e cidadãos, através até mesmo de ciclistas voluntários, para falar sobre a importância do uso e do respeito para/com os ciclistas, o que é muito importante, já que, mesmo com a construção de ciclovias, os ciclistas deverão, em alguns momentos, enfrentar o trânsito (não é possível haver ciclovias em todas as ruas), tendo contato com os motoristas, que, seria humano, que todos agissem com respeito, um com os outros.

Também há pequenas "obras" que podem ser feitas a curto prazo, como a implantação de BICICLETÁRIOS em pontos estratégicos de Jundiaí.

DEVEMOS SAIR DO CICLO VENENOSO DO INDIVIDUALISMO MOTORIZADO, PARA CONSTRUIRMOS UMA SOCIEDADE MAIS SAUDÁVEL E HUMANA.

• Deixou um comentário em 17/09/2009 (há mais de 2 anos) Comentario

Mandei um e-mail ao vereador Julião (que é o presidente da câmara de Transportes e Trânsito) se existe algum projeto de implementação de novas ciclovias na cidade. Agora é esperar que ele responda ao meu e-mail.

• Deixou um comentário em 22/09/2009 (há mais de 2 anos) Comentario

Confiram o blog: http://adotejuliao.blo... para ver a opinião do vereador Julião sobre ciclovias. Parece que há um projeto da prefeitura de criação de ciclovias na Ponte São João.

• Deixou uma ideia em 24/09/2009 (há mais de 2 anos) Ideia

NESSE SÁBADO, 6ª bicicletada!

Dia: 26/09/09
    Horário: concentração a partir das 15h30/ saída às 16h
    Local: Av. 9 de Julho (embaixo do viaduto)

O PERCURSO SERÁ A AV. 9 DE JULHO

Pedale, Participe e Divulgue!

fonte: blog da bicicletada (http://bicicletadajund...)

• Deixou um comentário em 24/09/2009 (há mais de 2 anos) Comentario

endereço correto do blog:

• Deixou um comentário em 24/09/2009 (há mais de 2 anos) Comentario

Sobre a resposta do Veredor Julião sobre as ciclovias...
    Já pesquisei sobre isso em outras cidades e as pessoas são unânimes. Tem que se fazer o projeto e pegar a cidade como um todo para que não seja disperdiçado nosso dinheiro com ciclovias que não possam ser utilizadas como transporte e apenas para lazer.
    Não sei de que forma isso está sendo projetado em Jundiaí mas segue aí a sugestão pro Nikolas, pergunte sobre isso para o Julião.

• Deixou um comentário em 26/09/2009 (há mais de 2 anos) Comentario

Total apoio ao comentário da Valéria. Acredito que nossa maior urgência seja um plano cicloviário para a cidade toda! Claro que queremos ações concretas também, e o mais rapidamente possível. Mas sem planejamento vamos ficar permanentemente sob o risco de criar ciclovias inúteis, que não servem às necessidades da população, que mais atrapalham do que ajudam. Podemos até criar resistências ao uso de bicicletas, ao invés de estimulá-lo!

Quando o vereador Julião diz que há "uma preocupação" do poder público com as ciclovias, o que isso quer dizer? Quando se trata do poder público, uma "preocupação" só existe realmente quando se transforma em projetos, políticas públicas e debates públicos! Cadê tudo isso? Cadê a preocupação?

• Deixou uma ideia em 27/09/2009 (há mais de 2 anos) Ideia

Concerteza é necessário um plano cicloviário para Jundiaí, mas que liguem pontos da cidade como um todo!
    E falando justamente sobre essa discussão com alguns membros da Bicicletada Jundiaí (www.bicicletadajundiai...), surgiu a idéia de nos juntarmos para fazermos um projeto com um plano cicloviário que abranja toda a cidade, e, assim, onde possamos colocar no projeto as verdadeiras necessidades e (quem sabe, futuras) soluções que os ciclistas precisam ter em nossas ruas para que a bicicleta seja utilizada como um meio de transporte!
    O que acham? Aguém se interessa a participar na realização do plano cicloviário?

• Deixou uma resposta em 27/09/2009 (há mais de 2 anos) Resposta

Eu topo!
    Só me avise quando e onde!

• Deixou um comentário em 28/09/2009 (há mais de 2 anos) Comentario

Também topo! Acho que esse é o caminho. Vamos pensar numa data e local para começar!

• Deixou uma ideia em 28/09/2009 (há mais de 2 anos) Ideia

Para nosso planejamento cicloviário:

http://blog.transporte...

Algumas dicas importantes!!

• Deixou um comentário em 29/09/2009 (há mais de 2 anos) Comentario

Henrique, muito legal as dicas e o vídeo!
    Vou procurar agora alguns projetos cicloviários disponíveis na Internet para podermos ter uma base na hora de montarmos um projeto!

• Deixou um comentário em 04/10/2009 (há mais de 2 anos) Comentario

Luiz, me cadastrei aqui no Cidade, e também apoio a ideia de nos reunirmos para pensarmos num projeto. Podemos fazer um apanhado de informações, como você mesmo disse, disponíveis até pela internet, e depois nos reunirmos com estas informações para discutirmos a viabilidade dos meios.

• Deixou um comentário em 08/10/2009 (há mais de 2 anos) Comentario

Fechar aos domingos trecho da Av. União dos Ferroviários. Fiz um pedido à Prefeitura e estou passando há alguns dias um abaixo-assinado para coletar apoios. O trecho reservado aos pedestres e ciclistas seria: Da altura do antigo Frigorífico Guapeva / divisa com o Hipermercados Extra na Av. União dos Ferroviários até a Praça Alcides Lisboa (na mesma avenida) que fica próximo aos fundos da Liberato Veículos. Pode contar comigo nesta luta. Agora vamos ver a previsão no orçamento 2010 como está para as obras de CICLOVIAS.

• Deixou uma ideia em 09/10/2009 (há mais de 2 anos) Ideia

Essa proposta faz parte da "AGENDA CIDADÃ" lançada por vários movimentos jundiaienses ontem, na Câmara!
    Veja a AGENDA: http://cidadedemocrati...

Agora é esperar e cobrar as respostas da Prefeitura e dos secretários, da Câmara e dos vereadores e do Deputado Pedro Bigardi.
    Apoiem!

• Deixou um comentário em 09/10/2009 (há mais de 2 anos) Comentario

Então Durval, fechar a Av. Ferroviários aos domingos serviria somente como um meio de lazer.
    O que estamos debatendo e trocando idéias é sobre a construção de ciclovias (e sobre montar um projeto cicloviário que englobe Jundiaí como um todo) e a implantação de projetos e atividades que incentivem o uso da bicicleta, principalmente como meio de transporte. Acho que ao invés de colher assinaturas para fechar a Av. Ferroviários, deveria haver um abaixo-assinado para a construção de ciclovias, que seria mais útil...

• Deixou um comentário em 09/10/2009 (há mais de 2 anos) Comentario

CICLOVIA SIM! Precisamos de quilometros delas. E bicicletários também. MAS NÃO SOBRE o CÓRREGO DO MATO, como pretende o projeto "paisagísitico" da prefeitura.

• Deixou uma resposta em 10/10/2009 (há mais de 2 anos) Resposta

Ciclovias sempre são bem-vindas. Mas a realidade não permite romantismo. O relevo de Jundiaí é muito acidentado, diferente das cidades mais para o interior. A bicicleta seria usada por uma pequena parcela da pop. que tem seus compromissos perto de casa ou pelos menos afortunados.

• Deixou um comentário em 10/10/2009 (há mais de 2 anos) Comentario

O relevo acidentado de Jundiaí não é um problema tão grande quanto pode parecer. Basta ver que as maiores avenidas da cidade seguem o curso dos rios, e por isso são planas em toda sua extensão. É justamente acompanhando essas avenidas que as ciclovias podem (e devem) ser construídas. Mesmo hoje, sem ciclovias, muitos que moram em Campo Limpo e trabalham em Jundiaí, por exemplo, vêm trabalhar de bicicleta, seguindo pela Frederico Ozanan ao longo do Rio Jundiaí. A Av dos Ferroviários também é plana e muitos ciclistas a utilizam para ir e voltar do trabalho.

• Deixou um comentário em 10/10/2009 (há mais de 2 anos) Comentario

Ok Luiz Ballas, tens razão, um projeto mais amplo é para incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte - e não apenas como lazer - mas há aqueles(as) que desejam utiliza-la para prática de esporte ou passear apenas. É por isso que estou passando o abaixo-assinado, por uma questão específica e pelo fato de alguns usuários me pedirem isso. Quanto as ciclovias, estou verificando no PPA e no Orçamento 2010, se o Prefeito está pensando nisso ou não!!! Em breve retorno com informações.

• Deixou um comentário em 11/10/2009 (há mais de 2 anos) Comentario

seria muito bom mesmo a extensao de ciclo vias por jundiaí, uma vez que eu sou ciclista de lazer e tarefas rsrs

• Deixou uma pergunta em 11/10/2009 (há mais de 2 anos) Pergunta

Quando será a próxima BICICLETADA?

Luiz, coloque o blog da bicicletada em "Links relacionados!!

• Deixou um comentário em 12/10/2009 (há mais de 2 anos) Comentario

Judiai apesar de possuir um relevo bastante acidentado, é uma cidade qu possui muitos ciclistas, sejam eles a lazer ou a trabalho. Eu mesmo uso as minhas 3 bikes, para trabalhar, para passear, e para pegar uma trilhinha na Serra do Japi de vez em quando. Nossa cidade precisa de vias que estimulem essa prática, como a avenida Antonio Pincinato. Apesar de ser mais recente, ela deveria servir de exemplo as demais avenidas d Jundiai que como muito bem lembrou o colega Cleber, nossas maiores avenidas são retas e portanto fáceis de utilizar com bicicletas

Boas observações. Ciclovias para Jundiaí é viável. Mas quero ressaltar que a adesão de pessoas que usam motos, carros será insignificante. Creio que os usuários do SITU que migrariam para a bicleta seria muito pouca.

Portanto, as ciclovias teriam que seguir cursos que favorecesse imediatamente aos que já usam a bicicleta, como as avenidas principais. Isso comportaria a demanda real de Jundiaí.

Concordo com o Petrucchio que a prioridade na criação de ciclovias deve ser nos trajetos que já são mais utilizados por ciclistas. Mas não podemos construir ciclovias pensando apenas no número atual de ciclistas! Como é que podemos dizer que poucas pessoas migrariam para a bicicleta enquanto a bicicleta não for uma opção decente de transporte?Defendo as ciclovias justamente porque acredito que muita gente passaria a usar ou (como eu!) usaria muito mais a bicicleta se houvesse condições melhores para isso. E também acho que a esperança dos que defendem as ciclovias é que as pessoas que hoje não pensam em usar a bicicleta, passem a considerar os inúmeros benefícios individuais e coletivos que ela pode trazer.
    Por isso precisamos de um plano cicloviário que já preveja a criação de uma rede de ciclovias para a cidade toda, mesmo que ela seja construída em etapas, de acordo com a demanda. E quando digo "uma rede de ciclovias" penso justamente nas avenidas principais. Nas demais vias, pode haver uma convivência entre carros e bicicletas sem espaços separados.

• Deixou um comentário em 19/10/2009 (há mais de 2 anos) Comentario

Tudo melhora com as ciclovias: trânsito, transporte, avenidas, praças, parques, qualidade de vida, eventos esportivos, etc. Sempre achei que essa é grande falha na cidade, faltarem ciclovias.

• Deixou um comentário em 26/10/2009 (há mais de 2 anos) Comentario

não fasa transito pedale

• Deixou um comentário em 27/10/2009 (há mais de 2 anos) Comentario

É isso aí! Já estamos chegando na 7ª Bicicletada Jundiaí! Este mês vamos agitar e nos manifestar pra valer...
    Chame seus amigos e junte-se a nós!
    Leve faixas, cartazes, placas, personalize sua bike, ou seja, use sua criatividade para transmitir à Jundiaí nossos ideais!

O que é?

A Bicicletada consiste em uma manifestação de ciclistas para a reivindicação de seus direitos, conscientização dos motoristas, construção de ciclovias, diminuição dos congestionamentos, incentivar o uso da bicicleta e outras condições que favoreçam o uso da mesma em nosso dia-a-dia.

Uma bicicleta = um carro a menos. Isso é melhor para você, para o meio-ambiente, para o trânsito e para a sua saúde. Lembrando sempre que a bicicletada é um movimento sem líderes inspirada na Massa Crítica.
    ------------------------------------------------------------------------
    Dia: 31/10/09 (Todo último sábado de cada mês!)
    Horário: concentração a partir das 15h30/ saída às 16h
    Mais informações: www.bicicletadajundiai...
    bicicletadajundiai@yahoo.com.br
    ------------------------------------------------------------------------
    O PERCURSO SERÁ A AV. 9 DE JULHO

Pedale, Participe e Divulgue!

• Deixou um comentário em 04/11/2009 (há mais de 2 anos) Comentario

Estive na última reunião do COMDEMA no dia 29 e tivemos algumas novidades sobre o córrego do Mato e as obras da Nove de Julho. O Ministério Público (que foi acionado no ano passado para investigar as obras planejadas para o córrego) exigiu que o projeto pretendido pela prefeitura fosse refeito, alterando alguns pontos. Entre eles, que uma faixa de 2,5m de cada lado do córrego seja arborizada para recuperação da área de preservação permanente. Com isso, a ciclovia não poderá mais ficar sobre o córrego, como estava planejado. Me parece que sobrou pouco espaço para tudo que se pretendia fazer ali... O que será priorizado?
    O novo projeto ainda não está pronto. O COMDEMA espera que ele seja apresentado pela FUMAS e pela prefeitura em sua próxima reunião (na semana que vem, dia 11/11). Se tudo for feito adequadamente, podemos esperar que o córrego fique muito melhor preservado. Mas o que acontecerá com a ciclovia? Parece que teremos que brigar ainda mais por ela! Agora que temos tanto asfalto novo, será que não tem espaço para ela lá?

• Deixou uma pergunta em 05/11/2009 (há mais de 2 anos) Pergunta

E aí? Alguêm se reuniu pra tentar fazer este plano de ciclovias pra cidade?

• Deixou uma resposta em 07/11/2009 (há mais de 2 anos) Resposta

Então Cleber, como discutido na reunião de sábado, agora temos, mesmo, que fazer um plano cicloviário, afim de podermos apresentar um plano cicloviário de modo que crie uma alternativa ao problema do córrego, de modo que o mesmo não seja prejudicado para a construção da ciclovia! E não esqueçam de comparecer à reunião do COMDEMA no dia 11/11!
    E Nikolas, estamos agora correndo atrás de um dia para que possamos fazer o plano cicloviário! Avisaremos pelo Cidade quando conseguirmos acertar uma data!

• Deixou um comentário em 08/11/2009 (há mais de 2 anos) Comentario

Luiz, veja essa propostas:
    http://www.cidadedemoc...

O André poderia nos ajudar com o plano cicloviário, não??
    Já mandei convite, vamos tentar contato com ele!!

• Deixou um comentário em 09/11/2009 (há mais de 2 anos) Comentario

Precisamos mesmo começar a elaborar nosso plano cicloviário. Que tal nos reunirmos no próximo final de semana? Acho que dá tempo de reunir informações e convidar interessados na questão para os primeiros passos. O que acham?

Neste final de semana poderíamos também discutir a proposta que a prefeitura vai apresentar na quarta. Aliás, reforço o que o Luiz disse: precisamos comparecer! Dia 11/11, às 16h00 no 8º andar da prefeitura. Precisamos mostrar que nos importamos com a ciclovia (e não vamos abrir mão dela!), mas que também nos preocupamos com o córrego e queremos participar do processo de planejamento e construção! http://votoconsciente-...

• Deixou um comentário em 09/11/2009 (há mais de 2 anos) Comentario

Estou esperando pela data!

E por favor postem como foi a reunião pois infelizmente não vou poder comparecer!

• Deixou uma resposta em 10/11/2009 (há mais de 2 anos) Resposta

Galera, vamos fazer a reunião para planejar e começar a fazer o projeto cicloviário neste sábado (14/11), às 14h30, no Gupo ZAMA (Rua Elias fausto, 27 – Vila Mafalda), que fica numa travessa da Av. 14 de Dezembro.
    Quem conseguir e tiver mapas de Jundiaí e material que ajude na elaboração do projeto, por favor levar!
    O nosso objetivo é fazer um projeto cicloviário, feito por ciclistas, e que abranja a cidade como um todo! Participe!

• Deixou uma ideia em 15/11/2009 (há mais de 2 anos) Ideia

As entidades foram recebidas por Carmelo Paoletti, Secretário de Comunicação de Jundiaí nessa sexta, dia 13/11, e a AGENDA CIDADÃ teve algumas respostas por parte da Prefeitura.

Esse contato é fundamental para que possamos, nós e a Prefeitura, desenvolver questionamentos e metas até o dia 11/12, onde a AGENDA será publicamente debatida com os vereadores e com representantes do paço municipal, para que seja concretizada em atos.

PARA LER AS RESPOSTAS NA ÍNTEGRA, CLIQUE:
    http://votoconsciente-...

• Deixou um comentário em 16/11/2009 (há mais de 2 anos) Comentario

PMJ anuncia Parque Linear e Ciclovia 25 KMs nas margens do Rio Jundiai. Isso é uma obra muito bem-vinda. Assim vamos ter mais opções para usar nossa bike. No Japan, exsite um incentivo fiscal para quem comprar uma bike. Vamos torcer para um dia o proximo Governo fazer alguma coisa nesse sentido. Afinal o atual já esta perdido em Campanha Eleitoral com Noiva do Chucky!!!

• Deixou uma pergunta em 17/11/2009 (há mais de 2 anos) Pergunta

Luiz, o que acha de colocar esse link em "Links relacionados"???
    http://www2.uol.com.br...

• Deixou um comentário em 24/11/2009 (há mais de 2 anos) Comentario

Já tivemos respostas da Prefeitura a respeito dos itens da AGENDA CIDADÃ. Veja no endereço: http://votoconsciente-...
    Agora teremos a oportunidade de debatê-las na presença de representantes da Prefeitura e da Câmara Municipal no dia 11/12 (sexta feira), às 19h00 hs, na Câmara, onde o Poder Público apresentará metas das propostas da AGENDA.
    Participe!.Divulgue!
    Teremos mais chances de obter melhores resultados com a participação de vocês !

• Deixou um comentário em 24/11/2009 (há mais de 2 anos) Comentario

Está na hora de se manifestar novamente em busca de uma estrutura em Jundiaí que atenda as necessidades dos ciclistas!

Dia: 28/11/09
    Local: Av. 9 de Julho, embaixo do viaduto
    Horário: 16h

•E no dia 29/11/09, das 13:00 às 19:00 a Bicicletada Jundiaí estará fazendo parte do Ação Juventude, que ocorrerá no Parque da Uva, onde estaremos pedalando e conscientizando toda a população presente sobre a importância de se utilizar a bicicleta como meio de transporte.
    O programa Ação Juventude consiste na realização de eventos periódicos e descentralizados, destinados a abrir espaço para as atividades desenvolvidas pelo e para o jovem jundiaiense. Durante toda uma tarde, haverá diversas atividades culturais, educacionais e esportivas, além de prestação de serviços à comunidade.

Participe e chame amigos para pedalar com todos nós!

Pedale e Participe!

Mais informações:
    www.bicicletadajundiai...

• Deixou um comentário em 25/11/2009 (há mais de 2 anos) Comentario

A princípio, torna-se um problema a questão do relevo em Jundiaí, pois não é uma cidade plana. Porém, a essencial não trata de um projeto completo de um "sistema cicloviário" mas sim, da criação de determinadas ciclovias, localizadas em pontos estratégicos, e que facilitem a ligação de avenidas, por exemplo.

Boa e necessária idéia. =]

• Deixou uma resposta em 26/11/2009 (há mais de 2 anos) Resposta

Caroline,
    Concerteza é muito importante a construção de ciclovias em nossa cidade, porém, é necessário SIM que haja um sistema cicloviário em nossa cidade, pois as ciclovias sem uma campanha de educação e de incentivo da bicicleta no trânsito, sem a adequação das vias urbanas, sem propostas para a integração com outras formas de transporte urbano, podem ser ineficazes. Por isso estamos brigando tanto para que em Jundiaí haja um Plano Cicloviário (e mais importante que haver, que seja colocado em prática!) onde a cidade inteira, e os ciclistas existentes, além dos futuros, sejam beneficiados.

Confira como está sendo a realização do Plano Cicloviário para Jundiaí (feito por ciclistas) em: www.bicicletadajundiai...

• Deixou uma resposta em 28/11/2009 (há mais de 2 anos) Resposta

Agora, dia 11/12, às 19h00 hs, na Câmara, a Prefeitura, a Câmara Municipal e o deputado da cidade responderão ESSA PROPOSTA, em metas, para que a população possa acompanhar e cobrar sua realização.

Saiba mais: http://votoconsciente-...

• Deixou um comentário em 13/12/2009 (há mais de 2 anos) Comentario

Reportagem do JJ de hoje apresenta novos projetos da prefeitura. Entre eles, um Plano Diretor Cicloviário, a integração das ciclovias projetadas com os terminais de ônibus e uma campanha permanente de educação no trânsito (a ser lançada nos próximos dias). Nossas propostas estão avançando!! ( http://www.portaljj.co... )
    Precisamos conhecer melhor esses projetos. Vamos organizar uma apresentação pública (com debate!) com o Secretário de Transportes?

• Deixou uma resposta em 13/12/2009 (há mais de 2 anos) Resposta

Cleber, ótima ideia!
    Mais um tópico para debatermos quinta-feira, no Grupo Zama, durante o "Grupo de Trabalho Pedala, Jundiaí"

>Eu concordo com a ideia...O que vocês acham??

• Deixou um comentário em 15/12/2009 (há mais de 2 anos) Comentario

Marcado para a próxima quarta-feira um evento público na OAB, em que o Comdema fará nova avaliação do projeto da Nove de Julho. A ciclovia também será debatida!
    Dia 16/12, às 19h00, na OAB (R. Rangel Pestana, 636 - Centro)

• Deixou um comentário em 16/12/2009 (há mais de 2 anos) Comentario

Muito bem lembrado, Luiz Ballas! Parabéns! Em São Paulo, por exemplo, mesmo com o relevo bastante acidentado e sem ciclovias, já tem empresas de "cicloboys" prestando serviços de entregas antes prestados por motoboys.
    Recentemente, foi mostrado num telejornal, os rapazes pedalando no meio do trânsito, em média, 100 km por dia, mesmo sem ciclovia ou qualquer outra sinalização. Arriscando a vida, desviando de ônibus, caminhões, motos, carros, vans, carretas, obras, pedestres. As ciclovias já são mais do que uma necessidade no cenário urbano e precisam vir urgente para ficar. Não são apenas alternativas de lazer, mas ingredientes do desenvolvimento econômico sustentado, com 100% de responsabilidade ambiental. Vamos batalhar para criar uma lei determinando que a ciclovia passe a fazer parte dos projetos de pavimentação de ruas em todos os municípios brasileiros a partir de 2010.
    Rafael Abud - Urbanista. Diretor do Movimento Grito Verde - Excelência Ambiental
    abud.gritoverde@gmail.com

• Deixou um comentário em 18/12/2009 (há mais de 2 anos) Comentario

Este Vereador apoia a construção de ciclovias, tanto assim que já apresentou um Projeto de lei, o qual foi protocolado sob o némero 004175, o qual incentiva o uso de bicicletas e tem como objetivo assegurar à população uma política de incentivo ao uso de bicicletae sua inserção na mobilidde urbana sustentável.

• Deixou um comentário em 28/12/2009 (há mais de 2 anos) Comentario

Que tal levarmos essa discussão para o novo blog do COMDEMA? Para quem não sabe, o Comdema (Conselho Municipal de Meio Ambiente) é o representante direto da população, nas questões relacionadas ao meio ambiente. Podemos usar o novo blog como um meio de comunicação com o conselho, obtendo informações, fazendo comentários, propostas, denúncias e perguntas. Vamos aproveitar mais esse meio de participação!
    http://www.comdemajund...

• Deixou uma pergunta em 01/01/2010 (há mais de 2 anos) Pergunta

quando será a próxima bicicletada?

• Deixou um comentário em 02/01/2010 (há mais de 2 anos) Comentario

a bicicletada é em todo ultimo sábado do mes para ter mais informações procure no orkut BICICLETADA JUNDIAI ou pelo Blog http://www.bicicletada... . E mais alguns links q se você tiver interesse explica melhor sobre a bicicletada e tem algumas informações : http://www.bicicletada... , http://www.fotolog.com... o local av. nove de julho embaixo do viaduto não lembro a hora

• Deixou um comentário em 19/01/2010 (há mais de 2 anos) Comentario

Caros... segue convite para AUDIÊNCIA PÚBLICA:

ELABORAÇÃO DO PLANO DE LIMPEZA PÚBLICA E MANEJO DOS RESÍDUOS SÓLIDOSDA CIDADE DE JUNDIAÍ (em cumprimento a Lei Federal 11.445/2007)

Será no dia 9 de fevereiro de 2010, as 14:00 horas, na sala de reuniões do Paço Municipal no 8º andar. TODOS OS QUE LUTAM PELO MEIO AMBIENTE, RECOLHIMENTO E DESTINAÇÃO DAS SACOLINHAS PLÁSTICAS E RESÍDUOS SÓLIDOS, devem comparecer.

PUXÃOZINHO DE ORELHA: Neste último sábado, dia 16/01, estiveram no centro da cidade para recolher assinaturas apenas umas 7 ou 8 pessoas (para uma audiência pública do plano diretor), dentre elas, duas assessoras minhas. A presença foi muito pequena... só pela internet fica difícil a participação popular, precisamos caprichar mais nas próximas.

• Deixou um comentário em 02/02/2010 (há mais de 2 anos) Comentario

Galera, hoje, dia 02/02/2010 foi aprovada uma Lei na Câmara Municipal muita interessante e de interesse extremo para quem utiliza bicicleta como meio de transporte ou gostaria que fosse mais utilizada como.

É uma lei que prevê estacionamentos para bicicletas em locais com grande fluxo de pessoas. Locais como por exemplo: shoppings, parques, instituições de ensino públicas e privadas e muitos outros estabelecimentos.

A Lei não é ainda o ideal que todos sonham que uma rede de ciclovias, totalmente integrada com o sistema de transporte urbanos, com bicicletários em pontos de ônibus e vestiários com chuveiro em terminais. Mas já é um grande avanço exigindo que locais com grande afluxo de pessoas se adaptem disponibilizando bicicletários.

Agora é ver se a lei vai pegar, se o executivo vai acatar e todos os estabelecimentos comecem a se modificar, mesmo que lentamente.

Os ciclistas agradecem.

O texto integral da Lei: http://www2.camarajund...

• Deixou um comentário em 02/02/2010 (há mais de 2 anos) Comentario

Grande verdade! E não faltam avenidas planas e largas por aqui!
    Seria excelente tratarmos isto com mais atenção.
    Abraços!

• Deixou um comentário em 05/02/2010 (há mais de 2 anos) Comentario

Concordo que a questão diz respeito a muito mais do que simplesmente construir ciclovias isoladas, destinadas apenas ao lazer.

Interligar os modais, oferecer bicicletários e chuveiros, promover campanhas educativas etc. são coisas das quais não se pode discordar.

De qualquer forma, percebo que as idéias estão "pedalando" e tanto a Câmara quanto a Prefeitura já demonstram boa vontade e buscam iniciativas.

Com muito prazer, fui indicado como interlocutor da Prefeitura com o Comitê Cidade Democrática. Em favor da transparência e do diálogo produtivo, iniciaremos a realização de reuniões setoriais com as entidades. A primeira delas, já agendada, será com o Secretário de Planejamento, Jaderson Spina, a respeito de um Plano Cicloviário para Jundiaí.

Até breve!

• Deixou um comentário em 17/02/2010 (há aproximadamente 2 anos) Comentario

Temos um encontro sendo marcado com o Secretário de Planejamento para discutir o que queremos e o que a prefeitura está planejando para tornar Jundiaí uma cidade mais sustentável sobre duas rodas! Aguardem e participem!

• Deixou um comentário em 19/02/2010 (há aproximadamente 2 anos) Comentario

Encontro com o Secretário de Planejamento marcado: dia 24/02, às 17h30. Participe!

• Deixou um comentário em 23/02/2010 (há aproximadamente 2 anos) Comentario

Fala galera!

Estamos rumo à 10ª Bicicletada Jundiaí, que neste mês vai ser acompanhada da manifestação "Ajude o Córrego do Mato à Respirar", com distribuição de mudas de plantas de espécies nativas da região!

Dia: 27/02
    Horário: a partir das 16hs

Apesar das obras na Av. 9 de Julho já estarem em andamento, queremos manifestar a nossa indignação pela falta de cuidado com o Córrego do Mato, com as nascentes e com a vegetação ao redor. Numa época em que o aquecimento global é a preocupação mundial, em nossa cidade vemos um descaso enorme com o que se refere à preservação ambiental.

O nosso futuro depende de ações que sejam planejadas por nossos governantes, visando o bem estar social e ambiental!

Junte-se a nós de bike ou a pé para essa manifestação e participar de nosso plantio!

Vamos fazer de Jundiaí uma cidade melhor!

Vamos deixar o Córrego respirar!

• Deixou uma pergunta em 23/02/2010 (há aproximadamente 2 anos) Pergunta

Eu vou na Bicicletada!!! Quem mais vai aí??

• Deixou um comentário em 23/02/2010 (há aproximadamente 2 anos) Comentario

Gostaria de ir na bicicletada 27/2/10 pra estreiar meu velocimetro e farol. Vou colocar tambem luz de traseira e mais buzina eletronica. Acho que bike tem ser tratada igual mulher. Mas essa data já tenho compromisso, o que acham de marcar a bicicletada no domingo? Assim mais gente pode participar.

• Deixou um comentário em 26/02/2010 (há aproximadamente 2 anos) Comentario

Também estarei amanhã na Bicicletada Jundiaí!
    Vamos agitar e nos manifestar por mais direitos para os ciclistas!

Até lá!

• Deixou um comentário em 10/03/2010 (há aproximadamente 2 anos) Comentario

Ol'a a todos! O Adote um Vereador de Jundia'i seguindo os debates que v^em tendo mais destaque em nossa cidade preparou algumas perguntas referentes ao Plano Diretor de nossa cidade que est'a passando por um processo de revis~ao.
    .
    Os adotadores dos vereadores Juli~ao e Durval Orlato j'a receberam as respostas e o adotador da vereadora Marilena as enviou hoje. Confiram os blogs em:
    .
    http://adotemarilena.b...
    http://adotejuliao.blo...
    http://durval-orlato.b...
    .
    e por 'ultimo mas importante, COMENTEM!!!

PS: Perdao os acentos estranhos ou a sua falta, meu teclado esta com problemas.

• Deixou uma ideia em 24/03/2010 (há aproximadamente 2 anos) Ideia

Fala galera!

Neste sábado (27/03), acontecerá a 11ª Bicicletada Jundiaí, que neste mês irá fazer um trajeto diferente, percorrendo parte da rota desenvolvida e sugerida no Plano Cicloviário feito por ciclistas aqui de Jundiaí!

Dia: 27/03/2010
    Horário: 16hs
    Trajeto: Av. 9 de Julho ---> Av. União dos Ferroviários (Estação de Trem)

Venha pedalar conosco e lutar por melhores condições para o ciclista jundiaiense e lutar por um transporte humano e coletivo!

Chame seus amigos e junte-se a nós!

VENHA PEDALAR NA BICICLETADA JUNDIAÍ!

• Deixou um comentário em 21/04/2010 (há aproximadamente 2 anos) Comentario

Realmente é necessária a introdução de ciclovias em nossa cidade. Ainda mais no centro, já que andar por lá de carro está cada dia mais impossível. Na minha opnião, as ciclovias deviam convergir para o centro da cidade.

• Deixou um comentário em 26/04/2010 (há aproximadamente 2 anos) Comentario

O uso de bicicletas como meio de transporte não só diminui o trânsito nas cidades e a emissão de poluentes, como contribui diretamente para a saúde da população.
    A incidência de doenças cardio-vasculares e respiratórias em indivíduos fisicamente ativos chega a cair em 50%.
    Ainda, alguns estudos indicam que os EUA poderiam economizar 50 bilhões de dólares por ano se investissem de maneira mais sólida em programas de incentivo ao esporte e à atividade física, o que se daria pela redução da incidência de doenças crônicas cardíacas na população e a consequente redução dos gastos com internações e tratamentos médicos das populações doentes.
    Como o Brasil compartilha grande parte das características dos EUA no que diz respeito ao sedentarismo, à obesidade e aos hábitos alimentares, todos predispositores de doenças cardio-vasculares crônicas, nossos cofres públicos poderiam reduzir significativamente as contas da saúde se o país adotasse programas competentes de incentivo à atividade física.
    Ciclovias, centros esportivos, educação física nas escolas, eventos esportivos, programas de bolsas para atletas, são apenas alguns exemplos do que pode ser feito para a melhoria da qualidade de vida e da saúde dos brasileiros.
    Que este seja mais um dos temas do exercício da cidadania em nosso país.
    Um abraço a todos e parabéns pelas discussões aprensentadas no site.

• Deixou um comentário em 27/04/2010 (há aproximadamente 2 anos) Comentario

Concordo com a necessidade de ciclovias em todas as cidades do país. No entanto, acredito que a instalação de bicicletários encorajará e aumentará o número de usuários desse meio de transporte, aumentando a pressão para a construção de ciclovias.
    No Rio de Janeiro, bicicletas presas a postes são levadas pela Guarda Municipal. A falta de locais apropriados para parar a bicicleta desencoraja o uso da mesma.
    Temos que parar de tratar a bicicleta apenas como lazer e esporte, mas passar a entendê-la como meio de transporte.

• Deixou uma pergunta em 28/04/2010 (há aproximadamente 2 anos) Pergunta

Fala Luiz, tudo bem?

Estou propondo o mesmo que você para Campinas. Você conhece alguns grupos lá para quem eu possa enviar minha proposta?
    Abração

• Deixou uma resposta em 28/04/2010 (há aproximadamente 2 anos) Resposta

Olá Marcus!

Então, aqui em Jundiaí, através da Bicicletada, conseguimos organizar um Plano Cicloviário feito por ciclistas (http://maps.google.com...), onde traçamos uma série de rotas possíveis para que se construa ciclovias, e também, na parte "teórica" (http://docs.google.com...), apresentamos vários itens necessários para que um Plano Cicloviário realmente seja bem implantado, tais como: Campanhas Educativas; Instalação de Bicicletários; Sinalização Horizontal e Vertical; Adequação Viária da estrutura; Integração com o Transporte Coletivo; entre outros.

Em Campinas, só conheço a Bicicletada: http://www.bicicletada..., mas que com certeza devem ajudar muito.

Abraço!

• Deixou uma pergunta em 07/05/2010 (há aproximadamente 2 anos) Pergunta

Há algum projeto de lei em Jundiaí que visa a construção de ciclovias, sem ser o da Nove de Julho??

• Deixou uma ideia em 10/05/2010 (há aproximadamente 2 anos) Ideia

ola

• Deixou um comentário em 12/05/2010 (há aproximadamente 2 anos) Comentario

Sou Giovanni do Colegio Savioli ::
    Mande uma carta para o governo ( Formal) e descreva todas as suas sujestoes e criticas sobre a cidade. Para que o governo onre suas obridacoes !

FOii mal escrevi errado pois o teclado nao é muito bomm !!!! :)

Giovanni do Colégio Savioli.
    Acho que não é só o teclado que não está muito bom!
    HAHAHA

Giovanni do Colégio Savioli.
    Acho que não é só o teclado que não está muito bom!
    HAHAHA

piode até serr !!! kkkkkkk

Eu concordo com a sua opnião.
    Tenho uma bicicleta,mas não posso andar.Por que não temos ciclovias.

• Deixou uma resposta em 12/05/2010 (há aproximadamente 2 anos) Resposta

Eu concordo com você,pois a população precisa se exercitar e com isso diminuindo o aquecimento global!Agora só falta alguém tomar alguma atitude!

• Deixou uma resposta em 12/05/2010 (há aproximadamente 2 anos) Resposta

Eu concordo com você,pois a população precisa se exercitar e com isso diminuindo o aquecimento global!Agora só falta alguém tomar alguma atitude!

• Deixou um comentário em 19/05/2010 (há translation missing: pt-BR, datetime, distance_in_words, almost_x_years) Comentario

pessoal vamos sair um pouco da frente do computador e fazer mais barulho nas ruas de jundiai ocorre todo o ultimo sabado do mes bicicletadas vamos participar estão todos convidados.

vamo pedala

• Deixou um comentário em 20/05/2010 (há translation missing: pt-BR, datetime, distance_in_words, almost_x_years) Comentario

Outro dia, peguei minha bike e fui para Serra do Japi. Andar de moto é uma coisa e andar de bike é outra coisa. Outra good news, o rio Guapeva perto da Ponte Torta sera tambem contemplado no futuro com uma ciclovia. O Projeto da Av. 9 Julho ficou muito bom e quero um dia pegar minha bike com farol e oculos noturno andar na Av. 9 Julho e na margem do Rio Guapeva.

• Deixou uma ideia em 13/06/2010 (há translation missing: pt-BR, datetime, distance_in_words, almost_x_years) Ideia

Veja essa proposta e diga o que acha:

Projeto Ciclofaixa de Lazer ser implementado em todo Brasil.

• Deixou uma ideia em 13/06/2010 (há translation missing: pt-BR, datetime, distance_in_words, almost_x_years) Ideia

Veja essa proposta e diga o que acha:

Projeto Ciclofaixa de Lazer ser implementado em todo Brasil.

• Deixou um comentário em 23/06/2010 (há translation missing: pt-BR, datetime, distance_in_words, almost_x_years) Comentario

Concordo em incentivar o usa de bicicletas nas cidades. Por isso, eu propus o Projeto de Lei 143/2009 que cria o Estatuto da Bicicleta para o município de Niterói (RJ).

O projeto prevê uma malha cicloviária que compreenderá as ciclovias, ciclofaixas compartilhadas e rotas ciclísticas, ponto de estacionamento de bicicletas que serão localizados em logradouros públicos ou em pontos de grande concentração de pessoas, além de serviço de bicicletas públicas e sinalização vertical e horizontal.

Ainda de acordo com o projeto, nas vias em que não houver sinalização, o trânsito de bicicletas deverá ocorrer nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentada para a via, com preferência sobre os veículos motorizados, não sendo permitido o tráfego na contramão.

Neste endereço http://construa.felipe... convido a todos os cidadãos para construirmos juntos as propostas do mandato. Funciona bem parecido com a Wikipédia, que você provavelmente já conhece. Lá, no entanto, trataremos apenas das propostas do mandato e estamos trabalhando exatamente o Estatuto da Bicicleta. A idéia é ultrapassar os limites do diálogo: você fará poderá editar diretamente o Projeto de Lei.

• Deixou uma ideia em 28/06/2010 (há translation missing: pt-BR, datetime, distance_in_words, almost_x_years) Ideia

Luiz, um bom slogan pra bicicletada:
    "Use a bicicleta uma vez por semana. Se 20 pessoas em cada estado fizerem isso, serão 104 toneladas de CO2 a menos no ar por ano"
    Fonte: Instituto Akatu

• Deixou um comentário em 01/07/2010 (há translation missing: pt-BR, datetime, distance_in_words, almost_x_years) Comentario

Gostaria de salientar que o Jornal de Jundiaí devia ouvir as entidades da sociedade civil ligados a luta por ciclovias na cidade de Jundiaí como a bicicletada e a cidade democrática. A discussão deve envolver a todos. A nossa luta é para uma democracia colaborativa na cidade de Jundiaí. No caso do córrego do mato o que vemos é falta de planejamento e jogo de empurra. http://www.bicicletada... http://www.bicicletada... http://www.cidadedemoc...

• Deixou um comentário em 03/07/2010 (há translation missing: pt-BR, datetime, distance_in_words, almost_x_years) Comentario

As pessoas não aguentam mais ouvir da minha parte na PMJ que é necessario expandir a ciclovia na cidade. Na minha vila tem uma ciclovia que sai do final Av. Osmundo S. Pelegrini e vai até o Eloy Chaves. Fantastico!!! Fiquei sabendo das providencias e foi noticiado tambem em Jornais da nossa cidade, Sr. Prefeito de Jundiai Miguel Haddad esta empenhado em criar projetos para beneficiar implantação das ciclovias em nossa cidade. Alias, já existe um estudo para fazer uma ciclovia entre Jundiai e Varzea Paulista no paralelo da linha do trem. Esse projeto é muito bom e esta sendo formatado para verificar a viabilidade de implantação.

• Deixou uma resposta em 04/07/2010 (há translation missing: pt-BR, datetime, distance_in_words, almost_x_years) Resposta

Realmente Marcelo, pois só mostram o resultado de muitas sugestões, cobranças e de discussões que já tivemos (ciclistas, Bicicletada Jundiaí...), e mesmo assim continuam tratando com descaso muitas situações delicadas onde somente colocam tratores e suas próprias vontades (opinião pública e aberta?? Pra que?) e não se preocupam com a biodiversidade que ainda resta em locais como o Córrego do Mato, que enfrenta intensa obra.

• Deixou uma resposta em 06/07/2010 (há translation missing: pt-BR, datetime, distance_in_words, almost_x_years) Resposta

Em São Paulo todo domingo, das 7 horas da manhã até as 14 horas da tarde, temos a ciclofaixa de lazer. Um programa da prefeitura paulista que através de uma faixa exclusiva para bicicletas sinalizada em ruas e avenidas movimentadas da cidade nos dias de semana, traz qualidade de vida ao proporcionar um momento de tranquilidade e segurança na interligação dos parques do Povo, das Bicicletas e Ibirapuera. Patrocinado pelo Banco Bradesco, detém de site, Twitter, Facebook, Flickr e Youtube próprios, onde podem se formar grupos de pedalada.

-Site oficial: http://www.ciclofaixa....

- Proposta para o programa ter em todo país:

• Deixou uma ideia em 29/07/2010 (há translation missing: pt-BR, datetime, distance_in_words, almost_x_years) Ideia

Bicicletada Jundiaí - JULHO

Você ainda não foi em nenhuma??
    Vamos lá!! Reivindicando o espaço público!

DIA: 31 DE JULHO
    HORÁRIO: ÀS 16HS
    CONCENTRAÇÃO: AV. 9 DE JULHO - EMBAIXO DO VIADUTO!
    Todo último sábado do mês!

http://www.orkut.com.b...
    http://www.twitter.com...

Quem vai??
    Será a primeira vez que faremos o "Roda a Roda"
    Um papo de 15 minutos, em roda, dos ciclistas. Cada um contando um pouco de si mesmo, os motivos de estar ali e o que está fazendo para promover a bicicletada!
    Até lá...

• Deixou um comentário em 30/07/2010 (há translation missing: pt-BR, datetime, distance_in_words, almost_x_years) Comentario

Concordo plenamente, aqui na minha cidade "Barão Geraldo, Campinas - SP" e também na cidade de Ubatuba - SP.

• Deixou um comentário em 09/08/2010 (há translation missing: pt-BR, datetime, distance_in_words, almost_x_years) Comentario

Creio que este problema é nacional.
    Deveríamos todos optar por pedaladas, a união faz a força.
    Assim iríamos pressionar as prefeituras para criar um programa de incentivo e um planejamento das cidades no sentido de incluir em suas obras as ciclovias.

• Deixou um comentário em 11/08/2010 (há translation missing: pt-BR, datetime, distance_in_words, almost_x_years) Comentario

É necessário que exista uma ampla campanha de esclarecimento e incentivo para que todos os brasileiros optem por pedalar.
    É importante também que o governo dedique-se e elabore planos para uma infraestrutura neste sentido que contenha ações de divulgação e construção de ciclovias.

Cito também o tópico que abri: "Vamos optar por pedalar!"

• Deixou um comentário em 15/08/2010 (há translation missing: pt-BR, datetime, distance_in_words, almost_x_years) Comentario

E concerteza não devemos deixar de citar a importância de que haja uma integração intermodal, visando meios de transportes sustentáveis.

Segue uma matéria sobre o assunto: http://bicicletadajund...

• Deixou um comentário em 02/09/2010 (há mais de 1 ano) Comentario

PRECISAMOS DE CICLOVIAS EM VÁRZEA PAULISTA !!!!!!!
    AJUDEM NÓS Q AJUDAMOS VCS

• Deixou um comentário em 05/09/2010 (há mais de 1 ano) Comentario

Gosto, particularmente, de trafegar com bicicleta em vias locais. Sinto-me mais seguro com os carros em velocidade próxima à minha. Uma questão que tenho pensado quanto a isso é se o impacto ao trânsito, neste caso, é menor com a implantação de ciclofaixas em vias centrais. Considere-se também que em Jundiaí há uma prática de, nessas vias, boa parte dos carros ocuparem as 2 faixas. Praticamente não se necessita construir nada, é só orientar a deixar 1,5 numa das laterais pra gente pedalar... Ah, a questão do relevo... Com a prática, boa parte deste relevo pode ser superado tranqüilamente pela maioria de nós, eu creio.

• Deixou um comentário em 13/09/2010 (há mais de 1 ano) Comentario

Realmente do ponto de vista ambiental é muito legal ter uma ciclovia, além de auxiiar a saúde pública, incentivando a população a praticar exercicio físico, mas vislumbro um futuro um pouco melhor, devido a terem começado obras dentre outras coisas mas até que nao esteja comcluido continuaremos cobrando.

• Deixou um comentário em 01/10/2010 (há mais de 1 ano) Comentario

Realmente temos que nos unir para que consigamos não só ciclovias, mas também uma estrutura viária adequada, o respeito dos motoristas, e a consciência da população voltada para os benefícios que a bicicleta trás para todos quando utilizam-na para o transporte!

• Deixou uma ideia em 01/10/2010 (há mais de 1 ano) Ideia

No ano passado, elaboramos um Plano Cicloviário ( https://docs.google.co... e http://maps.google.com... ), onde mapeamos as ruas e avenidas que gostaríamos que tivessem ciclovias. No Plano também consta, além das ciclovias, reivindicações como melhoria na estrutura viária da cidade, instalação de bicicletários, campanhas de educação no trânsito, entre outras. Enfim, nossa idéia era criar um projeto onde Jundiaí fosse abrangida ao máximo, do ponto de vista para a mobilidade sustentável.

Proponho que a gente reúna novamente os ciclistas para a complementação do Plano, além de abrangê-lo para outras cidades ao redor, com o objetivo de conquistar nossas reivindicações e dar uma maior força a elas!

O que acham??

• Deixou um comentário em 02/10/2010 (há mais de 1 ano) Comentario

a ideia é otima mas os ciclistas de jundiai dão muita bola pra isso se conseguirmos fazer isso vai ser fantástico. se for rolar mesmo me chame

Galera, não deixem de visitar o blog da Bicicletada Jundiaí em!

Estou dentro da proposta que a Bicicletada propôs!! Vamos tirar as ideias do plano virtual galera!! Vamos pressionar os poderes público por ciclovias e políticas de incentivo ao uso da bicicleta!!
    Quem topa fazer o encontro?? Proponho que seja nos fim-de-semanas!!

se for de domingo to dentro

• Deixou um comentário em 06/11/2010 (há mais de 1 ano) Comentario

Olá, Luiz!

Estamos adorando as soluções e propostas sobre ciclovias e mobilidade sustentável! Ambos fazem muito sentido para o movimento que estamos construindo junto com grupos como o Green Mobility para melhorar a mobilidade urbana da Berrini (que hoje está preocupante!)

Tem gente que demora dez, quinze minutos só para sair do estacionamento. A avenida vive travada. Fica essa poluição atmosférica, sonora e visual, um tremendo stress. E se ninguém fizer nada, daqui a pouco trava tudo MESMO, definitivamente.

Entendemos que mobilidade urbana sustentável é a garantia de um ir e vir menos estressante, com maior fluidez, mais saúde e menor pegada ecológica. Esse é o propósito da "Ação Pegada Berrini": construir colaborativamente soluções para melhorar a mobilidade urbana na avenida Luiz Carlos Berrini, que hoje está longe do que seria o desejável.

A Ação Pegada Berrini é mais do que tudo um MOVIMENTO! Vamos reunir os interessados em botar a mão na massa e apontar soluções inovadoras que colaborem para reduzir a pegada ecológica de quem vive ou trabalha na região da Berrini!

Queremos constituir um espaço para troca de ideias em nosso proposta (http://migre.me/1Oq9Z) e o convidamos para deixar inspirações ali!

• Deixou um comentário em 22/11/2010 (há mais de 1 ano) Comentario

Estou me aproximando muito do tema nos últimos meses. E cada vez mais me convenço da necessidade de pensarmos outros modais de transportes.
    Precisamos ampliar o número de ciclovias, mas é preciso também pensar no conceito de cidade compacta. As enormes distâncias que as pessoas têm que percorrer diariamente inibem o uso das bicicletas. Que, como muitos já disseram, são mais baratas e menos poluidoras do que os meios mais utilizados.

• Deixou um comentário em 22/11/2010 (há mais de 1 ano) Comentario

Pessoal
    Na linha de participação e interação, eu e um grupo de amigos criamos o Blog Mais Jundiaí:

maisjundiai.blogspot.com

Com vários temas sobre nossa cidade.

Entrem e participem, sigam, fiquem a vontade.

• Deixou um comentário em 25/11/2010 (há mais de 1 ano) Comentario

Pessoal, gostaria da opinião de vocês sobre o crescimento da cidade
    no blog maisjundiai.blogspot.com

A participação é muito importante.

Em próximos textos, vou escrever também sobre ciclovias, coleta seletiva, etc... mas para isso precisamos da opinião de todos.

• Deixou um comentário em 27/11/2010 (há mais de 1 ano) Comentario

em minha cidade tbm temos esse prblema pois por ser uma cidade plana, e nao termos um sitema de transporte publico com muitos horarios, a bicicleta acaba sendo um meio de transporte muito comum para ir ao trabalho, a escola, ao mercado... e por ser uma cidade turistica quando chega a alta temporada acaba sendo meio "arriscado" ja que os carros trafegao feito loucos em alta velocidade, sem respeitar pedestres e muito menos ciclistas, a ciclovia seria um meio digamos de "preservar vidas".

• Deixou um comentário em 30/11/2010 (há mais de 1 ano) Comentario

Pessoal, o Prefeito Miguel Haddad é só faz de conta nessa questão das ciclovias. Não é a política dele. Se surgirem algumas ciclovias será por acaso, do tipo: "não tinha pensado mas já que tem espaço vamos agradar um pouquinho esse pessoal..."
    Não será mais que isso... essa turma na prefeitura não dá mais! Só enrolação e casuismo.

• Deixou um comentário em 04/12/2010 (há mais de 1 ano) Comentario

Acabou de acontencer, pessoas passando na av. 9 de Julho (04/12/2010, por volta de meio-dia) se depararam com uma cena horrível, principalmente para os amantes do ciclismo. No cruzamento da av. Jundiaí com a 9 de Julho, um ciclista estendido no chão, sua bike por perto, com várias pessoas em volta mexendo nele (será que ninguém sabe que NÃO é para mexer em pessoas que sofreram acidentes com perigo de descolar ainda mais possíveis fraturas?? É pra ligar pra emergência, não ficar mexendo na vítima!), um ônibus parado com o motorista por perto, ou seja, um acidente envolvendo um ÔNIBUS e um ciclista. Mais um acidente envolvendo ciclistas em Jundiaí, parece que virou "moda". Ótimo incentivo para as pessoas largarem o carro e irem andar de bicicleta em!!! Assim não dá, essa cidade está com o trânsito caótico, CHEIO de motoristas que não respeitam as regras básicas de trânsito e quem se propõe a andar de bike ainda sofre alto risco de vida!!! Está cidade de médio porte está sofrendo com problemas de metrópoles!!!!
    Onde estão as ciclovias prometidas? Onde está o bom senso dos políticos dessa cidade para tomarem alguma providência para reduzirem o trânsito e garantirem a mobilidade e segurança dos ciclistas? Onde está o respeito no trânsito com os ciclistas? Bicicleta É SIM um veículo!!! Se fala tanto hoje em dia em meio ambiente, aquecimento global, e blá blá blá... bom, começar a apoiar meios de trasporte alternativos seria um bom começo, fora que reduz o trânsito (tomara que alguém da prefeitura lei isso), REDUZ O TRÂNSITO. Portanto, garantir a segurança de quem utiliza desses meios alternativos é fundamental, mas eu não vejo NADA, absolutamente NADA, sendo feito para incentivar estes meios. Só vejo promessas e muito bláblablá... muita políticagem e pouca ação... um monte de motoristas irresponsáveis burlando todas as leis possíveis...

Perdão o desabafo, mas é que eu fico realmente bravo quando ouço sobre acidentes envolvendo ciclistas.

• Deixou um comentário em 05/12/2010 (há mais de 1 ano) Comentario

Assino embaixo de tudo que o Nikolas escreveu! Não faltam motivos para a cidade investir na bicicleta. E esses motivos são muito fáceis de entender (está tudo ali, em poucas linhas, no comentário do Nikolas)! Então por que nada é feito?
    Quando a prefeitura fala em ciclovias é sempre de ciclovias nos futuros parques. Parece que eles não acordaram para o mais importante: estamos falando de BICICLETA NAS RUAS. Precisamos mudar o TRANSPORTE e o TRÂNSITO da cidade (o que inclui mudar o transporte público e reorganizar o trânsito dos carros).
    Também espero que alguém da prefeitura leia isso, pense nisso, responda para isso, faça alguma coisa... Mas aqui no Cidade Democrática o perfil da prefeitura (http://www.cidadedemoc... apresenta "0 (zero) atividades". Significativo, não...?

• Deixou um comentário em 11/12/2010 (há mais de 1 ano) Comentario

Pessoal
    Estou fazendo um levantamento, nos documentos que tenho da época de deputado federal, e parece-me que, ciclovias era um dos pacotes quando da construção do SITU.
    Se isso se confirmar, então o Prefeito Miguel Haddad está mais em débito do que nunca, pois além do transporte coletivo ser ruim, ainda não fizeram as cicllovias, desde aquela época.
    Vou mandar informações mais detalhadas em breve, mas quem tiver recortes ou matéria de jornais da época, pode me contatar. Abs

• Deixou um comentário em 12/12/2010 (há mais de 1 ano) Comentario

Galera

Tem um artigo no Blog maisjundiai.blogspot.com
    que trata da QUESTÃO DAS CICLOVIAS.

Seria legal se vcs participassem e desse suas contribuições sobre o assunto.

• Deixou um comentário em 12/12/2010 (há mais de 1 ano) Comentario

Sr. Durval Orlato, não concordo com sua opinião quando afirma que Miguel Haddad esta em debito em relação a falta de ciclovia na cidade.

Ciclovias existentes em Jundiai:

1) Inicio no final Av. Osmundo S. Pelegrini com final em Eloy Chaves
    2) Parque da Cidade, com disposição de usar bikes do local

Outra boa noticia que foi dado pela SMSP em 09/17/2010. A construção da ciclovia que vai ligar o Jardim Botânico ao Parque da Cidade que já esta em fase final de implantação.
    Mais uma boa noticia do governo atual da PMJ. O novo parque no Jardim Tulipas vai oferecer à população academias, ciclovias, pista de caminhada, quadras poliesportivas, tornando-se uma grande área de lazer para os moradores da região Oeste.

"Só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã.
    Portanto, hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e, principalmente, viver."

(Tenzin Gyatso, 14º Dalai Lama)

• Deixou um comentário em 13/12/2010 (há mais de 1 ano) Comentario

Prefeito Miguel Haddad não vai fazer ciclovias. O máximo é um "faz de conta" nas avenidas onde já estiver "no jeito" para ter ciclovias. Parque da Cidade não abre após as 18:00 horas, e nem antes das 8:00 da manhã. Portanto, nem quem deseja praticar um esporte saudável pode usar lá.
    Criar ciclovias em parques é o óbvio, tão trivial, que chega a ser uma imbecilidade admitir que o Prefeito Miguel Haddad "fez ciclovias no parque Y ou Z".
    Ele está em débito, em muita coisa, é visível.

• Deixou uma ideia em 15/12/2010 (há mais de 1 ano) Ideia

Para se mudar a realidade e começar a construir um futuro de verdade é necessário que se comece a planejar e colocar na prática maneiras de interligar meios de transportes coletivos e sustentáveis, o que, por enquanto, relativo a este problema, não tem sido feito nada concreto.

Posso ser ingênuo nesse meu ponto de vista, mas talvez agora seja a hora de começarmos a deixar de lado as rivalidades egoístas de partidos para que possamos nos unir como cidadãos conscientes, exercendo nosso papel de cobrar mudanças.

Que tal começarmos a mudar a realidade com a força que a população tem mas que não conhece?

• Deixou um comentário em 17/12/2010 (há mais de 1 ano) Comentario

Como o a proposta Falta Ciclovias. Também faltam bicicletários para guardar as bicicletas, que devem ser estimuladas como meio de transporte. Quer meio de transporte melhor que até melhora a qualidade de vida.

Apóie o problema:
    Falta bicicletários
    http://goo.gl/djjIM

Apóiem essa proposta
    Mais estações de metro e trêm com bicicletários
    http://goo.gl/2Cj5E

No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade.
    O sucesso é consequência.
    (Albert Einstein)

• Deixou um comentário em 19/12/2010 (há mais de 1 ano) Comentario

Thir Adenhauser, Antes de tudo, porque se esconde atras de um fake? As ciclovias estão sendo feitas sim, mas com planejamento geografico e urbano. A utopica desorganização e ambição descontrolada de aprovar obras que faz parte do PAC 1, nunca, jamais fara parte do governo atual do PSDB em Jundiai. O Sr. já percebeu em que o PAC se transformou? Eu não quero transformar o Cidade Democratica em debate partidario. Não essa identidade que Sr. Parra Filho apregoa. Agora se SR. estiver disposto comprar essa briga, vamos até o fim, um dos lados vai ter que cair. Foi citado em outros posts em fazer ciclovias na Av. 14 Dezembro, Av. Jundiai, Av. Ferroviarios e etc. Vamos pensar, eu penso, voce pensa e nós pensamos. Antes implantar qualquer ciclovia em Jundiai, deve ter uma audiencia publica com povo e comerciantes que vivem no entorno do lugar que podera receber uma ciclovia. As Avs tem uma largura X de transito, como vamos ampliar a largura da Av sem gerar desapropriações. Se gerarmos desapropriações, quem vai pagar a conta?Poder Publico ou Privado?! Os comerciantes e moradores vão gostar da ideia de passar uma ciclovia na porta do seu comercio ou casa? Para eles é prioridade o movimento das bikes ou dar prioridade para estacionamentos de carros. Afinal carros tem potencial para levar mercadorias e fidelizar clientes. Bike, maioria não tem concepção para carregar cargas.Eu acho o seguinte e não o PSDB, precisamos realizar os sonhos por etapa. Essa semana que acaba esta sendo muito importante para mim. Finalmente vou conseguir arrancar um dente pelo SUS do HCSVP aqui em Jundiai. Cheguei até tomar champagne na casa de um amigo para comemorar realização desse sonho. Aproveito para convidar Vereador Durval O. PT p/ pedalarmos na S. Japi, eu faço no minimo 17 KMs.

• Deixou um comentário em 19/12/2010 (há mais de 1 ano) Comentario

Discordo que os consumidores com carro têm maior capacidade de compra. Embora os ciclistas não possam transportar grande quantidade de carga em uma vez só, o comércio pode se beneficiar muito em alguns aspectos da bicicleta.

1. É mais fácil para o ciclista do que para o motorista estacionar. Estacionar um carro é mais difícil, demorado e caro que estacionar uma bicicleta. Isso faz com que o ciclista pare mais vezes do que o motorista, e compre mais ao longo do tempo.

2. O ciclista está mais exposto às ações da loja. O ciclista percebe mais o meio por onde percorre.

3. A bicicleta pode ter equipamentos pra levar uma boa quantidade de produtos. E caso os produtos sejam grandes demais, a loja pode se adaptar e levar os produtos até em casa, como já ocorre com móveis e eletrodomésticos.

4. O ciclista é mais rico que o motorista. Aliás, não têm que pagar gasolina, manutenção, impostos, etc. É, pode ser que seja mais uma brincadeirinha, mas se o estágio de maturidade do uso de bicicleta for avançado, e a cidade colaborar com criação de infra-estrutura, vários ciclistas podem optar por não ter carro.

5. Mesmo que exista o argumento que bicicleta é veículo de pobre, ao se incentivar a criação de ciclovias, o "rico" pode começar a usar a bicicleta mais tranquilamente e estar sujeito às 4 vantagens citadas acima.

Sobre escutar a população, essa é uma possibilidade de conversa fiada. É muito fácil dizer que a administração pública está escutando a população quando são assuntos que a opinião pública majoritária é consoante ao interesse do governo em questão. Às vezes a opinião pública ainda não está madura. Cabe à administração pública, então, deixar claro o que será feito e quais são os resultados esperados. Diga-me: que comércio não quer um aumento de vendas? Se os fatores listados acima estão corretos, que acredito que sim, porque li numa cartilha* da União Europeia de incentivo à bike, então o comerciante vai se interessar pela nova política de mobilidade. Se, ainda, a população se mostrar contrária à nova política, cabe ao governo ter colhões para enfrentá-la e fazer a obra acontecer. Afinal, decerto é função do Estado prover o bem à sociedade. E sabemos que o bem, no caso da mobilidade, anda de bicicleta.

*Link para a cartilha: http://ec.europa.eu/en...

• Deixou uma ideia em 19/12/2010 (há mais de 1 ano) Ideia

Ah, e uma coisinha...

A avenida tem uma largura x. Ela não precisa ter 1,1x ou 1,5x para comportar bicicletas. Ela só precisa ter x. Tire uma faixa de carros, e podemos ter duas de bicicleta! E não sei em Jundiaí, mas em Curitiba há uma moda de alguns anos pra cá de tirar faixas de estacionamento. No lugar? Faixa de fluxo de carros. Ué... Se pode tirar estacionamento pra pôr carro, por que não tirar estacionamento pra pôr bicicleta, que cabe mais?

Se Jundiaí optar por tirar estacionamento de carro pra pôr ciclovia e ciclofaixa, pode ter certeza: já está à frente de Curitiba!

• Deixou um comentário em 24/12/2010 (há mais de 1 ano) Comentario

Sr. Diego Vintem (se também não for um avatar usando imagens aleatórias)
    Não sei quem é você, onde trabalha, e talvez não vá saber... não tenho interesse, uma vez que por aqui tudo pode ficar no virtual mesmo.

Até a sua imaginação... e respostas... acho que vão continuar no limbo.

Bicicletas são importantes meios de lazer, entretenimento e até transporte para alguns. Mas os prefeitos que por Jundiaí passaram nunca ao reformar uma avenida, ou abrir um novo bairro (e olha que tem fazenda grande, residencial jundiaí...BEM RECENTES) NÃO PREVIRAM CICLOVIAS.

Prefeito HADDAD É O INCOMPETENTE DA VEZ NESSA QUESTÃO, não planejou isso e agora fica arrumando factóides como se pensasse no assunto.

Grande abraço de Natal a todos, quando voltar de viajem vejo as respostas inteligentes, apenas estas...

• Deixou um comentário em 27/12/2010 (há mais de 1 ano) Comentario

Há um bom tempo acompanho as discussões acerca dos problemas aqui no cidade democrática, e particularmente me encanto com alguns temas, mais ainda com algumas respostas. Thir Adenhauser é meu herói da vez. Num belíssimo comentário acerca dos governos jundiaienses, que nunca pensaram ciclovias de forma efetiva ou seja, passiveis de serem usadas em larga escala novamente colocou o senhor Diego Vintem em xeque.

Num problema relatado por mim (convido a todos para que visitem, apoiem, comentem) A avenida 14 de dezembro está em frangalhos, o ilmo sr Diego afirmou que o asfalto da avenida se encontrava em bom estado, pois não havia um buraco suficientemente grande para derrubá-lo de sua Broz 125... Em outro post afirmou ainda que sua reforma estaria certa para os próximos dias (peço que confiram a data do post) e a situação da 14 de dezembro hoje...

Novamente àquela ocasião, o sr Diego foi colocado em xeque, e uma vez mais, os FATOS se mostraram ante seus discursos psdbistas utópicos. Aproveito para ressaltar aqui que NÃO PERTENÇO A NENHUM PARTIDO POLÍTICO!!! Apenas defendo a bandeira de que bons governos são compostos de bons projetos e de pessoas conscientes dos problemas que buscam soluções EFETIVAS, e não se fundamentam em discursos utópicos e promessas efêmeras...

Não vou nem citar o caso da ridícula panfletagem na câmara municipal promovida pelo sr Diego à época do Debate Público promovido pelo sr Pedro Bigardi, sem sequer ouvir a proposta do deputado. Em tempo: EU ESTIVE PRESENTE NESTE DEBATE E SOU CONTRA O PROJETO! Nem por isso deixei de ouví-lo e questioná-lo

• Deixou um comentário em 28/12/2010 (há mais de 1 ano) Comentario

Muito se fala nos jornais, mas é preciso ação. A av. Pref. Luiz Latorre é perfeita para a implantação de uma ciclovia: plana, com um canteiro central espaçoso.

• Deixou um comentário em 03/01/2011 (há mais de 1 ano) Comentario

Guilherme Turquetto,

Quando for necessario irei fazer minha panfletagem sim. Só que agora para o ano 2011 vou melhorar meu trabalho, vou utilizar mais tecnicas. Vivemos em um Pais democratico e quando eu não concordar com algum procedimento ou projeto do Sr. Bigardi, vou fazer sim minha panfletagem. Se for necessario vou fazer minha panfletagem na porta da CL em SP no plenario. Mas qual foi reação da equipe do Sr. Bigardi perante minha manifestação? Chamou a policia... Sempre assim, seguindo a cartilha podre do PT e do PCdoB, quando oposição estiver muito perto da verdade, crie factoides, faça de conta que não é com voce e processe por calunia, diflamação e etc.... Eu não faço politica de quarto, durante periodo eleitoral fiquei mais tempo nas ruas do que em casa. E voce, onde estava? Atual governo do PSDB em nivel municipal esta fazendo muitas coisas em beneficio do povo. Só uma questão de ler JJ, JC and JBD da nossa cidade. Não esqueça tambem de entrar no website da PMJ, tem muitas informações. Lembrando que voce decide o que quer enxergar, as vezes a verdade esta passando na sua cara, só que voce não quer enxergar. Garanto para voce, que as ciclovias estão saindo do papel, mas com planejamento urbano e geografico. Não somos adeptos dos alucinados obreiros do PAC, que aprovam obras sem analise tecnica e ainda onera os cofres do Brasil.

• Deixou um comentário em 06/01/2011 (há mais de 1 ano) Comentario

é muito bonito falar que é necessário andar menos de ônibus, deixar de poluir o ar mas dar condições adequadas para serem utilizadas que é bom nada. esse problema é nosso afinal nossa juventude se preocupa com as questões de meio ambiente e sedentarismo.

• Deixou um comentário em 10/01/2011 (há mais de 1 ano) Comentario

Diego

Primeiramente eu gostaria de saber o que você entende por planejamento geográfico e urbano? Já retornarei a este ponto. Quanto ao debate do sr. Bigardi, não seria mais efetivo se você participasse do debate e questioná-lo, como eu o fiz? Eu questionei o sr. Bigardi quanto ao que seria feito com relação aos moradores já residentes na serra (depois se você quiser, posso dar mais detalhes) e ele não soube responder coerentemente. OK, mas como você mesmo citou estamos num país democrático, precisamos dar espaço para as pessoas falarem (ainda que o que digam nem semrpe seja de nosso agrado). Com relação ao que eu fazia durante as eleições, segui um conselho da minha mãe - nós temos 2 ouvidos e uma boca, isso serve para ouvirmos mais, antes de falarmos. Eu não defendo bandeiras partidárias Diego. O governo de Jundiai têm feito boas ações? sem dúvida. MAAAS analise comigo... Apesar da necessidade em se construir avenidas que suportem trafego intenso e adaptar as antigas às atuais condições, justifica o extermínio de um micro-ecossistema, como o corrego do mato? Ou ainda pior, cogitar a construção de uma ciclovia SOBRE o córrego? Outra coisa, sugiro cuidado ao absorver as informações dos jornais sem uma análise crítica antes. Será que o que está sendo dito é verdade?? Ou eu aceito isso apenas por ser to time que eu torço?

Voltando a questão do planejamento urbano e geográfico... Quando você cita estes termos, você está analisando em quê sentido? Você está pensando em impacto de vizinhança? (seria mais ou menos como o caso que vc citou um tempinho atrás, de quem quer, quem aceita, ou quem pagaria, etc) Você está pensando em redução de poluição do ar, poluição sonora, melhoria da qualidade de vida dos cidadãos? Apenas para concluir. Já que IMPACTOS ocorrem inevitavelmente (tanto bons quanto ruins) não seria o caso de pesarmos riscos e benefícios com mais clareza, ao invés de simplesmente dizer "estamos fazendo viu, mas tem que ter calma... e blá blá blá, planejamento isso ou aquilo" colocarmos com mais clareza - determinado lugar NÃO comporta uma ciclovia, por isso, isso e isso... ou COMPORTA SIM, mas necessita de adaptações, assim, assim e assado.

• Deixou um comentário em 19/01/2011 (há mais de 1 ano) Comentario

Entre no site http://migre.me/3HW6A do Cidade Democrática e apoie a instalação de Universidade Pública para Jundiaí e região

• Deixou um comentário em 28/01/2011 (há mais de 1 ano) Comentario

Dois links muito legais sobre o Plano de Mobilidade Urbana de Lyon (França). Interessante destacar: "O plano aprovado em 1997, após dois anos de estudo e consulta, especifica objetivos e metas em todas as áreas da mobilidade. Foi criado um observatório da mobilidade para avaliar as diferentes ações." e "Um comitê consultivo de mobilidade urbana foi criado para coordenar e acompanhar as diversas iniciativas." Isso sim é que é levar a sério o planejamento da mobilidade urbana! Estudos, objetivos, metas, observatório e comitê! Quando é que Jundiaí e as cidades vizinhas vão começar esse trabalho?
    http://2020sustentavel...
    http://www.cidadessust...

• Deixou um comentário em 29/01/2011 (há mais de 1 ano) Comentario

é interessante analisarmos que toda cidade que se propõe a desenvolver um plano cicloviário de uso em larga escala, é enormemente beneficiada com a melhoria da fluidez do transito, da mobilidade urbana e da saúde da população, claro. Mais interessante ainda é que todas as cidades que o fazem, desenvolvem um trabalho de planejamento urbano e geográfico, e adequam suas vias para o uso das bicicletas, mesmo em cidades com topografias acidentadas (como o caso da nossa amada cidade)
    A Propósito, seria muita sensibilidade minha ou o sr Diego Vintem ausentou-se do debate?? Acredito que a participação dele é extremamente importante por conta de trazer a sua perspectiva partidária para o tema... Só espero sinceramente que ele não faça da mesma forma como fez no tópico "avenida 14 de dezembro está em frangalhos" e simplesmente desapareça da discussão, sabe-se lá se é por falta de argumentos, o que eu duvido, ou pelo menos quero duvidar, ou por qualquer outro motivo...

Volta Diego! Vamos debater, trocar idéias... quem sabe você não nos convence de que suas idéias estão corretas!?

• Deixou um comentário em 31/01/2011 (há mais de 1 ano) Comentario

Cleber, realmente, esse tipo de ação e intervenção cultural no modelo de mobilidade da população interfere de modo muito positivo na sociedade como um todo, tanto na preocupação ambiental e até mesmo no modo das pessoasse relacionarem mais e melhor!

Basta a população começar a se unir para reivindicar seus direitos e o poder público começar a se preocupar de verdade com o bem estar de todos!

Uma tarefa simples, mas que infelizmente não é todo o dia que vemos acontecer..

• Deixou um comentário em 13/02/2011 (há mais de 1 ano) Comentario

Ler o JJ, JC, JBD pra formar opinião é uma piada? Não, não é, mas é importante buscar outras fontes, pois nestas eu sinceramente não enxergo debate. Não enxergo visões diferenciadas. Leio sobre a cidade e fico realmente deslumbrado.
    Voltando à discussão, considero importante o que o sr. Diego falou a respeito de ouvir a população. Importantíssimo. É feito isso efetivamente? Quando fizermos isto, teremos coragem de nos desprenderemos de nossas convicções e ouvirmos a opinião do outro? Porque também não adianta ouvir pra tentar vender a própria idéia. Quando se ouve com a opinão pronta, consolidada, cai-se na armadilha do surdismo voluntário.

Acompanho este tópico e me indago porque as experiências européias ou mesmo de Curitiba e outras pouquíssimas cidades brasileiras são jogadas no lixo por nossa cidade. Geografia, História, Matemática ou Filosofia?

• Deixou um comentário em 24/02/2011 (há aproximadamente 1 ano) Comentario

Não li se alguem ja comentou sobre isso....mas eu gostava muito de andar na ferroviarios de domingo...achei uma pena quando construiram o extra, e tiveram que parar...era um otimo incentivo para a população se levantar e andar...

• Deixou um comentário em 10/03/2011 (há aproximadamente 1 ano) Comentario

Abrir a Avenida União dos Ferroviários aos domingos para o trânsito de automóveis, foi uma tremenda insensatez na minha opinião. Àquela época, foi dito que a avenida já nem era tão utilizada por ciclistas que dispunham dos parques, etc... pois bem... A avenida era uma gigantesca ciclovia, acessível por pessoas de praticamente toda a cidade (mesmo para os bairros mais afastados, não havia tanta distância para se alcançá-la). É um espaço de lazer de faz muita falta para toda a população, em termos de lazer com bicicletas.

Quanto ao deslocamento de veículos vindos de Várzea Paulista, Agapeama, Vila Cristo, etc, aos domingos durante o horário de funcionamento da avenida como área de lazer, não chegava a ter um fluxo tão expressivo que não pudesse ser absorvido pelas vias paralelas a avenida.

Mudando um pouquinho o foco, eu gostaria de saber aonde está o sr Diego Vintem. Não se manifestou mais por aqui... Isso é muito chato, porque quando a discussão está ganhando corpo, com bons argumentos de ambos os lados, ele simplesmente some... foi assim aqui, foi assim no topico da 14 de dezembro... volta Diego, queremos sua opinião!

• Deixou um comentário em 12/03/2011 (há aproximadamente 1 ano) Comentario

Pessoal, precisamos de apoio aqui no CidadeDemocrática, para a proposta:

"Universidade Pública em Jundiaí: destinar área/imóvel e instalar, para atender toda região". http://migre.me/428fF

Do Durval Orlato.

Uma proposta completa, com área e ações a respeito. Contamos com vocês.

Abraços

• Deixou um comentário em 21/03/2011 (há aproximadamente 1 ano) Comentario

verdade nossos governates tucano nos ultimos 20anos somente fizerao ciclo na Luis Pincinato esta é a prioridade para o cidadao.

• Deixou um comentário em 25/03/2011 (há aproximadamente 1 ano) Comentario

Pessoal, aqueles que ainda não fizeram o APOIO à proposta abaixo, é só ir no link abaixo:

"Universidade Pública em Jundiaí: destinar área/imóvel e instalar, para atender toda região". http://migre.me/428fF
    Do Vereador Durval Orlato

Uma proposta completa, com área e ações a respeito. Contamos com vocês.

• Deixou um comentário em 04/04/2011 (há aproximadamente 1 ano) Comentario

Tambem concordo com você, nossa cidade precisa de uma ciclovias, para estimular a pratica de exercicíos, e melhorando a qualidade de vida de todos nós, pois diminui a poluição e o trastorno no trânsito.

Apoio a ideia pois seria bom para lazer e até mesmo para o dia a dia , Tem gente que prefere ir de bicicleta para o trabalho para não enfrentar o transito , mas sem ciclovia fica dificil por causa da segurança pois ninguem respeita os ciclistas.

eo apoio por que esa ideia a boa
    e precisa de ciclovias

Com certeza Luiz, Como não há ciclovia em jundiaí, todos resolvem ir de carro, então... vira esse trânsito que muitos jundiaienses enfrentam no seu dia-a-dia.

Com a ciclovia, poderiamos ter menos trânsitos, consequentemente menos poluição, que ajudaria na questão de meio ambiente.

concordo plenamente com a ideia, pois assim evitamos transito e transtorno dos motoristas.

Participando de uma aficina no SENAC, cheguei a mesma proposta que você, e queria saber como que você chegou a essa proposta, o que você está fazendo para tentar concientizar as pessoas para a ciclovias e estou disposto a te ajudar.

• Deixou uma ideia em 10/04/2011 (há aproximadamente 1 ano) Ideia

META DE APOIOS: 500
    PRAZO: 16 de agosto de 2011

DEBATE

Tema: Mobilidade Sustentável

Onde: Jd Botânico

Data: a definir

Quem convidar?

- Ciclistas
    - Biciletarias
    - Amigos
    - Demais interessados

WEB - parte 1

Estratégia: Twittaço para divulgar o flash mob

Data: a definir

FLASH MOB

Tema: (definir um nome bem bacanaaa)
    Idéia: Bicicletada temática - profissões

Percurso:
    - Av 9 de Julho
    - Centro da Cidade
    - Ferroviários

WEB - Parte 2

Divulgar vídeos do flash mob no youtube

FESTA

Local: Pq da Cidade

Tema: Piquenique (definir)

Convidados: Participantes do debate, do flash mob e interessados

• Deixou um comentário em 11/04/2011 (há aproximadamente 1 ano) Comentario

Olá pessoal, considerem a proposta de Implantação do Orçamento Participativo também como item para o CidaDonos, já tem link e há tempos foi proposto, mas quero colocar este tema para discusão, afinal, aponto esta iniciativa como "A MÃE DAS PARTICIPAÇÕES POPULARES E DEMOCRÁTICAS", onde ciclovias, bilhete único, meio ambiente, segurança e outras demandas poderiam ser, de fato, apontadas e resolvidas"

APOIEM A PROPOSTA AQUI NO CIDADE DEMOCRÁTICA:
    Link http://migre.me/4dZlH

• Deixou uma ideia em 11/04/2011 (há aproximadamente 1 ano) Ideia

Bom, já faz um bom tempo que nosso problema 'Falta de Ciclovias' está ativo aqui no Cidade Democrática, e para que cada vez mais possamos trazer melhorias para os ciclistas e para toda a população, é necessário que haja a participação ativa e em conjunto de todos que aqui discutem novas idéias, pensamentos, enfim, que buscam uma melhor qualidade de vida e de meio ambiente para todos!

A partir desta idéia de buscar concentrar e unir forças para nossas reivindicações, a Bicicletada Jundiaí e muuitos ciclistas (www.bicicletadajundiai...), que já promove todo último sábado do mês uma manifestação, começam a estabelecer atividades e ações de intervenção urbana e manifestações para que, juntos, consigamos transformar a desigualdade e o caos no trânsito em ciclovias e em uma sociedade mais sustentável e humana!

Vamos começar a divulgar essas atividades em breve e esperamos que todos comecem a participar não só aqui na web, como também nas nossas ruas, fazendo valer e virar realidade nossos sonhos e objetivos!

Participe você também: www.bicicletadajundiai...

• Deixou um comentário em 21/04/2011 (há aproximadamente 1 ano) Comentario

Ola!

Além das ciclovias, seria legal de educar o povo para todos ficar feliz e seguros sobre as estradas... ando de bicicleta todos os dias faz 2 anos, vi setas usadas certinho menos de 10 vezes :-D

Pierre

• Deixou um comentário em 23/04/2011 (há aproximadamente 1 ano) Comentario

UNIR FORÇAS E REALIZAR INICIATIVAS:

A 1ª Bicicletada da Juventude de Guarulhosconsiste em um passeio ciclístico com percurso de aproximadamente 4,7 km, com oficinas voltadas a manutenção da bicicleta no final do percurso em uma ciclovia da cidade. Esta previsto para ser realizado no dia 1 de Maio de 2011. É um projeto idealizado pelaCoordenadoria Municipal de Juventude órgão daprefeitura de Guarulhos em parceria com asociedade civil.
    Objetivos
    A Bicicletada surge da necessidade de promover a discussão e conscientização sobre uso de meios de transporte alternativo aos veículos movidos por combustíveis fosseis, aliado à constatação do crescente do uso da bicicleta, não somente para atividades de esporte e lazer, mas como meio de se locomover ao trabalho e à escola, por exemplo, de maneira eficiente, saudável e sustentável.
    Segundo dados da Abraciclo, o Brasil é o 3º maior fabricante de bicicletas do mundo, com 5,3 milhões de unidades produzidas em 2010, atrás apenas da China e da Índia, países que concentram 76% da produção mundial. Além disso, o Brasil foi em 2007 o 5º maior mercado consumidor de bicicletas do mundo, e possuía nesse mesmo ano uma frota de 65 milhões de bicicletas nas ruas.
    Em Guarulhos a população entre 15 e 29 anos é de aproximadamente 370.000 jovens, segundo o ultimo senso do IBGE realizado no município. Há um grande potencial nesse segmento para difusão da cultura dabicicleta como meio de transporte no dia a dia das pessoas, e não somente para lazer.
    Serviço
    § Data: 1 de maio de 2011
    § Horário: às 9h
    § Local: Av. Papa João XXIII - Portão Principal do Bosque Maia
    Fonte: Vida Contemporâneo

• Deixou um comentário em 30/04/2011 (há aproximadamente 1 ano) Comentario

Olá pessoal

Peço apoio de vocês para a proposta "Universidade Pública em Jundiaí: destinar área/imóvel e instalar, para atender toda região" de autoria de DURVAL ORLATO.

Poder ser Universidade Federal ou Estadual, tem um conteúdo completo. Peço aquela força e participação. Obrigado.

OU NO LINK: http://migre.me/4p00H

• Deixou um comentário em 30/04/2011 (há aproximadamente 1 ano) Comentario

Pessoal, peço apoio a esta proposta:

"Implantar o Orçamento Participativo em Jundiaí fazendo reuniões em várias regiões da cidade"
    aqui no Cidade Democrática

No link: http://migre.me/4p5OL

Orçamento Participativo nunca foi tão importante, apoiem essa idéia. Obrigado.

• Deixou um comentário em 04/05/2011 (há aproximadamente 1 ano) Comentario

Alem de uma vida mais saudavel é um modo de promover cidadania e melhor convivencia entre jundiaienses. Bem pensado.

• Deixou um comentário em 04/05/2011 (há aproximadamente 1 ano) Comentario

Uma das melhores formas de acabar com os congestionamentos, além de garantir mais saúde e qualidade de vida! Apoiado!

• Deixou um comentário em 05/05/2011 (há aproximadamente 1 ano) Comentario

Uma maneira de reduzir os acidentes de transito envolvendo atropelamentos de ciclistas, é massificar o uso de bicicleatas no transito, assim, os motoristas respeitariam mais e seria mais seguro pedalar por ai...

• Deixou um comentário em 05/05/2011 (há aproximadamente 1 ano) Comentario

A PMJ esta estudando uma forma de liberar uma faixa da AV 9 Julho para o transito bikes nos finais de semana. Lembrando que Parque da Cidade e Av Aeroporto que liga Eloy Chaves já tem faixa para ciclistas. Ainda o futuro Jardim Botanico das Tulipas tambem contara com faixa para os ciclistas. Isso para mim é fantastico!!! Aproveito para recomendar uma trilha na Serra do Japi. Uma experiencia unica em tentar subir o Morro da Macumba e depois Morro da Mandioca. Ninguem esquece, jamais esquece!!!

• Deixou um comentário em 06/05/2011 (há aproximadamente 1 ano) Comentario

Parabéns pela proposta e pela participação no Concurso CIDADONOS (http://cidadonos.org.br/). Temos certeza de que a participação de líderes e mobilizadores é fundamental para a construção de um novo modelo de governança no qual o cidadão comum consiga influenciar políticas públicas.

CIDADONOS é um concurso que vai premiar as melhores ideias e propostas para transformar Jundiaí na cidade dos sonhos dos seus moradores.

• Deixou um comentário em 06/05/2011 (há aproximadamente 1 ano) Comentario

Vejam a proposta associada ao tema:

• Deixou um comentário em 10/05/2011 (há aproximadamente 1 ano) Comentario

Venho também pedir o apoio na proposta de ÔNIBUS POR 1 REAL NOS FINAIS DE SEMANAS E FERIADOS (Projeto que já deu certo em várias cidades do Brasil) http://www.cidadedemoc...

• Deixou um comentário em 15/05/2011 (há aproximadamente 1 ano) Comentario

Gostaria de pedir o seu apoio, comentário e ajuda na divulgação da proposta: http://www.cidadedemoc... . Jundiaí peca na qualidade de saúde pública,temos uma demanda muito grande mas poucos leitos, atráves do concurso Cidadonos esperamos que essa questão ganhe destaque para finalmente termos um hospital regional em nossa cidade.

Desde já muito obrigado!
    Um abraço!

• Deixou um comentário em 23/05/2011 (há 12 meses) Comentario

Pessoal, fiquem de olho, o Deputado Estadual Pedro Bigardi trouxe uma verba de R$ 250.000,00 para ciclovias e o Executivo rejeitou, porque disseram que é muito pouco, pasmem...........

O que a Manoela Goldoni informou é gravíssimo e inédito, mas precisamos confirmar a informação. Como, e se ocorreu a recusa do recurso financeiro.

Seguindo o Raciocínio da Manoela Goldoni, isso me lembrou de uma piadinha:

A cidade precisava de uma ponte ligando dois bairros, e o secretário de obras da prefeitura precisava apresentar três orçamentos:
    -O primeiro foi o orçamento do engenheiro japonês: R$ 1.000.000,00
    -O segundo foi o orçamento do engenheiro alemão: R$ 2.000.000,00
    -O terceiro foi o orçamento do engenheiro americano: R$ 3.000.000,00
    O secretário já decidido, foi apresentar a proposta para o secretário de contas:
    -Vamos fazer com o engenheiro Americano.
    O secretário de contas que não é bobo, questionou:
    -Mas por que você escolheu o mais caro?
    E o secretário, "muito esperto", respondeu:
    -Vamos pagar para o japonês fazer a ponte.
    Metade fica comigo, metade com você. Tópas??

• Deixou um comentário em 24/05/2011 (há 12 meses) Comentario

A questão não é quem é de onde e faz o quê. Imaginemos uma mega ciclovia, unindo a Av. União dos Ferroviários, Luis Latorre, 9 de Julho. Ou então a Av, dos Imigrantes, Marginal do Córrego da Colônia, parte da Ponte São João e Av. Antonio Federico Ozanan, que interliga na Av. União dos Ferroviários. Ou seja, todas as propostas são plausíveis, tanto para lazer quanto para o trabalho. Impossível? Não. É planejar para o futuro.

• Deixou um comentário em 27/05/2011 (há 12 meses) Comentario

Apoiado!

Aproveito para pedir que interajam com nossa proposta de criar um Centro da Juventude e ainda contribuir para revitalização do Complexo Fepasa!

Abraços!

• Deixou uma pergunta em 30/05/2011 (há 12 meses) Pergunta

Sempre apoiei a idéia de ciclovia em Jundiaí, dizendo que não seria somente para lazer... mas como um modo de facilitar a locomoção de muitas pessoas pela cidade.
    Agora estudo e moro em Sorocaba e consigo comparar bem as duas cidades. A Ciclovia de Sorocaba é a segunda maior do país, perdendo somente para o Rio de Janeiro. As avenidas aqui são largas, com espaço suficiente para a construção das faixas, podendo assim o ciclista andar com mas segurança e traquilidade pela cidade.
    Jundiai é uma cidade que cresceu sem planejamento as "novas avenidas" são estreitas, sem contar com o relevo... cheio de subidas e decidas.
    O centro é a união dessas duas caracteristcas.... ruas estreitas com subidas e descidas.
    Não consigo imaginar uma rede cicloviária em Jundiaí bem planejada, que ofereça segurança aos ciclistas... teria que mudar muita coisa para que isso acontecesse.
    Na Av. 9 de Julho nem os carros tem a segurança necessária para trafegar...a exemplo do carro que caiu no córrego semana passada, matando mãe e filha.
    Como seria possível uma ciclovia em Jundiaí?
    Seria a prefeitura capaz de elaborar algo seguro ?

• Deixou um comentário em 30/05/2011 (há 12 meses) Comentario

Dêem uma olhada na proposta que apresento: http://www.cidadedemoc...

A questão da segurança e do respeito entre ciclistas, motoristas e pedestres precisa ser aprimorada. Alguns motoristas ainda tem aquele conceito egoísta de: "sou o mais esperto!" Várias atitudes ainda precisam ser lapidadas no trânsito como, por exemplo: Utilizar a faixa da direita quando não está com tanta pressa. Deixar a esquerda livre para quem esta com mais pressa. Dar passagem. Não cortar fila. Não mostrar o dedo do meio quando acontecer alguma "barberagem". Não parar na faixa de pedestre... Enfim, respeitar o próximo do mesmo jeito que gostaria de ser respeitado. Isso precisa ser ensinado e praticado por nós. A hora para começar é agora.
    Jundiaí tem estrutura e $$ suficiente para construção de ciclovias. O que precisa é de ATITUDE dos nossos governantes. Vamos deixar de lado aquele velho conceito ridículo, mesquinho e egoísta de: "Quanto ou o quê eu vou ganhar com isso?"

• Deixou um comentário em 17/06/2011 (há 11 meses) Comentario

Poxa, cara. Que proposta boa!!! Curti pra caramba!!!!

• Deixou um comentário em 20/06/2011 (há 11 meses) Comentario

Apoio com certeza essa causa. Para quem utiliza da bike como um meio de transporte e lazer, seria muito bom mais ciclovias, pois as avenidas e ruas de Jundiaí, além do contínuo trânsito de veículos, são estreitas. Seria interessante a interligação das ciclovias para facilitar e também para incentivar o fluxo e o uso de bicicletas.

• Deixou um comentário em 20/06/2011 (há 11 meses) Comentario

O exemplo de copenhagen:
    http://www.youtube.com...
    E tem gente que insiste que não dá pra usar a bicicleta como meio de transporte em Jundiaí!!!

• Deixou um comentário em 21/06/2011 (há 11 meses) Comentario

Gostaria convidar todos os funcionarios Publicos do Legislativo e Executivo escolher um dia da semana para ir trabalhar de bike. Ontem eu fui trabalhar de bike e hoje estou indo novamente. Lanço outro desafio Vereador Durval Orlato PT, não basta apoiar, tem que dar exemplo. Quero ver ele chegar na CMJ de bike na proxima tuesday. Lembrando que existe tempo habil para achar uma bike boa que aguente as pedaladas.

• Deixou um comentário em 21/06/2011 (há 11 meses) Comentario

Sim meu caro Diego! Vamos sugerir a todos (todos mesmo!) funcionários da Prefeitura a ir trabalhar de bicicleta. Vamos fechar aos domingos as avenidas União dos Ferroviários, 9 de julho e Luis Latorre para o trânsito.

• Deixou um comentário em 28/06/2011 (há 11 meses) Comentario

Jundiai não tem boas ciclovias por que o prefeito não depende de uma para ir trabalhar. É facil falar no uso massivo de ciclovias de um lado, e ficar criando uma série de "problemas" para aplicá-las em larga escala pelos principais corredores viários de outro como alguns o fazem neste tópico.

Construir algumas para lazer? Ok, isso de fato é muito bom e bonito... e dá voto! Já que estamos falando em ciclovias para o uso no lazer, a maior ciclovia que Jundiai possuia e nos foi tirada sob o pretexto de "agora nós temos o parque da cidade, então não compensa mais" que era a Ferroviários e não dependia de investimentos em infra-estrutura. Bastavam 2 ou 3 funcionários da Setransp e uma chevrolet D-40 amarela para colocar e tirar os cavaletes que interditavam o trânsito aos automóveis. Acessível a grande maioria da população já que praticamente cortava a cidade (se fosse hoje ainda mais, por possuir sua extensão para Agapeama e Retiro), foi durante muitos anos uma fantástica opção de lazer.

Em termos práticos senhores, ainda estamos muito distantes de boas soluções para o uso prático das ciclovias. Utilizei durante 12 anos e ainda utilizo (desde minha adolescência indo para escola, depois para o trabalho, e até pra ir pro Shopping, pro Beco Fino, etc) e aprendi a pilotá-la em meio ao trânsito, ser ofendido por motoristas que pensam que são os donos das ruas. Falta um pouquinho de boa vontade ao Public Power (tem algumas pessoas aqui que adoram usar algumas palavras em inglês) para viabilizar o uso das ciclovias como alternativa ao nosso caro e ineficaz transporte público, e claro ao transporte motorizado particular potencialmente coletivo, utilizado como individual pela maioria das pessoas.

• Deixou um comentário em 07/07/2011 (há 11 meses) Comentario

Caros amigos e amigas

Peço o apoio de vocês na proposta http://migre.me/5cmEm aqui no Cidade Democrática.
    Trata-se da implantação do Orçamento Participativo em Jundiaí, fazendo com que a prefeitura realize várias reuniões nos bairros para ouvir a população sobre onde e como gastar nossos recursos.

Conto com seu apoio. Obrigado

• Deixou um comentário em 07/07/2011 (há 11 meses) Comentario

Realmente,pelo porte que Jundiaí tem de pessoas,faz falta algumas ciclovias para os cidadãos...a do Parque da Cidade não conta e nem a próxima ao aeroporto,têm que ser mais centralizadas para que todos possam ter acesso.

• Deixou um comentário em 07/07/2011 (há 10 meses) Comentario

Bike é saúde, sustentabilidade e diversão.

• Deixou um comentário em 12/07/2011 (há 10 meses) Comentario

Esse ideia é bem bacana, mas não podemos conseguimos até agora mudar a mente dos nossos políticos. Espero que um dia eles vejam que não precisamos mais de estradas e sim mais áreas verdes de lazer com muitas ciclovias e parque. A propósito o Rio Tietê é uma vergonha nacional porque eles não gastam o dinheiro de nossos impostos na despoluição desse rio.

Quando é que eles vão entender que não precisamos comprar, gastar, de prédio e mais prédio, construções e mais construções? O nosso país é um país em crise fui à Alemanha e achei incrível porque tudo lá funciona, educação, trabalho e entre outras coisas, Berlim é uma cidade bastante organizada. Gostei tanto de lá que queria nascer lá.

Quero mais natureza e que as coisas sejam mais equilibradas em nosso país a grande questão é será que para mudar é preciso entrarmos na política, fazer protestos, campanhas? São na verdade algumas coisas que caberiam na parte das ideias.

Espero que nosso país mude um dia, eu sinto que ele já está começando a mudar.

• Deixou um comentário em 14/07/2011 (há 10 meses) Comentario

BOOOAAA!!! Precisamos urgente de uma ciclovia. Para dar segurança a quem gosta de prticar esse esporte. Abrir caminhos para a Serra do Japi também é uma boa!!

Nem me faleee ! Com todo esse papo de sustentabilidade, meio ambiente, preservação e afins, na reforma da Av. Nove de Julho, em que gastaram-se bilhões, não há sequer uma ciclovia... Que vergonha ! É tudo da boca pra fora... Fala-se tanto nesses assuntos, mas na prática, tá complicado de ver resultado por aqui viu... São raros !

Nem me faleee ! Com todo esse papo de sustentabilidade, meio ambiente, preservação e afins, na reforma da Av. Nove de Julho, em que gastaram-se bilhões, não há sequer uma ciclovia... Que vergonha ! É tudo da boca pra fora... Fala-se tanto nesses assuntos, mas na prática, tá complicado de ver resultado por aqui viu... São raros !

• Deixou um comentário em 15/07/2011 (há 10 meses) Comentario

Há aproximadamente um mês eu estava voltando da escola de bicicleta, a qual uso como meio de transporte, quando um onibus bateu em mim e abriu minha mão na rua do vigário. O ciclista é extremamente desrespeitado nas ruas, e eu sinto isso na pele, literalmente. Várias e várias vezes eu estava andando expremidissimo no canto da pista e então carros passam businando na minha orelha, como se eu estivesse errado. Uso minha bicicleta para ir a todos os lugares da cidade, e ciclovias pela cidade inteira são fundamentais para preservar e facilitar a vida dos ciclistas.

• Deixou um comentário em 16/07/2011 (há 10 meses) Comentario

FALTA DE CICLOVIAS PERDENDO PARA OS FAKES NO CIDADONOS

Isso não é possível, por isso faço essa proposta: http://migre.me/5hoJw

E peço além de compreensão, apoio dos organizadores. Att

• Deixou um comentário em 16/07/2011 (há 10 meses) Comentario

Esse ideia é bem bacana, mas não conseguimos até agora mudar a mente dos nossos políticos. Espero que um dia eles vejam que não precisamos mais de estradas e sim mais áreas verdes de lazer com muitas ciclovias e parque. A propósito o Rio Tietê é uma vergonha nacional porque eles não gastam o dinheiro de nossos impostos na despoluição desse rio.

Quando é que eles vão entender que não precisamos comprar, gastar, de prédio e mais prédio, construções e mais construções? O nosso país é um país em crise fui à Alemanha e achei incrível porque tudo lá funciona, educação, trabalho e entre outras coisas, Berlim é uma cidade bastante organizada. Gostei tanto de lá que queria nascer lá.

Quero mais natureza e que as coisas sejam mais equilibradas em nosso país a grande questão é será que para mudar é preciso entrarmos na política, fazer protestos, campanhas? São na verdade algumas coisas que caberiam na parte das ideias.

Espero que nosso país mude um dia, eu sinto que ele já está começando a mudar.

• Deixou um comentário em 24/07/2011 (há 10 meses) Comentario

O Pedala Jundiaí é uma campanha feita em conjunto pela Bicicletada Jundiaí e Voto Consciente Jundiaí que tem a finalidade de construir a relevância da bicicletada como efetivo meio de transporte, reduzindo os efeitos do transporte automotivo na saúde pública e mobilidade urbana de Jundiaí, sem contar que é um transporte ambientalmente correto pois não emite gases poluentes. Também construir e debater propostas inovadoras que impulsionem as ações de governos, empresas e cidadãos, além de dar visibilidade a boas práticas locais

• Deixou uma resposta em 25/07/2011 (há 10 meses) Resposta

Guilherme, Dênis e Diego falaram da importância de os políticos usarem ciclovias e mudarem sua mentalidade! Os cidadãos também precisam!

Vejam o testemunho de André e vamos imaginar quantos outros ciclistas já foram atingidos por carros ou tiveram que se virar pra evitar acidentes! Jundiaí era exemplo quando fechava a Av. dos Ferroviários e, em vez de aumentar os incentivos, o governo acabou com a ciclofaixa.

Precisamos incentivar ciclorotas, ciclovias, bicicletários e integração intermodal!

• Deixou uma pergunta em 25/07/2011 (há 10 meses) Pergunta

Que tal aprofundarmos esse debate? Provavelmente três das 12 ideias da AGENDA CIDADÃ falam desse tema:

1) Bilhete Único
    2) Falta de Ciclovias
    3) Bicicletários em Terminais de Ônibus

Dá pra partir dessas ideias e construir uma proposta básica que incentive integração entre bicicleta e ônibus e construa corredores e terminais adaptados! Que outras ideias podem fortalecer um Plano de Mobilidade Sustentável em nossa cidade?

• Deixou um comentário em 25/07/2011 (há 10 meses) Comentario

Meias medidas não funcionam, não basta criar uma faixa para lazer aos domingos, é necessário mudar o conceito e usar a bicicleta como alternativa.

• Deixou um comentário em 27/07/2011 (há 10 meses) Comentario

Perfeito! fundamental a implantação de ciclovias em qualquer município!
    Jundiaí pelo jeito ainda não entendeu....acabaram de gastar muitos milhões de reais no embelezamento da av.9 de julho porém não contemplaram uma ciclovia!!!
    Que atraso, Jundiaí !!

• Deixou um comentário em 30/07/2011 (há 10 meses) Comentario

Hoje foi feita uma Ciclorrota Cidadã na Nove de Julho!

Cidadãos ocupando uma faixa dedicada aos carros e contruindo uma faixa para bicicletas!

• Deixou um comentário em 07/08/2011 (há 9 meses) Comentario

AGRADECIMENTO:

Obrigado a todos que apoiaram e seguiram a proposta do Orçamento Participativo. Só nestes últimos 3 meses conseguimos mais de 200 apoios graças a vocês.

Está entre as 10 propostas mais votadas recentemente e com certeza o Orçamento Participativo precisa ser uma realidade em nossa Jundiaí. Não dá pra sermos uma das cidades mais ricas do país, se esta riqueza não pode ser distribuída de forma participativa, ouvindo a voz do povo!

Vamos continuar nesta luta e contando com o apoio de todos, afinal SE O POVO PUDESSE OPINAR, teríamos CICLOVIAS, ALUGUEL DE BICICLETAS, UNIVERSIDADES, BILHETE ÚNICO, TRANSPORTE DE BOA QUALIDADE, ÔNIBUS A r$ 1 NOS FINAIS DE SEMANA... portanto o OP é a "proposta-meio" mais eficiente para obtermos várias demandas aqui apontadas.

Obrigado a todos.

• Deixou um comentário em 11/09/2011 (há 8 meses) Comentario

Porto Alegre esta vivendo uma experiência bem interessante em matéria de ciclovias. Temos um plano diretor cicloviario muito bom, aprovado em 2009, mas muito poucas ciclovias na cidade. Os ciclistas se organizaram, após um gravíssimo episódio de atitude agressiva de um motorista que feriu vários deles. Articularam-se vários movimentos, entre os quais o massacritica, que tem pagina na web. Procuraram a prefeitura e iniciou-se um dialogo sociedade civil/governo que já dura seis meses e tem resultado em varias decisões concretas de expansão de ciclovias na cidade. Entre elas, a construção imediata de uma ciclovia de 9,4 km, uma outra já programada para 2012 de 8 km. Também foi decidido cumprir a lei do plano cicloviario que prevê a destinação de no mínimo 20% dos recursos resultantes de multas de trânsito em ciclovias e educação para o trânsito seguro. Abraços.

• Deixou um comentário em 11/09/2011 (há 8 meses) Comentario

Porto Alegre esta vivendo uma experiência bem interessante em matéria de ciclovias. Temos um plano diretor cicloviario muito bom, aprovado em 2009, mas muito poucas ciclovias na cidade. Os ciclistas se organizaram, após um gravíssimo episódio de atitude agressiva de um motorista que feriu vários deles. Articularam-se vários movimentos, entre os quais o massacritica, que tem pagina na web. Procuraram a prefeitura e iniciou-se um dialogo sociedade civil/governo que já dura seis meses e tem resultado em varias decisões concretas de expansão de ciclovias na cidade. Entre elas, a construção imediata de uma ciclovia de 9,4 km, uma outra já programada para 2012 de 8 km. Também foi decidido cumprir a lei do plano cicloviario que prevê a destinação de no mínimo 20% dos recursos resultantes de multas de trânsito em ciclovias e educação para o trânsito seguro. Abraços.

• Deixou um comentário em 19/09/2011 (há 8 meses) Comentario

Esta proposta foi debatida durante a Conferência Municipal de Juventude de Jundiaí e, aprovada, consta no relatório de propostas aprovadas pelos participantes. Trata-se, portanto, de uma das prioridades eleitas e que deve nortear as ações do poder público loca. Será tarefa do Conselho Municipal de Juventude cobrar sua implementação!

• Deixou um comentário em 07/11/2011 (há 6 meses) Comentario

É uma necessidade em nossa cidade a criação de ciclovias, desta forma tornaremos viável utilizar a bicicleta com segurança.
    Adoro andar de bicicleta, mas é desanimador andar em algumas regiões de Jundiaí, torna-se muito perigoso, com a criação de mais ciclovias funcionais que interliguem a cidade tornaremos este meio de transporte muito mais seguro e com certeza com a adesão de muito mais pessoas sendo uma alternativa ao transito de nossa cidade. E aproveito para parabenizar a ciclovia interligando o Parque da Cidade ao Jardim botânico, realmente uma opção muito importante, contudo se fazem necessários a ampliação de atitudes iguais a esta e a interligação de mais ciclovias.

• Deixou um comentário em 12/11/2011 (há 6 meses) Comentario

Nestes últimos meses temos divulgado as propostas da AGENDA CIDADÃ (vencedoras do Concurso Cidadonos) e buscado incentivar a atuação de jornalistas, fazendo matérias e sabatinas com governantes.

Em cada Encontro Mensal que realizamos, estamos convidando governantes para sabatinas sobre as 12 propostas. Hoje mesmo realizamos uma sabatina com o Secretário de Finanças Parimoschi, perguntando quais ações do Orçamento de 2012 contemplam as propostas da Agenda. No último mês, uma sabatina com os três vereadores do PV à época (Paulo Sergio Martins, Silvio Ermani e Leandro Palmarini). Agora, no dia 04/12, faremos evento convidando todos os governantes locais (deputados, vereadores e secretários, além do Prefeito) para pedir que divulguem suas ações realizadas e previstas!

A AGENDA CIDADÃ foi construída pela ideia e apoio de milhares de jundiaienses! Esperamos que muitos estejam empenhados para sua implementação e, de nossa parte, estamos colocando toda a energia possível, com os voluntários de nosso grupo!

• Deixou uma pergunta em 12/11/2011 (há 6 meses) Pergunta

Luiz, o evento final do CIDADONOS está marcado! Veja os detalhes. Para você autor de uma das propostas vencedoras, pedimos que nos detalhe as ações que desenvolveu nestes meses para promovê-la. Te mandei algumas perguntas (retomo abaixo). Consegue responder para jundiai@votoconsciente.org.br? Precisamos disso para a publicação final do concurso, ok?

1- Você sente que a sua proposta vencedora no concurso Cidadonos teve avanços na cidade? Quais?
    2- Você foi procurado por ongs, políticos ou jornalistas interessados na sua proposta?
    3 - Você tentou nesses últimos meses levar a sua ideia adiante e torná-la realidade? Como? (Se fez alguma reunião com o secretário da área, com vereadores, entrou em contato com alguma entidade ligada ao tema e se fez algum evento)

• Deixou um comentário em 08/12/2011 (há 5 meses) Comentario

Na boa, o uso de bicicleta como alternativa de meio de transporte em Jundiaí é IMPRATICÁVEL!!!

Só um atleta para conseguir pedalar nas ladeiras jundiaienses!!! Isso para não falar do nosso clima tropical, a temperatura máxima chega perto ou supera os 30ºC na imensa maioria dos dias. CHEGAR PARA TRABALHAR CANSADO E SUADO !! Esquece!!!

Bicicleta é uma alternativa para mobilidade urbana que deu certo em algumas cidades europeias. AQUI é outra realidade!! Precisamos inventar a NOSSA MANEIRA!!

Por que copiar um modelo europeu sem questionamentos? Não podemos encontrar alternativas diferentes, mais adequadas a nossa realidade? VIVA A CRIATIVIDADE!!

Certo, discutir alternativas para a mobilidade urbana em Jundiaí é fundamental!! MAS vejo um certo autoritarismo do pessoal que defende o uso de bicicletas e a criação de ciclovias. Querem nos impor essa alternativa como a melhor e única opção sustentável.

Não chamam a sociedade para discussão, querem impor ‘goela abaixo’ uma proposta.

Temos que discutir e formular com todas as camadas da sociedade uma alternativa para a mobilidade urbana, considerando-se as especificidades jundiaienses, a vontade de quem mora aqui!!!

O que é bom para a Holanda e para sua capital Amsterdam, pode não ser bom para o Brasil e para Jundiaí!!

VALE DESTACAR, a Holanda é um país extremamente plano.

• Deixou um comentário em 12/02/2012 (há 3 meses) Comentario

para quem fala de necessidade de preparo físico, atraso, subidas e descidas, dois pontos...

1. a existência de ciclovias não obriga ninguém a usa-las, você pode continuar usando seu veículo de 2 toneladas para levar uma pessoa só...

2. nosso terreno é tão diferente do de Sorocaba? http://www.youtube.com...

ops, terceiro ponto... risco de atropelamento? com boa estrutura de ciclovia exclusiva e cercada esse risco diminui muito... agora bicicletas enfrentando monstros de até 10 toneladas dirigidos por pessoas que acham que as bicicletas estão atrapalhando o trânsito realmente fica meio díficil...

• Deixou uma pergunta em 15/03/2012 (há 2 meses) Pergunta

Boa tarde a toda comunidade de apoiadores desta ideia!

Deixamos aqui uma consulta a(o) propositor(a) para saber quais têm sido suas ações no sentido de promover a implementação da ideia. Debates, eventos, articulação com governantes etc. Notamos que faz algum tempo que não deixa nenhum relato sobre esse tipo aqui.

Além disso, queremos registrar que este ano, a partir das 12 ideias mais relevantes do Concurso Cidadonos (www.cidadonos.org.br), que foram apoiadas por mais de 3600 jundiaienses e traduzem os maiores desejos da cidade, todos os candidatos a prefeito e vereadores responderão quais suas propostas, se forem eleitos, e como implementarão tais ideias.

Estes compromissos serão impressos na FICHA PÚBLICA e distribuídos em palestras e debates em escolas e bairros da nossa cidade, possibilitando a todo jundiaiense comparar e escolher melhor os candidatos, além de cobrar e fiscalizar os eleitos.

Vamos mudar a lógica das eleições. Em vez de escolher aqueles que falam as melhores ideias, escolheremos os que mais verdadeiramente se comprometem com nossas próprias ideias!

• Deixou um comentário em 23/03/2012 (há aproximadamente 1 mês) Comentario

Ciclovia x VLT
    Well, well; I’m favor VLT. Because, os idosos que representa uma parcela da nossa população. Não vai querer andar de bike. Afinal, o espaço aberto to pass bikes, can very well to be used para VLT. Dependendo da região, não give implantar the two projects, for falt space. Oder thing, I want to see the 200 peoples’s peaceful protest last, ride a bike in the bike lane. I ando bike por alguma ciclovias já instaladas pela PMJ in the weekend and não vejo esse povo.

where they are?

• Deixou um comentário em 24/03/2012 (há aproximadamente 1 mês) Comentario

Misturar a discussão do VLT com ciclovia é o fim da picada! Vi o Itinerário que desejam fazer do VLT e não acho que resolverá o problema de tráfego e transito em Jundiaí. Deve ser vista como uma opção, como o BRT. Já as ciclovias é outra história. Curitiba tem 120 quilômetros de ciclovias implantadas (22,5 km em construção em 2011); O BRT Bus Rapid Transit, poderia ser implementado em Jundiaí junto com uma ciclovia. O que se gastaria com o VLT se faz centenas de quilômetros de ciclovias e o BRT. O BRT (Bus Rapid Transit), é um transporte coletivo sobre pneus integrado à uma rede de corredores e linhas, com estações fechadas. Seria o sonho de Jundiaí uma política pública de mobilidade urbana onde teríamos um transporte coletivo decente e integrado e ao lado uma rede de corredores de ciclovias.

• Deixou um comentário em 04/04/2012 (há aproximadamente 1 mês) Comentario

Realmente seria muito bom, muitas vezes chegaria até ser mais fácil ir pelas ciclovias do que usar um transporte público ou um carro para ir aos lugares, e também seria mais seguro aos ciclistas...

• Deixou uma resposta em 10/04/2012 (há aproximadamente 1 mês) Resposta

Prezado Diego Vintem;

Are you nuts??? Could you speak in portuguese in this page??? Qual é a sua dificuldade em escrever um texto claro em português!? E outra coisa; em que mundo você vive?? Uma cidade como a nossa não precisa de projetos mirabolantes como VLT, RBT, PQP...

O que nós precisamos é que a nossa estrutura de transporte publico FUNCIONE. E o mundo da lua em que você vive não parece nada com isso. Outra coisa bello: Você acha bonitinho a ciclovia né??? E está se perguntando por que poucos ciclistas a utilizam... Eu respondo para você meu jovem amigo; Os ciclistas estão nas ruas, no mesmo lugar de onde vieram... O que você espera com um projeto de ciclovia implantado num trecho pequeno, num curto espaço de tempo!?!? (em São Paulo, proximo ao Parque Villa Lobos a ciclovia funciona das 7h as 16h nos mesmos moldes de Jundiai) Aqui, se não me falha a memória é das 8h as 14h.

AHHH, mas ligaram com a ciclovia do Jd Botanico... L-E-G-A-L... mas ineficiente. O projeto teria bem mais adeptos se voltassem a fechar a Ferroviários como era feito antigamente.

Outra coisa meu caro amigo; Na IMENSA maioria das vezes, você vem ao fórum, DEFECA um textinho pouco convincente e desaparece; Por que você foge ao debate!? Tem medo que a verdade o traga de volta do seu mundo de faz-de-conta???

Grow-up motherfucker!

• Deixou uma resposta em 10/04/2012 (há aproximadamente 1 mês) Resposta

Guilherme, gostei do que pontuou em relação ao antigo fechamento da Avenida Ferroviários. De fato, após a suspensão deste fechamento, nossa cidade perdeu sua maior ciclofaixa de lazer.

Temos construído bicicletadas mensais, sempre nos últimos sábados, às 16hs! Saímos sempre do pontilhão do viaduto da Avenida Jundiaí, na 9 de Julho! Bora junto?

Temos algumas outras propostas por aqui, na tentativa de construir um plano de mobilidade sustentável por estas bandas. A agenda é urgente, mas não encontrou nenhum gestor que olhe para o tema! Agora vamos apresentar para todos os candidatos e tentar comprometê-los! Deixo meu facebook para entrarmos em contato: www.facebook.com/parra...

Outras propostas:

• Deixou uma resposta em 16/04/2012 (há aproximadamente 1 mês) Resposta

Henrique, é como já citei em comentário anterior; O fechamento da Ferroviários exigia praticamente nenhuma infra-estrutura. Bastavam um caminhãozinho chevrolet modelo D-40 (que a setransp utilizava na época), meia dúzia de cavaletes para a interdição e funcionários para colocá-los as 7h da manhã, e removê-los as 17h. Era algo SIMPLES e eficiente.

O transito desviado da Ferroviários seria facilmente absorvido pelas ruas e avenidas adjacentes sem dificuldades, até por conta de aos domingos o transito na região ser bastante reduzido. Para perceber isso não são necessários grandes cálculos ou engenheiros de tráfego.

É válida a construção de ciclo faixas nos moldes atuais? Sem dúvidas. Mas em quadro comparativo, em Caieiras, no centro da cidade, mais precisamente na avenida Valdemar Gomes Marino (uma avenida de apenas 2 faixas) aos domingos têm uma ciclo faixa funcionando das 7h as 16h. Ou seja, 50% desta avenida torna-se uma ciclovia. Outros municipios, como Campinas, Sorocaba e Paulínia têm sistemas bastante semelhantes.

Nos moldes da Ferroviários, Jundiai foi pioneira, imitando o que acontece em São Paulo no Elevado Costa e Silva. O fim de seu fechamento (à época sob a premissa de que Jundiai não precisava mais fechá-la por possuir parques como o Parque da Cidade, etc) foi, segundo especulações, pressão do hipermercado Extra que, com o transito fechado naquela avenida, sofreria baixas em seu movimento. Apesar de particularmente acreditar nessa hipótese, ancorado no fato de a nova ciclo faixa se estender do ponto a partir do extra, até a faculdade Politécnica na Luiz Latorre, vamos deixar as especulações de lado.

Os fatos infelizmente são, que toda e qualquer obra realizada pela administração pública precisa ser visível 24h por dia, coisa que o fechamento da ferroviários não era. E essas obras precisam parecer existir na forma de uma placa, uma faixa vermelha, etc, para que dê VOTO. TODA OBRA realizada no Brasil, precisa ser VISTA para dar VOTO. É uma triste realidade onde Jundiai é apenas um nó desta rede.

Quanto a implantação de novas tecnologias de transporte, não sou contra não, muito pelo contrário, sou até otimista com relação a elas. O problema é as administrações voltam-se a criar coisas novas (que são mais vistosas e dão mais votos...) ao invés de aprimorar e fazer funcionar as estruturas que já existem.

Com o constante crescimento da frota jundiaiense e consequentemente do fluxo de veículos nos horários de pico, muito em breve nossa cidade precisará implantar mecanismos restritivos a circulação de automóveis (rodízio municipal, áreas com circulação exclusiva a onibus, etc) para dar mobilidade ao nosso trafego, já que, dado o crescimento da frota, o efeito benéfico das obras de infra-estrutura é anulado em questão de poucos anos.

Quem apoia

Descubra e Participe
Cidadonos_campanha

215

Comentários

368

Apoiam

59

Seguem

• translation missing: pt-BR, datetime, distance_in_words, almost_x_years

Criado

• 1 mês

Última atividade

176 tópicos relacionados

Denuncie Denuncie

Você achou que esse problema ou algum comentário é inapropriado?
Então comunique-se conosco e faça já sua denúncia para a equipe do cidade democrática! Denunciar

CIDADE DEMOCRÁTICA

É uma plataforma de participação política, onde cidadãos e entidades podem se expressar, se comunicar e gerar mobilização para a construção de uma sociedade cada vez melhor.

Sobre

Participe

ACCEPT_CHARSETISO-8859-1,utf-8;q=0.7,*;q=0.7
USER_AGENTCCBot/1.0 (+http://www.commoncrawl.org/bot.html)
CONNECTIONclose
X_CC_IDccc03-02
PRAGMAno-cache
ACCEPT_LANGUAGEen-us,en;q=0.5
HOSTwww.cidadedemocratica.org.br
CACHE_CONTROLno-cache
ACCEPT_ENCODINGgzip
COOKIE_cidade_democratica_session=058a9cc9be03858206fd6c2c9423f8fa
ACCEPTtext/html,application/xhtml+xml,text/xml;q=0.9,text/plain;q=0.8,image/png,*/*;q=0.5